Caixas de inspeção, gordura e areia: veja como é a instalação

Os entupimentos na rede de escoamento de uma casa geram muitos transtornos. Por isso, a prevenção é sempre a melhor saída. No entanto, muito antes do uso, ainda durante a construção, algumas medidas importantes devem ser tomadas para evitar que ocorram problemas futuros. Entre elas está a instalação de caixas de inspeção, gordura e areia.

Você sabe quando usar cada um desses itens e quais são as diferenças fundamentais entre eles? As caixas de inspeção, por exemplo, além de terem uma atuação importante na prevenção de entupimentos, são muito uteis para realizar a manutenção do sistema quando ocorre alguma obstrução ao longo da tubulação.

Todo o efluente que vai para o encanamento passa por uma dessas caixas antes de ser lançado no sistema de esgotamento sanitário, com a função de barrar detritos que possam entupir a tubulação. Por isso, se você quer saber mais sobre as caixas de inspeção, gordura e areia e entender como instalá-las, continue a leitura a seguir para conferir todos os detalhes que você precisa ter em mente antes de adquiri-las para a sua obra. Acompanhe!

Caixa de inspeção

A caixa de inspeção é um pequeno tanque, geralmente em PVC, em que toda a água usada em banheiros e áreas de serviço (máquina de lavar e tanque) é despejada.

Como o próprio nome diz, ela serve de inspeção para o fluxo e aponta para problemas no caminho do esgoto antes que o líquido chegue à rede. As caixas de inspeção ficam, no máximo, a 25 metros umas das outras. Para ter acesso e desobstruir a tubulação, basta abrir a tampa — além disso, o indicado é que ela seja verificada a cada 6 meses. Por meio delas, é possível observar se a água corre livremente ou se há objetos e detritos impedindo a passagem.

Normalmente, a instalação é feita nos pontos do encanamento onde há interligação de mais tubulações. Dessa maneira, a caixa, além de servir para inspeção, faz a interligação e torna o sistema de esgoto sanitário mais eficiente e simples.

Caixa de gordura

Esse item também é um tanque — pode ser comprado pronto em PVC ou ser feito de concreto. No entanto, o que passa por ele é apenas a água da cozinha. No entanto, caso exista o hábito de lavar panelas no tanque, abre-se uma exceção apenas para ele, e não para a área de serviço inteira.

Essa caixa retém a gordura que sai quando lavamos pratos e panelas na pia ou na máquina de lavar louças. Ela é importante, pois, quando a gordura esfria, formam-se blocos sólidos que se fixam à tubulação. Portanto, sem ela, os entupimentos seriam inevitáveis.

Como água e óleo não se misturam, o líquido entra pelo tubo, cai no compartimento e sai pelo lado oposto, já livre de gordura, que fica boiando, enquanto a água consegue passar. Nesse processo, forma-se uma crosta na caixa, que precisa receber uma manutenção e limpeza a cada seis meses para que não ocorram problemas de funcionamento.

Para evitar que ela acumule muita sujeira e fique entupida com frequência, a solução mais simples e prática é utilizar peneiras nos ralos da pia para que a comida não entre pelo tubo. Vale ressaltar que a sujeira retirada tanto da peneira quanto das manutenções da caixa de gordura nunca deve ser despejada nas instalações de esgoto — o ideal é ensacá-la e descartar corretamente no lixo.

Outra maneira de manter a caixa de gordura em um bom funcionamento é utilizando bactérias biológicas que digerem a matéria orgânica presente na caixa, mantendo-a sempre limpa.

Caixa de areia

Criada para drenar o fluxo pluvial, a caixa de areia permite que folhas e outros objetos que entram na tubulação pela calha sejam barrados. A instalação é feita em redes, a fim de impedir a infiltração para o solo. O que acontece é que as partículas que devem ser removidas chegam à superfície, já as que são muito pequenas atingem o fundo sem serem arrastadas pelo fluxo.

Por esse motivo, é fundamental que a caixa de areia seja verificada periodicamente e, se necessário, todos os materiais que se sedimentaram nela devem ser retirados e descartados no lixo para que não ocorra nenhum entupimento nem futuros transtornos, principalmente em épocas de chuvas recorrentes e fortes.

Alguns cuidados que devem ser tomados na hora da instalação

Geralmente, as caixas de inspeção, gordura e areia são produzidas em PVC. Apesar de ser um material resistente, antes da instalação, é muito importante verificar se não há nenhuma trinca. Isso porque, caso haja alguma fissura, todo o esgoto pode se infiltrar, contaminar o solo e, até mesmo, atingir os lençóis freáticos altos — ou seja, próximos à superfície —, prejudicando todo o meio ambiente.

As caixas devem ser instaladas na tubulação de maneira eficaz para que o projeto de esgoto funcione normalmente. Caso não saiba localizar onde estão os tubos, o melhor é contratar um profissional capacitado para realizar o mapeamento do imóvel. O instalador hidráulico localizará a válvula de acesso, que costuma ficar perto do banheiro, e vai inserir uma sonda de encanamento na tubulação. A sonda vai mostrar onde está a rede de encanamento do local. Assim, será possível instalar de maneira correta as caixas de inspeção, gordura e areia.

Além disso, deve-se tomar cuidado para que a ligação não seja feita de forma direta, nem no mesmo nível das tubulações que chegam a esses tanques — ou seja, devem estar um nível abaixo para evitar que o fluido retorne. Outra característica que deve ser muito bem determinada é o dimensionamento correto das caixas para que não sejam utilizadas dimensões inferiores ou além do necessário.

As caixas de inspeção, gordura e areia são fundamentais para que haja um bom funcionamento de todo o sistema de esgotamento sanitário do imóvel — seja ele residencial ou não. Além de beneficiarem o empreendimento em que são instaladas, uma vez que evitam que ocorram entupimentos e transbordamentos, elas também são fundamentais para que o esgoto público não seja prejudicado recebendo uma quantidade enorme de materiais sólidos nas tubulações.

Agora que você já sabe a diferença entre as caixas de inspeção, gordura e areia, ficou mais fácil identificar quais produtos você precisa comprar para a sua obra, não é mesmo? Se você está construindo do zero ou fazendo uma reforma, certamente precisará de todos esses itens na sua lista de compras. Portanto, não deixe de conferir o nosso site e adquiri-los com os melhores preços do mercado e com materiais de qualidade.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.