Descubra agora como aumentar a pressão da água no encanamento

Em certas residências, a água chega à tubulação com pouca pressão e tão fraca que, em muitos casos, lavar louça é uma tarefa quase impossível. O problema também atinge bastante o chuveiro, que apresenta pouca queda d’água, assim como a máquina de lavar roupas, que demora muito tempo para encher. Ou seja, é uma mudança que precisa acontecer.

Mas como aumentar a pressão da água? Será que existem soluções? A resposta, felizmente, é positiva — existem, sim, alternativas para resolver essa questão importante. Na verdade, alguns fatores podem levar ao problema, como a pressão da caixa d’água, as falhas no medidor de rua ou na própria tubulação da rede, entre outros.

Neste post, vamos dar dicas para aumentar a pressão da água na tubulação. Continue conosco e confira o que fazer!

Verifique o medidor de água da rua

A primeira providência a ser tomada para diagnosticar o problema é saber como está chegando a água que vem da rua. Para isso, é recomendável avaliar o medidor. Veja se ele está operando na sua capacidade considerada normal. Observe os seguintes pontos:

  • se o abastecimento está regular;
  • se o medidor está repondo a água da caixa (é o ponto principal). Se estiver enchendo normalmente o reservatório, esse não é o problema;
  • no caso de apartamentos, verifique se os registros estão abertos,
  • após essa averiguação, se tudo estiver ok, passe para a próxima etapa.

Avalie a tubulação

Esse passo é muito importante, pois a questão pode estar relacionada a tubos e torneiras. Para começar, procure saber quais tubos são dependentes.

Existem situações em que os tubos são interligados de forma totalmente errada e podem interferir na pressão da água. Essa inspeção também ajuda a eliminar possíveis causas relacionadas a entupimentos — que muitas vezes, são os responsáveis pelo problema.

Use uma válvula alternadora de pressão

Caso você tenha verificado os itens acima e concluído que não há nada de errado com o abastecimento de sua casa e com as tubulações, o problema pode ser contornado com a instalação de uma válvula alternadora de pressão. Ela garantirá a utilização do máximo da pressão do sistema.

No caso de já existir esse dispositivo, é sempre bom verificar se ele está intacto. Essa válvula é ligada à caixa d’água e ao abastecimento que chega da rua. Trata-se de um sistema inteligente, que utilizará sempre o canal que apresentar maior pressão.

A válvula deve ser ligada à água que vem da rede pública e à tubulação de sua casa, além da caixa d’água. Isso evitará transtornos, como a queima de eletrodomésticos, ou o fato de haver pouca água para lavar a louça ou tomar banho.

Coloque um pressurizador de caixa d’água para aumentar a pressão da água

Outra solução para aumentar a pressão da água que abastece o local é a instalação de um pressurizador na distribuição de água da caixa. Trata-se de um sistema que garantirá que a pressão chegue a níveis desejáveis.

Compre um chuveiro que já tenha pressurizador

Uma excelente opção para quem deseja aumentar a pressão da água no chuveiro é adquirir um equipamento que já tenha pressurizador. Conheça as Duchas pressurizadas. Bons exemplos para solucionar os problemas.

Ela tem comando multitemperaturas, garantindo conforto e economia. Além disso, conta com um pressurizador embutido e um dispositivo que regula a inclinação.

Outra opção seria a ducha que vem com tecnologia, que garante alto desempenho, mesmo com baixa pressão.

Avalie a possibilidade de trocar as conexões da rede

Uma alternativa para aumentar a pressão da água seria trocar algumas conexões: os joelhos por curvas longas e fazer a instalação do respiro. É possível ter um ganho na vazão, e isso contribuirá muito com a pressão.

A caixa d’água deve ser sempre colocada num local mais próximo dos principais pontos de uso. Isto possibilitará a obtenção de uma melhor pressão de água.

Pressurize a água que vem da rua

Outra medida é pressurizar a água vinda da rua. No entanto, para isso ocorrer, você deve se certificar de dois fatores fundamentais: o primeiro é se há água constante no abastecimento. Depois, é saber se há pressão suficiente, pois em alguns lugares, a água da rua é muito fraca.

Analise outros possíveis motivos

Outras razões para a falta de pressão em determinada saída de água merecem destaque. Confira:

  • o arejador da torneira pode estar entupido;
  • o chuveiro acumula detritos e, por isso, periodicamente, deve ser retirado para uma boa limpeza. Como seus furos são muito finos, a própria água deixa resíduos que entopem o bocal;
  • um simples vazamento no vaso sanitário pode interferir na pressão da água. Uma troca no reparo de descarga pode ser a solução.

Saiba como fazer o teste de pressão de água

Existem algumas formas de avaliar a pressão da água de uma residência, como por meio do teste caseiro e pelo teste profissional. Veja como funciona cada um deles!

Teste caseiro

Um bom alerta de que a pressão da água na casa não anda bem é quando não se pode lavar a louça ao mesmo tempo que alguém toma banho. Trata-se de um problema na pressão de abastecimento de água que deve ser investigado. O ideal é que a tubulação do chuveiro seja independente.

O fato é que quando a pressão da água está muito baixa, não é possível realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Exemplo disso é usar a máquina de lavar e o chuveiro com pouquíssima água. Por outro lado, a pressão muito alta deve ser evitada, pois pode danificar a tubulação e os equipamentos.

Teste profissional

Na verdade, o problema de baixo fluxo de água pode estar ocorrendo na cidade inteira. No entanto, para se ter certeza, é necessário usar um manômetro (instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos), que pode ser obtido em lojas de material de construção.

Para o teste de pressão, será necessário desligar toda a água da casa, onde ela estiver correndo. Depois, você deve rosquear o manômetro em uma torneira externa, que geralmente, é feita com uma conexão de mangueira.

Após isso, abra a torneira e verifique a pressão marcada. Ela deve ser de cerca de 60 libras por polegada quadrada (PSI) ou 0,4 bar de pressão. Se ele estiver abaixo de 50 PSI, está fora do padrão aceitável. PSI acima de 80 libras é maior do que o considerado normal.

Se a pressão da água estiver baixa com muita regularidade, é bom considerar a substituição dos tubos por um diâmetro maior. Não se esqueça de que, antes de partir para uma solução, é essencial excluir todo provável motivo que possa ser responsável pelo problema. Aí sim, as medidas devem ser tomadas de acordo com o que foi descoberto no teste de pressão da água.

Como você conferiu neste conteúdo, existem várias alternativas para aumentar a pressão da água no encanamento. No entanto, é fundamental contar com materiais hidráulicos de qualidade, pois eles podem influenciar bastante a pressão da água.

Gostou deste post? Curta, então, nossa página no Facebook, e fique por dentro de nossas publicações!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.