Hidráulica

Bomba pressurizadora: 3 dicas para escolher a opção ideal

dezembro 14, 2020

Tomar um banho ou lavar a louça com o fluxo de água muito baixo, mesmo estando com o registro totalmente aberto, não é uma boa experiência para ninguém. Daí a importância da bomba pressurizadora — ela serve para aumentar a pressão da água nos pontos de alimentação da casa.

Esse equipamento é essencial em uma residência, principalmente se houver uma baixa pressão, bem como se existirem muitos pontos de consumo simultâneos. No entanto, há muitos tipos de pressurizadores, saber comprar o modelo correto vai garantir que o sistema hidráulico funcione adequadamente.

Neste post, você vai saber como comprar uma bomba pressurizadora. Continue a leitura e confira!

O que faz uma bomba pressurizadora e por que usar?

A necessidade de uma bomba pressurizadora pode ter alguns motivos, mas o principal deles é uma caixa d’água com o posicionamento mal planejado. Ou seja, em princípio ela precisa ter uma distância suficiente para que a água chegue aos registros com uma boa pressão.

A instalação de um pressurizador tem como objetivo aumentar a força da água para que ela chegue aos pontos de alimentação, como chuveiros, descargas e torneiras, com alta pressão, garantindo conforto aos moradores.

Como escolher um bom pressurizador?

Escolher o pressurizador ideal para a sua casa vai depender de algumas considerações que são: a quantidade de pontos de água, o volume da caixa d’água e a altura do pé direito da casa ou da caixa. Conhecendo esses três pontos você acerta na escolha.

Veja, a seguir o que considerar!

1. Considere a vazão da água

Antes de sair comprando qualquer modelo é importante que você conheça a vazão da água de sua casa. Em alguns casos pode ser necessário comprar apenas um pressurizador local em determinada saída, como o chuveiro.

Por isso, saiba de antemão quantas saídas tem sua casa e se a altura que a caixa fica dessas saídas é suficiente para abastecer o local com um fluxo satisfatório. Do contrário, você terá que colocar o pressurizador na caixa d’água para que toda a residência receba um bom fluxo.

2. Avalie os tipos de pressurizadores

Existem dois tipos de pressurizadores no mercado, o pressostato e o fluxostato. Cada um deles com suas características e indicações para determinadas necessidades.

As bombas com pressostato acionam a bomba no momento em que é detectada uma queda na pressão e mantêm-se funcionando. No momento em que a vazão de água é restabelecida ela desliga automaticamente.

Já, os modelos de fluxostato emitem um sinal sempre que o sensor detectar um fluxo de água — ou seja, sempre que alguém usar algum registro da casa a bomba é acionada. Quando o fluxo é interrompido, ela desliga.

3. Considere o custo-benefício

A primeira coisa que você deve pensar ao comprar uma bomba de água para a casa é no seu custo-benefício. Avalie o que, de fato, você precisa e suas reais necessidades. Ao se pensar em economia, quando o que realmente está em jogo é a durabilidade e o desempenho do equipamento, o barato pode sair caro. Na dúvida, consulte um profissional experiente.

Como você conferiu neste artigo, é muito importante considerar as suas necessidades reais e o custo-benefício no momento de escolher a bomba pressurizadora. Avalie o que mais tem a ver com o que deseja e garanta um projeto hidráulico eficiente.

Gostou deste post? Leia, então, outro conteúdo bem interessante que fala sobre os termos técnicos usados na hidráulica!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário