Conheça 4 tipos de infiltração e como identificá-los

Infiltração em paredes é um problema que pode ocorrer em qualquer construção e que representa um grande transtorno. Apesar de ser bastante comum em janelas, paredes e telhados, ela pode surgir em locais menos comuns e até mais desafiadores em uma casa ou apartamento. Assim, existem alguns tipos de infiltração com suas próprias características que possibilitam a sua identificação e solução.

O mofo e manchas escuras nas paredes são os primeiros sinais desse transtorno, podendo gerar problemas de saúde como alergias e outros acometimentos respiratórios nas pessoas. Diante disso, é imprescindível que fiquemos atentos aos primeiros indícios do problema para que ele seja resolvido o mais rápido possível.

Neste post, vamos falar sobre os tipos de infiltrações, seus principais sinais e como solucioná-los. Dessa forma, após a leitura você conseguirá ter mais soluções para lidar com uma situação que, definitivamente, ninguém precisaria gastar tanto tempo, dinheiro e energia. Continue a leitura e confira!

Infiltração é a mesma coisa que vazamento?

Apesar de ambos serem causados pela água, são problemas diferentes. O vazamento é causado por um problema na tubulação, que pode ser um furo ou alguma abertura em suas estruturas, o que ocasiona a passagem da água.

A infiltração, por sua vez, caracteriza-se pela penetração de água nas paredes, teto ou piso, causado pela entrada de água em algum ponto. Ocorre por meio de fissuras ou porosidade em materiais que não tiveram a devida impermeabilização.

Ocorre também em caso de janelas mal vedadas ou em telhados com uma impermeabilização deficiente, indicando uma falha considerável na construção.

O que é umidade?

A umidade se caracteriza pela quantidade de vapor d’água existente em dado ambiente. Na construção civil é muito comum, principalmente quando a impermeabilização não é feita de forma adequada. Ela pode se originar de alguns fatores, tais como:

  • infiltração;
  • intempéries;
  • condensação
  • capilaridade.

Se o problema não for solucionado, pode causar sérias consequências, inclusive comprometer a estrutura da edificação.

Quais são os principais sinais de infiltração?

A infiltração em paredes indica uma falha na construção. Ocorre quando há a penetração de água através de pequenas fissuras ou mesmo em poros de materiais que não receberam a devida impermeabilização. É muito importante que ela seja logo identificada. Dessa forma, o gasto com a reparação pode ser manejado com mais economia.

Vejamos agora os principais sinais e não se esqueça de conversar com profissionais, amigos e familiares que já lidaram com essas situações. Confira!

Bolhas na pintura

Esse sinal indica a infiltração da água da chuva nas paredes externas que, por um erro de impermeabilização, acaba penetrando nas fissuras e passando para a área interna da construção.

Manchas escuras nas paredes

Manchas escuras, mas especificamente acinzentadas ou pretas, são indícios de infiltração e umidade no local. Mesmo pintando o local, em pouco tempo elas voltam a surgir.

Geralmente são resultantes de vazamentos na tubulação do apartamento ou mesmo do vizinho que acabam se infiltrando para outros locais. Se não forem tomadas as medidas cabíveis, o problema pode ganhar proporções maiores.

Em apartamentos recém construídos, o problema pode ser gerado devido à água da chuva que se infiltra pelos tijolos e paredes que não receberam uma impermeabilização adequada. Com o passar do tempo as manchas se tornam visíveis.

Manchas que surgem nas paredes de casas ou coberturas, junto ao teto, pode ser indício de infiltração na laje.

Rodapés soltos ou manchados

Quando esses sinais aparecem nos rodapés, geralmente comuns em casas e apartamentos térreos, é sinal de capilaridade, ou seja, a edificação absorve a umidade do terreno que se infiltra pelos alicerces da construção.

O sinal de capilaridade na residência se identifica pela uniformidade da umidade que cobre a parte inferior das paredes. Caracteriza-se pela presença de manchas brancas, que geralmente se apresentam durante todo o ano.

Melhor explicando, estes depósitos cristalinos de cor esbranquiçada, que formam uma faixa claramente visível, quer dizer que a água é carregada de sais e, portanto, proveniente do solo e de alguns materiais presentes no interior da parede.

Manchas ou rachaduras no teto

Geralmente é vazamento e infiltração de apartamentos superiores. Em coberturas, ocorre quando a laje não é impermeabilizada corretamente.

Peitoril das janelas

Essa região da casa deve ser muito bem observada, visto que, se seu estado de conservação não estiver ok, podem ocorrer infiltrações e vazamentos para o interior da residência e estruturas internas da construção.

O fato é que a água da chuva com problemas de isolamento acarreta infiltração devido à vedação malfeita.

 Quais são os tipos de infiltração?

Apesar de o termo infiltração ser utilizado para todos os tipos de umidade, existem diferenças entre cada um deles. Confira!

Infiltração por pressão negativa

Acontece muito em construções residenciais e em obras de prédios, visto que ocorre por uma falha na impermeabilização — que surge durante a obra. Nesse caso, a umidade existente no solo se infiltra pelas paredes. É muito comum em áreas que se localizam abaixo do lençol freático e em locais de grande volume de chuva.

Como evitar: por meio de barreiras físicas, como as mantas.

Infiltração por intempéries

De uma forma geral, grande parte das infiltrações ocorre por intempéries, que se caracterizam pela ação da chuva nas paredes, janelas e telhados. Quando a água encontra alguma fresta, ela penetra e se acumula na infraestrutura da construção, formando uma infiltração.

Como evitar: algumas medidas podem combater o problema, como manutenção das telhas, instalação de calhas, cálculo correto da inclinação do telhado e uso de hidrofugantes no telhado.

Infiltração por condensação

Ocorre quando as partículas de vapor entram em contato com uma superfície fria e voltam ao estado líquido. Muito comum em banheiros, que ora estão frios, ora quentes, por conta da temperatura da água.

‍Como evitar: pode ser combatida por meio de melhorias na ventilação dos ambientes. Isso pode ser feito com a ajuda de exaustores e a instalação de janelas. Isso porque, dessa forma, o vapor é eliminado rapidamente.

Outra medida, nesse caso, é o uso de coberturas impermeáveis que aumentam a tensão superficial, como o gesso com hidrofugante e a argamassa polimérica.

Infiltração ascendente por capilaridade

Ocorre devido à impermeabilização mal feita nos materiais utilizados em pisos e alicerces. Assim, a umidade acaba penetrando nos poros da argamassa e do concreto, infiltrando-se aos poucos. Com o tempo, esses materiais sofrem uma dilatação e passam a demonstrar efeitos aparentes, como rachaduras.

Como evitar: utilização de impermeabilizantes para pressão negativa e aditivo impermeabilizante rígido no concreto.

Como evitar e resolver infiltração na parede?

É uma certeza: infiltração causa estresse, desvaloriza o imóvel e quebra expectativas sobre o bem-estar do lar. De modo geral, há situações clássicas em que a infiltração em paredes pode solicitar atitudes que geram gasto e podem levar a descoberta de problemas mais profundos, na estrutura.

A primeira é a falha estrutural, que geralmente se percebe nas primeiras chuvas pós entrega do imóvel novo. Nesses casos, como pontuamos anteriormente, isso pode ser a consequência do próprio solo, que é desafiador por ser uma área abaixo do lençol freático ou castigada constantemente pela falta de estruturas urbanas para lidar com os volumes anuais de chuvas.

Se o projeto arquitetônico e de engenharia não aplicou bem os materiais para lidar com a singularidade do local, a questão irá ter consequências constantes. A sua resolução, que requer uma mudança na própria estrutura do prédio, será uma dor de cabeça, mas pode ser facilitada se o problema for constatado precocemente.

De fato, o problema da infiltração em paredes é algo que ninguém quer lidar por muito tempo. Por isso, as atitudes principais são a utilização de impermeabilizantes, a escolha de revestimentos de qualidade e a realização de manutenções periódicas. Logo abaixo, falamos mais detalhadamente sobre cada uma. Confira!

Fazer uso de impermeabilizantes

A aplicação de impermeabilizante, definitivamente, é uma obrigação para quem quer evitar transtornos após um período de chuva. Embora o material seja um adicional que, em tese, não inviabiliza a obra, como a falta de um tijolo, por exemplo, ainda assim, o impermeabilizante é um cuidado básico para a casa.

Escolher revestimentos de qualidade

A escolha de revestimentos para evitar infiltração em paredes jamais deve utilizar linhas autoadesivas, acabamentos metalizados e aplicação de revestimentos com rejuntes de má qualidade. Por outro lado, a cerâmica é uma das melhores escolhas pois consegue funcionar bem em ambientes com muita retenção de umidade. Além dela, mármore, granito, porcelanato e tintas impermeabilizantes.

Realizar manutenções periódicas

Por mais que sejam aplicados bons materiais e uma execução perfeita, os sistemas de impermeabilização não são para sempre. É natural que, em algum momento, os sistemas de impermeabilização possa apresentar falhas. Isso porque fatores como chuvas, diferenças de temperatura, raios de sol, obras e validade dos materiais atuam no desgaste do sistema.

Por isso, a maioria dos fabricantes indicam, explicitamente, o prazo de garantia para que não aconteça infiltração em paredes. Aprender a ter mais atenção em analisar se as paredes precisam de alguma reforma, e encarar isso como uma forma de prevenção é a melhor atitude que se pode ter.

Como você conferiu no conteúdo, para cada tipo de infiltração existe uma forma adequada de prevenção. Lembrando que é sempre melhor evitar o problema por intermédio de medidas que podem ser tomadas no momento da obra ou construção.

Dessa forma, você consegue manter o sentimento de bem-estar no lar. Afinal, ter que lidar com esses problemas com alguma regularidade é algo que, definitivamente, não está nos planos ao comprar ou alugar um apartamento.

Gostou deste post? Deixe, então, agora seu comentário e conte-nos suas impressões sobre a infiltração e suas consequências que causam tanto aborrecimento aos moradores.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.