Destaque, Hidráulica

Conheça agora os tipos de tubos e conexões para água quente!

junho 12, 2019
Tempo de leitura 3 min

Conhecer os tipos de tubos e conexões é essencial para escolher o melhor e garantir a segurança e qualidade dos seus serviços. Isso porque cada tipo de instalação — hidráulica, sanitária ou pluvial — pede características específicas.

Por exemplo, instalações de água quente precisam contar com resistência a altas temperaturas, coisa que a água fria não exige. Além disso, a tubulação tem que evitar a perda de calor. Então, saber qual o tipo necessário para cada ocasião é essencial para realizar um bom serviço.

Quer tirar suas dúvidas sobre esse assunto de uma vez por todas? Então, continue a leitura!

Cuidados necessários com a escolha da tubulação de água quente

Como dissemos, a tubulação de água quente requer que o material apresente maior resistência, além da capacidade de conservar o calor da água até o momento do uso.

Além disso, é importante ressaltar que as conexões também precisam apresentar as mesmas características. E mais: você também deve garantir que os materiais e procedimentos estejam todos de acordo com a NBR 7198.

Tipos de tubos e conexões para água quente

São várias as opções, e o ideal é analisar as características que a instalação pede, para definir qual o melhor custo-benefício. Você também pode optar por usar mais de um tipo — desde que utilize os adaptadores adequados. Confira quais são:

Tubulação de cobre

tubulação de cobre tem custo mais alto, mas apresenta vida útil mais elevada. Ela pode ser empregada para instalações de água quente, sendo inclusive uma opção muito tradicional. Contudo, exige que seja realizado o isolamento térmico, para evitar perda de calor da água, já que o cobre é um excelente condutor. A união entre ligações é feita com solda, usando maçarico e estanho.

Tubulação de CPVC

CPVC (Policroreto de Vinila Clorado) é um material com todas as propriedades inerentes ao PVC, por isso apresenta um custo menor. É um material leve, e suas conexões são feitas por meio de soldagem a frio, usando um adesivo plástico com secagem rápida, em conjunto com fita veda-rosca e juntas rosqueáveis.

Tubulação de PPR

PPR também é um material indicado para instalações de água quente — quando existe demanda de baixo ou alto desempenho. Para isso há variações de classes do tubo PPR.

Os tubos são soldados por termofusão, que consiste em aquecer as juntas na máquina termofusora, até que elas se tornem uma. Isso diminui significativamente a necessidade de manutenção e os riscos de problemas com vazamentos.

Não é preciso usar juntas de expansão para absorver a dilatação térmica. Além disso, o PPR também apresenta um custo mais baixo que as tubulações de cobre.

Tubulação PEX

A tubulação PEX é flexível e parte de um distribuidor que está conectado diretamente aos pontos de consumo (funcionando como um eletroduto).     É um método que usa uniões realizadas por encaixe de tubos PEX — anéis de vedação deslizantes.

Conhecer os tipos de tubos e conexões é muito importante para oferecer um serviço de qualidade. Depois de definir as necessidades de cada serviço, você identifica qual a tubulação mais apropriada para cada local.

Gostou de saber quais são os tipos de tubos e conexões para água quente? Então, aproveite a visita ao blog e conheça o site Casa Mimosa. Você vai encontrar os melhores produtos para seu trabalho!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up