Tipos de torneiras: qual é a melhor para as residências?

Conhecer os tipos de torneiras residenciais é essencial para fazer a escolha certa em uma obra ou reforma. São peças que estão nos principais ambientes da casa, como cozinha, banheiro/lavabo e lavanderia.

Além de regular a saída da água, essas peças contribuem para o design para deixar a casa ainda mais bonita. Por isso, é importante conhecer os tipos de torneiras disponíveis no mercado, a fim de combinar funcionalidade e estética, já que nem todos conhecem as diferenças técnicas.

Para oferecer um serviço de qualidade e encantar o seu cliente, aprenda neste post sobre os tipos de torneiras mais utilizados. Acompanhe a leitura!

Quais os principais tipos de torneiras?

Existem muitos tipos de torneiras. Confira as principais, que são encontradas em lojas físicas e on-line!

Torneira com MVR

Esse tipo de torneira utiliza o mecanismo de vedação cerâmico MVR (Movimento de Vedação Contínuo de Meia Volta) e faz o giro para abrir/fechar até 90°. Por não permitir a volta completa, a durabilidade da peça aumenta, reduzindo a manutenção em longo prazo. É uma torneira muito utilizada em residências e têm diferentes modelos. Hoje é a tendência do mercado.

Torneira com MVS comum

A principal vantagem da torneira MVS (Mecanismo de Vedação Substituído comum) é a rapidez no conserto. Geralmente, a manutenção é feita apenas com a substituição do vedante de borracha. Quando esse tipo apresenta problemas que vão além da vedação, a única coisa a ser feita é trocar o mecanismo móvel.

Os MVS são encontrados tanto em torneiras quanto em registros de chuveiro. Existe uma variedade de mecanismos de vedação. Portanto, quando o instalador hidráulico se deparar com um MVS estragado, ele deve ser retirado da torneira e levar a peça até uma loja de hidráulica, para que seja encontrado um mecanismo compatível, pois por imagem não conseguimos identificar as medidas exatas. É necessário trazer presencialmente a peça para avaliarmos a reposição mais adequada. Na Casa Mimosa você encontrará uma0 variedade de reparos.

Torneira de mesa

É a torneira mais utilizada em projetos de cozinhas comerciais e residenciais. O modelo se caracteriza por sua instalação, que fica sobre a bancada ou a mesa. Geralmente, ela é usada em diversos tipos de cubas, como: embutir, de apoio, semiencaixe ou de sobrepor.

A vantagem de escolher esse tipo de torneira é a grande diversidade de modelos que podem ser encontrados, com cores, designs e materiais variados.

Torneira de parede

É também uma opção, atualmente é pouca utilizada em projetos de banheiros, cozinhas e lavabos. Seu posicionamento ocorre na parede da pia e, para isso, deve haver no local uma rede hidráulica previamente instalada.

Essa opção é ideal para quem tem pouco espaço na bancada ou para ambientes pequenos.

Torneira com filtro

A torneira com filtro, utilizada na cozinha, traz boas vantagens, pois permite ao usuário retirar água filtrada na hora, livre de odores e sabores indesejáveis. Esse modelo você encontrar com muitos detalhes, como bicos, materiais, cores, entre outros.

Torneira com sensor

É uma torneira automática, porém com mais tecnologia diferente das demais. A torneira não tem nenhum registro, bastando aproximar as mãos do sensor para a liberação da água. A tecnologia apoiando a sustentabilidade.

Quais os tipos de misturadores?

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de torneira faz a mistura entre a água fria e a quente. Durante a utilização, também pode ser usada apenas a água fria ou somente a água quente.

Torneira misturador

Essa peça é frequentemente instalada em regiões com altas variações de clima, e a mistura da água permite que o morador alcance uma temperatura agradável. É importante lembrar que, antes de sugerir a instalação de um misturador, a residência deve ter um sistema de água quente já instalado.

Torneira monocomando

A monocomando também é conhecida como torneira gourmet. Ela faz a mistura da água utilizando uma única alavanca. Dessa maneira, é possível controlar o fluxo e a temperatura com apenas um botão, de forma prática para o usuário final.

A principal vantagem é o conforto oferecido no manuseio, pois algumas pessoas podem apresentar dificuldade em realizar o movimento de abrir e fechar que uma torneira comum exige. Sendo assim, esse item é uma excelente alternativa para facilitar o dia a dia.

Como escolher o tipo de torneira ideal?

Com tantos tipos de torneiras no mercado, ter que escolher uma não é tão simples. Por isso, a dica é conhecer o que você vai comprar antes de ir à loja ou escolher online. Dessa forma, acertar na escolha fica mais fácil.

Veja, a seguir, o que deve ser considerado ao escolher entre os vários tipos de torneiras!

Material

Escolher o material certo é essencial para garantir que a torneira dure bastante. Podemos encontrar torneiras fabricadas em plástico industrial (ABS) ou em metal. As de ABS (encontradas na cor branca) são mais acessíveis em termo de valores, com boa resistência de uso.

Alguns modelos de torneiras em ABS têm detalhes em cromado, dando a impressão de que são feitas totalmente em metal.

A outra opção é o metal. As torneiras também são bonitas, resistentes e em alguns casos com valor agregado maior. O miolo pode ser fabricado em liga de cobre, liga de zinco, latão ou aço inoxidável. O acabamento você econtra de vários tipos: cromado, inox escovado e polido. Estes materiais são duráveis e muitos têm a garantia de vida toda.

Acabamento

Hoje os projetos buscam tornar as cozinhas, banheiros e lavabos muito bem decorados. Para isso, uma torneira com design e acabamento diferenciados pode fazer a diferença nesses espaços residenciais.

Atualmente, os fabricantes investem em torneiras coloridas, como: douradas, torneiras pretas, torneiras gold e com efeitos variados, como escovado, fosco ou brilhante.

Quanto mais aprimorado for o acabamento, mais valor agregado terá a torneira. No entanto, é crucial ter o projeto pronto e saber o que pode ou não entrar no estilo, para que haja harmonia entre os elementos escolhidos.

Se você optar por uma torneira no tom preto fosco, por exemplo, os demais metais que farão parte do espaço deverão ser da mesma cor.

Altura da bica

Uma torneira de bica alta é indicada para cubas de apoio — que são tendência em decoração, além de oferecerem mais conforto quanto ao uso.

A torneira de bica baixa é o modelo de mesa que serve para diferentes tipos de cuba, como de encaixe, de sobrepor e de embutir.

Ficar atento aos detalhes é importante, pois torneiras instaladas muito longe da pia, geralmente, causam respingos.

Qual é a importância do conhecimento sobre os diversos tipos de torneiras?

A diversidade de modelos de torneiras disponíveis para compra pode confundir o cliente. É importante que o instalador hidráulico esteja atento às informações disponibilizadas pelo fabricante, a fim de recomendar os melhores tipos para cada necessidade.

Além disso, indicar as peças corretas para cada uso diminui a manutenção recorrente. Outra dica é contar com um bom fornecedor para ter acesso a produtos de qualidade.

Neste post, você pôde conferir os diversos tipos de torneiras, assim como alguns pontos importantes, como posição na bancada (mesa ou parede), forma de acionamento, material utilizado e modelo. Dessa maneira, procure ajuda de um profissional que conheça os tipos de torneiras para indicar com precisão o ideal para a sua necessidade.

Nossa empresa conta com uma enorme variedade de torneiras, além de profissionais experientes e qualificados para tirar dúvidas. Entre em contato conosco e saiba qual delas será a ideal para o seu projeto!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.