Reparo de registro e de Torneira: Quais os tipos e diferenças

O manutenção do registro de torneira é uma solução saudável para qualquer projeto hidráulico. Isso porque a peça é fundamental, pois controla a vazão do fluxo de água e também o seu bloqueio, quando necessário. Por vezes, itens que fazem parte do sistema hidráulico podem apresentar problemas, exigindo reparo de registro, reparo de torneira ou em outras peças.

Para realizar a manutenção perfeita o segredo é ampliar o conhecimento sobre registro de torneira. Há diversos tipos no mercado e cada um deles é trabalhado de uma maneira. Se você tem um conhecimento prévio sobre quais as melhores opções em caso de troca ou reparo, isto se torna simples.

Pensando nisso, após a leitura deste texto, você conhecerá as diferenças das torneiras e registros e suas características antes de começar a fazer reparos. Entenderá o que são os registros de gaveta, de esfera e de pressão. Além disso, saberá as características da torneira bicomando e os mecanismos de reparo — Mecanismo de Vedação Simples, Meia Volta e Cerâmica.

Boa leitura!

Conheça quais os tipos de registro

Existem tipos diferentes de registro com finalidades distintas. Quando uma torneira está pingando ou quebrada, o problema pode ser o registro que bloqueia a passagem de água. Sabemos o quanto o barulho de cada gota de água tocando as superfícies pode atrapalhar nosso dia a dia.

Além disso, por mais que o reparo seja pequeno, ele sinaliza que algo precisa de conserto na casa. Munido de conhecimentos básicos e eficazes a rotina da casa será mantida.

Agora, saiba como é o funcionamento dos diferentes tipos de registro. Afinal, a variedade disponível no mercado só existe por conta dos diferentes contextos.

Aproveite também para saber “qual o tipo de torneira mais eficaz para a minha residência?”. Veja logo abaixo!

Registro de gaveta

Esses são registros que devem estar presentes em cada circuito hidráulico. Isso porque eles interrompem a passagem de água em seus pontos de uso, como nos casos de manutenção de alguma parte específica. Precisam ser colocados em locais como colunas de distribuição para facilitarem os serviços.

Registro de esfera

Diferentemente do registro de gaveta, o registro de esfera não fecha por completo e ainda permite que a água passe. A sua função é apenas controlar o fluxo de água e a pressão.

Os principais cuidados desse registro são as impurezas da água, que fazem com que os reparos sejam realizados periodicamente. Então, mesmo que você tenha muito cuidado com a estrutura da casa, manutenções sempre são necessárias.

Registro de pressão

São aqueles acionados no momento do banho, por exemplo, que controlam a vazão e fluxo de água. Eles são comumente usados no dia a dia, por isso podem sofrer desgaste mais rápido e precisar de reparos. Nesses casos, uma boa dica é atentar para a qualidade no momento da compra das primeiras peças.

Confira os tipos de torneira

Os tipos de torneira são pensados de acordo com as utilidades, seja para água aquecida a gás, seja energia elétrica, seja para um sistema sem aquecimento. Para cada necessidade, um tipo de torneira é mais indicado.

A utilização de uma torneira para uma cuba suspensa em um banheiro de área externa poderá ser diferente do uso de um registro para o lavabo, que pede por mais delicadeza e sofisticação, a depender da proposta decorativa.

Torneira bicomando ou monocomando

A torneira bicomando utiliza dois comandos, um para acionar a água quente e o outro para a água fria. É ideal para controlar a temperatura da água, em que é possível abrir os dois ao mesmo tempo. Já a torneira monocomando é apenas um registro e dependendo do lado que é ativada, ela muda a temperatura da água.

A torneira de bicomando pode dar mais controle e personalização da temperatura da água, já que acontece de modo manual, em relação ao do monocomando.

Saiba sobre reparo de torneira e reparo de registro

Para fazer os reparos e consertar vazamentos ou obstruções que podem atrapalhar o uso normal de torneiras e registros, é preciso entender um pouco sobre os tipos de vedação. Antes de detalharmos esses diferentes recursos, lembre-se da questão básica sobre qualquer reparo: a limpeza.

Afinal, o acúmulo de sujeira pode, por si só, inutilizar uma estrutura. Essa é uma das principais dicas não apenas na parte de instalação hidráulica, mas no geral, quando falamos em reparo do lar. De fato, em algumas situações, a única atitude necessária é uma boa limpeza na estrutura para a resolução do problema.

Então, sempre consulte um profissional para uma análise do estado de limpeza da estrutura. Nem sempre isso é possível apenas com o recurso da visão. Caso queira fazer você mesmo, utilize ferramentas adequadas que se adaptem aos formatos do registro de torneira.

A última atitude é a escolha do mecanismo de vedação, que falamos logo no início deste tópico e, agora, vamos explicar os três principais tipos. Confira agora!

Mecanismo de Vedação Simples (MVS)

É a solução para substituir o mecanismo de vedação dos registros que estão danificados. A peça nova garante uma vida útil que pode chegar a 30 mil ciclos.

Mecanismo de Vedação de Meia Volta (MVR)

A troca do mecanismo meia volta é feita especialmente nos registros de pressão, como em chuveiros. Ele transforma registros convencionais em meia volta garantindo mais conforto no uso.

Mecanismo de Vedação Cerâmica (MVC)

A vedação com pastilha de cerâmica tem alta durabilidade e resistência. Esse produto transforma os acionadores em sistemas de ¼ de volta, que aumenta a vida útil e gera maior economia.

Deve-se fazer reparo de torneira ou reparo de registro periodicamente para evitar vazamentos, desperdício e também para manter a qualidade da água, já que podem acontecer acúmulos de impurezas. Assim, você conseguirá usufruir das funções do sistema hidráulico sem grandes preocupações.

Por isso, a manutenção preventiva pode ser resolvida de forma prática. Com boas informações sobre as estruturas de cada tipo de registro de torneira e seus mecanismos de vedação, é mais fácil antecipar soluções.

Agora que você já sabe mais sobre reparos, que tal conhecer as válvulas e registros da Casa Mimosa?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.