Dicas para fazer instalação hidráulica residencial

Muitas vezes, ao fazer a instalação hidráulica residencial, as pessoas se esquecem do essencial: o planejamento. Afinal, ninguém quer quebrar as paredes o tempo todo para consertar vazamentos, certo? Por isso, é bom começar bem desde o início.

O trabalho do instalador hidráulico tem duas etapas. A primeira é fazer a instalação interna de tubos e conexões — aqui, o importante é saber qual modelo é o mais adequado para cada situação.

Depois, vêm os profissionais responsáveis pelo acabamento. Com isso feito, o instalador retorna para colocar as louças sanitárias, as torneiras e concluir o serviço. Mas como iniciar a instalação? Leia o texto para saber mais!

Comece pela caixa d’água

Geralmente, a instalação da caixa d’água é feita somente após a colocação do telhado, no ponto mais alto da casa. Antes disso, é preciso montar um cavalete, facilmente encontrado em lojas de materiais de construção, com o kit já pronto, para a ligação do medidor de água da empresa distribuidora.

Isso feito, o responsável pela instalação hidráulica residencial deve realizar a ligação do cavalete até a caixa d’água. Um ponto importante é verificar se as tubulações estão instaladas nos locais certos e testar o funcionamento da boia com o registro e o ladrão.

Verifique a pressão da água

Essa deve ser a primeira preocupação do instalador hidráulico. Afinal, se a pressão da água da rua for muito baixa, encher a caixa d’água levará mais tempo e o desempenho do fluxo do chuveiro será comprometido.

Também podem surgir problemas com alguns aparelhos e eletrodomésticos, que vão demorar muito para cumprir sua função, gastando mais energia elétrica.

Por outro lado, se a pressão for alta demais, o instalador vai precisar escolher tubos com maiores dimensões e bem resistentes, assim como dedicar mais tempo ao ato de emendar e vedar.

Cuide da instalação hidráulica residencial

Esse tipo de projeto envolve diversos componentes. A melhor prática para definir o modelo e a quantidade de peças é detalhar bem a planta hidráulica, que consiste em uma representação de como ficará o sistema após o término da instalação.

A planta orienta os profissionais durante os serviços, sem contar que deve ser guardada para consultas posteriores. Assim, caso haja necessidade de uma reforma para consertar ou modificar a estrutura, por exemplo, fica muito mais fácil planejar as alterações com um desenho completo em mãos.

Veja, abaixo, quais são os materiais empregados em uma instalação hidráulica residencial.

Caixas e ralos sifonados

Essas peças são conectadas aos tubos e têm a função de promover o escoamento da água até que chegue à rede de esgoto. As caixas e os ralos sifonados apresentam um design específico para evitar o retorno de mau cheiro e de possíveis insetos, como baratas.

A principal diferença entre ambos é que o ralo sifonado é indicado para os locais que recebem pouco volume de água. Já a caixa é recomendada para ambientes onde há utilização abundante e frequente desse recurso. É o caso dos banheiros e das lavanderias.

O principal cuidado na instalação dos ralos e das caixas é garantir que tenham um leve caimento para permitir que a água escoe por completo, evitando a formação de poças e problemas com infiltração.

Registros

Eles também são essenciais na instalação hidráulica residencial e se dividem em diferentes categorias. Têm como função o controle de fluxo, a fim de facilitar eventuais processos de reparo ou troca de peças. O ideal é colocar uma unidade em cada ambiente que contenha um ponto de água.

Veja os três principais tipos:

  • registro de pressão — atua no controle da vazão da água em determinado ponto, como pias e chuveiros;
  • registro de gaveta — também chamado de registro geral, é instalado na parede para interromper o fluxo de água em caso de manutenção. Trabalha totalmente aberto ou fechado;
  • registro de esfera — tem características idênticas à do registro de gaveta, mas se destaca por vantagens como durabilidade, praticidade e resistência a altas pressões.

Aquecedores

Podem ser elétricos, a gás ou solares. Também são classificados em aquecedores de passagem e por acumulação. A primeira categoria inclui modelos pequenos, que esquentam o fluído quando este passa por dentro do equipamento. A segunda aquece a água em reservatórios conhecidos como boilers.

Os aquecedores solares funcionam com um sistema que aproveita a luz do sol para aquecer a água fria que vem da caixa d’água. As versões a gás podem empregar tanto a substância natural (encanada) quanto aquela acondicionada em botijões (GLP).

Válvulas de retenção

Essas peças podem ser empregadas em redes de distribuição ou em sistemas de captação de água. Elas protegem a instalação contra sobrecargas porque fazem o fluxo correr apenas em um sentido, fechando completamente em caso de refluxo.

A válvula de retenção é bastante comum em residências e construções maiores, como comércios e indústrias. Trata-se de um dispositivo mecânico que trabalha de forma automática, ou seja, sem exigir o auxílio de um operador. Um modelo de boa qualidade pode durar entre 20 e 30 anos.

Tubulações da instalação hidráulica residencial

Tome cuidado quando for fazer a rede de tubulações de uma casa, afinal, é ela que conduzirá a água para as torneiras, as descargas e outros pontos. Essa estrutura é considerada uma das mais importantes de uma instalação hidráulica residencial.

Quando for escolher os tubos e as conexões, prefira usar os modelos de um mesmo fabricante na residência toda. Isso impedirá que problemas com garantia, trocas e encaixes ocorram. Além disso, para melhorar o desempenho hidráulico dentro dos tubos, evite caminhos longos demais ou ramais em excesso.

Também tome cuidado ao escolher o material da tubulação. Veja quais são tipos mais comuns e que merecem a sua atenção.

PVC

Os tubos de PVC ou Policloreto de Vinila, como também são conhecidos, consistem em conexões para conduzir a água fria, ou seja, com temperatura de até 20ºC. É o produto mais utilizado nas instalações hidráulicas residenciais. Aqui, podemos citar dois tipos: o PVC Soldável e o PVC Roscável.

O Policloreto de Vinila, que utiliza solda, conta com algumas substâncias em sua estrutura, incluindo um material adesivado e uma mistura de limpeza. Dessa forma, é feita a junção das conexões e tubulações, encontradas na cor marrom. No entanto, é importante usar uma lixa para fazer um polimento na ponta do tubo, bem como no interior do outro material, até que desapareça o lustre comum nesse produto.

Depois, é necessário limpar bem a superfície com uma mistura própria e colar o tubo na conexão. Após isso, é feito um rosqueamento. Por fim, retira-se as partículas do adesivo.

No momento de realizar o rosqueamento, é utilizada também a famosa fita veda rosca para a junção dos tubos com as conexões. Aqui, o principal cuidado é não utilizar essa fita em excesso, pois isso pode partir a conexão.

Policloreto de Vinila Clorado

O CPVC é formado por tubos e conexões muito resistentes. Sua indicação é para água fria e quente, pois o material aguenta temperaturas de 70ºC a 80ºC.

A instalação ocorre por meio de juntas soldáveis, com a utilização de adesivos, como acontece nas instalações de PVC. No entanto, é muito importante ressaltar que essa tubulação não deve ser lixada.

PPR

O PPR (Polipropileno Copolímero Random) também aparece na instalação hidráulica residencial e é unido por termofusão a 260ºC. Nesse processo, o tubo e a conexão, quando aquecidos, formam uma tubulação única, o que evita vazamentos. O PPR é ideal para água quente (70ºC a 95ºC) e não há necessidade de isolamento térmico.

PEX

O Polietileno Reticulado Monocamada é um sistema que funciona como uma mangueira. Trata-se de um módulo responsável por distribuir água fria e quente, com temperatura de 70ºC e picos de 95ºC. Ele conta com conexões metálicas do tipo deslizantes e é indicado para paredes em drywall.

Trata-se de um sistema totalmente diferente quando comparado a outros tubos, como o PVC, o CPVC e o PPR. Suas conexões são em número reduzido, pois a mangueira é maleável e permite uma certa curvatura, de acordo com a necessidade.

Na verdade, o sistema PEX funciona mais ou menos da mesma maneira que uma instalação elétrica. Contudo, na última, a instalação é oriunda da rede pública. Já no PEX a água vem até o módulo distribuidor e alimenta cada ponto individualmente.

Escolha bem as torneiras e as descargas que serão utilizadas

É muito importante escolher peças de boa qualidade, afinal, isso vai impactar diretamente na instalação hidráulica residencial. Assim, para ter certeza de que a funcionalidade das torneiras não será comprometida, observe a boa resistência à pressão, se elas fecham e abrem com facilidade e se têm um fluxo de água adequado — por exemplo, no banheiro e na cozinha, as torneiras terão fluxos e funções diferentes.

Quanto às descargas, as de caixa acoplada são as melhores opções para a economia de água, pois o líquido que será utilizado ficará reservado dentro da caixa. Aqui, existem duas opções de descarga: uma para dejetos sólidos e outra para os líquidos, o que auxilia ainda mais na economia de água.

Instale a rede de esgoto de forma correta

As caixas de limpeza ou de inspeção são instaladas na fase da ligação da rede de esgoto. Elas têm o objetivo de proporcionar a inspeção, os reparos e a desobstrução. Destaca-se que o sistema de esgoto tem seu escoamento realizado pela gravidade, por isso, os tubos instalados precisam ter um declive correto para o escoamento da água.

Como foi mostrado no texto, antes de fazer a instalação hidráulica residencial, é muito importante se planejar para não ter prejuízos graves no futuro. Outro ponto essencial é, assim que instalar a rede de tubos, colocar um registro em cada cômodo da casa. Isso vai evitar o impedimento do fluxo de água em toda a residência para consertar vazamentos ou efetuar manutenções.

E então, gostou deste texto? Se você deseja acompanhar outros conteúdos interessantes, aproveite o momento para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.