Bomba pressurizadora: 3 dicas para escolher a opção ideal

Tomar um banho ou lavar a louça com o fluxo de água muito baixo, mesmo estando com o registro totalmente aberto, não é uma boa experiência para ninguém. Daí a importância da bomba pressurizadora — ela serve para aumentar a pressão da água nos pontos de alimentação da casa.

Esse equipamento é essencial em uma residência, principalmente se houver uma baixa pressão, bem como se existirem muitos pontos de consumo simultâneos. No entanto, há muitos tipos de pressurizadores, saber comprar o modelo correto vai garantir que o sistema hidráulico funcione adequadamente.

Neste post, você vai saber como comprar uma bomba pressurizadora. Continue a leitura e confira!

O que faz uma bomba pressurizadora e por que usar?

A necessidade de uma bomba pressurizadora pode ter alguns motivos, mas o principal deles é uma caixa d’água com o posicionamento mal planejado. Ou seja, em princípio ela precisa ter uma distância suficiente para que a água chegue aos registros com uma boa pressão.

A instalação de um pressurizador tem como objetivo aumentar a força da água para que ela chegue aos pontos de alimentação, como chuveirosdescargas e torneiras, com alta pressão, garantindo conforto aos moradores.

Nesse sentido, trata-se de um produto essencial em uma residência, especialmente quando há problema de baixa pressão da água. Além dessa vantagem do item, elencamos outros diferenciais que podem ser observados, confira!

Flexibilidade de uso

A bomba pressurizadora pode ser utilizada em diversas finalidades e em diferentes contextos, não apenas em residências. Nesse sentido, é possível que ela seja instalada em empresas quando houver baixa pressão de água, em hotéis, estabelecimentos de formas geral e até mesmo em indústrias.

Possibilidade de instalação

Um outro diferencial que pode ser observado da bomba pressurizadora é o fato de que ela pode ser instalada em apenas um ambiente. No banheiro, por exemplo. Nesse caso, normalmente, o seu uso é devido à baixa pressão de água no chuveiro. Com a sua instalação, esse tipo de problema é solucionado.

Diferentes tipos de uso

Não podemos deixar de destacar o fato de que a bomba pressurizadora atende até mesmo a qualquer tipo de edificação que tenha mais de um piso. Ou seja, se o prédio comercial tiver três andares, há a possibilidade de instalá-la com o mesmo objetivo e obtendo resultados semelhantes.

Melhora a circulação da água

Sabemos que em edificações mais antigas há alguns problemas estruturais que podem gerar dor de cabeça para moradores ou para donos de estabelecimentos, para casos de espaços comerciais. Nesse sentido, a bomba pressurizadora também corrige o problema da circulação da água em tubulações mais velhas, de modo que haja fácil distribuição de um ponto para o outro.

Não gera ruído

Por fim, destacamos o fato de que já existem equipamentos modernos que não geram nenhum tipo de ruído. Sendo assim, podem ser utilizadas em qualquer tipo de estabelecimento.

Como escolher um bom pressurizador?

Escolher o pressurizador ideal para a sua casa vai depender de algumas considerações que são: a quantidade de pontos de água, o volume da caixa d’água e a altura do pé direito da casa ou da caixa. Conhecendo esses três pontos você acerta na escolha.

Veja, a seguir o que é preciso considerar para fazer uma escolha que de fato seja efetiva!

1. Considere a vazão da água

Antes de sair comprando qualquer modelo é importante que você conheça a vazão da água de sua casa. Em alguns casos pode ser necessário comprar apenas um pressurizador local em determinada saída, como o chuveiro.

Por isso, saiba de antemão quantas saídas tem sua casa e se a altura que a caixa fica dessas saídas é suficiente para abastecer o local com um fluxo satisfatório. Do contrário, você terá que colocar o pressurizador na caixa d’água para que toda a residência receba um bom fluxo.

2. Avalie os tipos de pressurizadores

Existem dois tipos de pressurizadores no mercado, o pressostato e o fluxostato. Cada um deles com suas características e indicações para determinadas necessidades.

As bombas com pressostato acionam a bomba no momento em que é detectada uma queda na pressão e mantêm-se funcionando. No momento em que a vazão de água é restabelecida ela desliga automaticamente.

Já, os modelos de fluxostato emitem um sinal sempre que o sensor detectar um fluxo de água — ou seja, sempre que alguém usar algum registro da casa a bomba é acionada. Quando o fluxo é interrompido, ela desliga.

3. Considere o custo-benefício

A primeira coisa que você deve pensar ao comprar uma bomba de água para a casa é no seu custo-benefício. Avalie o que, de fato, você precisa e suas reais necessidades. Ao se pensar em economia, quando o que realmente está em jogo é a durabilidade e o desempenho do equipamento, o barato pode sair caro. Na dúvida, consulte um profissional experiente.

4. Entenda a altura do pé da casa ou da caixa

Um outro ponto que deve ser analisado ao adquirir uma bomba pressurizadora está relacionado ao entendimento sobre a altura do pé da casa ou da caixa, que vai interferir no tipo de pressurizador que você vai escolher,

Sendo assim, sempre que for adquirir um produto específico, pesquise sobre o que deve ser considerado para a escolha do item ideal, de modo que você, em sua própria residência ou estabelecimento comercial possa fazer as medidas necessárias para aumentar a eficiência da escolha.

5. Opte por uma empresa qualificada

Independentemente de qual seja o produto que você vai comprar para a sua casa, é essencial considerar a qualidade do fornecedor. Empresas renomadas trabalham com boas marcas, oferecem um bom atendimento e conseguem orientar os clientes sobre os produtos ideais para as suas necessidades. Além disso, contam com uma equipe qualificada de suporte para tirar qualquer dúvida que venha a ter, de modo que haja mais segurança no momento de escolher por um produto (seja qual for o seu objetivo).

Como você conferiu neste artigo, é muito importante considerar as suas necessidades reais e o custo-benefício no momento de escolher a bomba pressurizadora. Avalie o que mais tem a ver com o que deseja e garanta um projeto hidráulico eficiente. O ideal é você entender todas as especificidades da estrutura de sua casa e do produto para fazer a escolha mais efetiva.

Gostou deste post? Além desse material, é importante entender alguns outros conceitos importantes relacionados ao assunto. Por isso, leia, então, outro conteúdo bem interessante que fala sobre os termos técnicos usados na hidráulica!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.