Hidráulica

Descubra agora como aumentar a pressão da água no encanamento

setembro 16, 2020

Em certas residências, a água chega à tubulação com pouca pressão e tão fraca que, em muitos casos, lavar louça é uma tarefa quase impossível. O problema também atinge bastante o chuveiro, que apresenta pouca queda d’água, assim como a máquina de lavar roupas, que demora muito tempo para encher. Ou seja, é um transtorno que precisa ser solucionado.

Mas como aumentar a pressão da água? Será que existem soluções? A resposta, felizmente, é positiva — existem, sim, alternativas para resolver essa questão importante. Na verdade, alguns fatores podem levar ao problema, como a pressão da caixa d’água, as falhas no medidor de rua ou na própria tubulação da casa, entre outros.

Neste post, vamos dar dicas para aumentar a pressão da água na tubulação. Continue conosco e confira o que fazer!

Verifique o medidor de água da rua

A primeira providência a ser tomada para diagnosticar o problema é saber como está chegando a água que vem da rua. Para isso, é recomendável avaliar o medidor. Veja se ele está operando na sua capacidade considerada normal. Observe os seguintes pontos:

  • se o abastecimento está regular;
  • se o medidor está repondo a água da caixa (é o ponto principal). Se estiver enchendo normalmente o reservatório, esse não é o problema;
  • no caso de apartamentos, verifique se os registros estão abertos.

Após essa averiguação, se tudo estiver ok, passe para a próxima etapa.

Avalie a tubulação

Esse passo é muito importante, pois a questão pode estar relacionada a tubos e torneiras. Para começar, procure saber quais tubos são dependentes. Existem situações em que os tubos são interligados de forma totalmente errada e podem interferir na pressão da água. Essa inspeção também ajuda a eliminar possíveis causas relacionadas a entupimentos — que muitas vezes são os responsáveis pelo problema.

Use uma válvula alternadora de pressão

Caso você tenha verificado os itens acima e concluído que não há nada de errado com o abastecimento de sua casa e com as tubulações, o problema pode ser contornado com a instalação de uma válvula alternadora de pressão. Ela garantirá a utilização do máximo da pressão do sistema. No caso de já existir esse dispositivo, é sempre bom verificar se ele está intacto.

Essa válvula é ligada à caixa d’água e ao abastecimento que chega da rua. Trata-se de um sistema inteligente que utilizará sempre o canal que apresentar maior pressão.

A válvula deve ser ligada à água que vem da rede pública e à tubulação de sua casa, além da caixa d’água. Isso evitará transtornos, como a queima de eletrodomésticos ou o fato de haver pouca água para lavar a louça ou tomar banho.

Coloque um pressurizador de caixa d’água

Outra solução para aumentar a pressão da água que abastece o local é a instalação de um pressurizador na distribuição de água da caixa. Trata-se de um sistema que garantirá que a pressão chegue a níveis desejáveis.

Analise outros possíveis motivos

Outras razões para a falta de pressão em determinada saída de água merecem destaque. Confira:

  • o arejador da torneira pode estar entupido;
  • o chuveiro acumula detritos e, por isso, periodicamente deve ser retirado para uma boa limpeza. Como seus furos são muito finos, a própria água deixa resíduos que entopem o bocal;
  • um simples vazamento no vaso sanitário pode interferir na pressão da água. Uma troca no reparo de descarga pode ser a solução,

Entendeu como aumentar a pressão da água? Não se esqueça de que, antes de partir para uma solução, é essencial excluir todo e qualquer provável motivo que possa ser responsável pelo problema. Aí sim as medidas devem ser tomadas de acordo com o que foi descoberto na avaliação.

Gostou deste post? Então, o que acha de conhecer nossos produtos para tubulação hidráulica? Confira o que temos no site!

Você também pode gostar

4 Comentários

  • Responder alderico oliveira freitas dezembro 29, 2020 at 3:12 pm

    Bom dia, eu posso ter uma caixa de agua no terreo e pressurizar de cima do predio para as torneiras de meu apto. quero dizer nao vou usar caixa de agua no no terceiro andar. terei um cano mestre ligado na caixa no terreo e na ultima laje um pressurizador para sugar a agua que esta na caixa no terreo e alimentar com pressao minhas torneiras?

    • Responder Casa Mimosa janeiro 5, 2021 at 7:14 pm

      Olá, Alderico! Tudo bem?
      Recomendamos que solicite a visita de um instalador hidráulico experiente para avaliar todos os pontos no local para verificar quais são as medidas, cálculo de m.c.a. pontos de água necessários (torneiras, chuveiro etc.), assim ele conseguirá buscar soluções adequadas. Apenas com essas informações que nos passou, não conseguimos analisar seu questionamento, por isso, a contratação de um especialista seria o mais recomendado.

  • Responder Paula Maria Tornai Pinto fevereiro 16, 2021 at 1:59 am

    Em minha pia tem duas saídas de água, uma da caixa e outra da rua. Acontece que comprei uma torneira misturador e a água da caixa está saindo fraca e da rua quase não sai. O que poderia ser? Segundo o pedreiro, o problema é a torneira misturador, que ele diz ser econômica. Será melhor eu colocar 2 torneiras comuns?

    • Responder Casa Mimosa fevereiro 23, 2021 at 6:31 pm

      Oi, Paula! Tudo bem?
      Como era a sua pressão antes de trocar a torneira? Caso a água da rua tenha uma boa pressão, bem provável que uma válvula alternadora de pressão irá te ajudar. Realmente algumas torneiras misturadoras/monocomando precisam de uma vazão maior de queda d’água (MCA).
      Veja detalhes deste produto neste link: https://www.casamimosa.com.br/valvula-alternadora-de-pressao-para-caixas-dagua-330601-blukit

      Caso tenha alguma dúvida quanto a instalação, pode entrar em contato conosco via WhatsApp: (11) 94024-2400.

      Grande Abraço!

    Deixe um comentário