Conheça as 6 principais etapas de uma reforma de apartamento

Uma obra ou reforma é sempre um desafio, mas pelo qual temos que passar, e acredite: na maioria dos casos, os resultados são muito compensadores. Isso porque, muitas vezes, devido ao tempo de vida de uma determinada construção, algumas melhorias são extremamente necessárias para que o local se torne mais seguro, moderno e confortável.

O primeiro passo, porém, para começarmos uma reforma de apartamento é buscar arquitetos e engenheiros qualificados para que tudo seja feito a contento e de acordo com a lei, constando todos os fatores necessários para iniciá-la.

Neste post, vamos relacionar as principais etapas de uma reforma de apartamento. Confira!

1. Planejamento

Planejar é a primeira etapa de uma reforma, levando-se em conta que cada alteração estrutural deve ser bem avaliada. Ter a planta do imóvel disponível é essencial para que a sua estrutura seja preservada.

Depois, vem as demais etapas, todas primordiais para que tudo seja bem executado e dentro do tempo previsto. Lembrando que a parte do acabamento merece muita atenção, afinal o material utilizado para essa etapa é muito importante para um resultado satisfatório, ou seja, uma pintura caprichada com os melhores revestimentos de piso e parede.

No planejamento é primordial garantir que as regras do condomínio sejam seguidas com o objetivo de não interferir na rotina dos vizinhos do edifício, como barulhos e ruídos fora do horário permitido.

2. Proteção

Em qualquer reforma é essencial tomar os devidos cuidados com tudo que se mantém no apartamento durante o processo. Por isso, é fundamental proteger móveis, janelas, revestimentos, vidros e tudo mais que precisa de cuidado.

Na verdade, essa proteção, que inclui até a quantidade de poeira que deriva de qualquer obra, é feita de maneira simples, como cobrir tudo com plásticos, lonas entre outros materiais. É prudente também retirar a maioria dos objetos para que o trabalho seja feito com mais facilidade e, principalmente, espaço.

3. Demolição

Essa é uma das etapas de uma reforma de apartamento que requer muita atenção e a correta investigação por parte dos engenheiros sobre a estrutura do edifício — é essencial ter em mãos a planta do local para a verificação das paredes que contém as vigas de sustentação da edificação. Ou seja, antes de demolir qualquer parede é necessário checar se não é uma viga.

Quando há demolição de alguma parede, consequentemente, haverá entulho. Isso deve ser pensado também no planejamento. O ideal é que cada saco de entulho recolhido seja descartado em caçambas previamente contratadas pela obra. Sendo assim, não haverá sobrecarga em nenhum ambiente do local.

4. Reconstrução

Após a demolição, chegou a hora de pôr em prática o projeto previsto no planejamento da reforma. Ou seja, a configuração do apartamento mudará, podendo ganhar novas paredes, geralmente em drywall, ou se tratar de um projeto de conceito aberto — com apenas a exclusão de determinadas paredes, tornando o ambiente mais espaçoso e moderno.

5. Instalações elétrica e hidráulica

Quem pensa em reforma, contratar bons profissionais de hidráulica e da parte elétrica do local é essencial. É muito importante que em novos projetos se pense na modernização desses fatores. Escolher bons fornecedores é também fundamental.

É necessário que a fiação elétrica seja forte e condizente com todos os eletrodomésticos necessários atualmente em uma residência, assim como sejam escolhidas as tubulações hidráulicas mais resistentes e de bons fabricantes do mercado.

6. Acabamento

O acabamento envolve primeiramente o preparo do forro de gesso, sendo o que mais provoca sujeira no local e o que já começa a delinear o novo visual e aspecto do apartamento. Após isso, vem a parte de colocação das bancadas, louças, metais, pintura, e revestimento. Tudo de acordo com o que foi definido no projeto da reforma.

Como você pôde conferir neste artigo, todas as etapas de uma reforma de apartamento são muito importantes. No entanto, é essencial que o proprietário acompanhe todas elas, principalmente o planejamento onde será definida a nova configuração do local, assim como todos os materiais que serão utilizados no acabamento.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos, então, nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, YouTube e Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.