Hidráulica

Entenda o que é preciso para aumentar a pressão do chuveiro

agosto 6, 2019
Tempo de leitura 4 min

Nada como um banho com bastante água, não é mesmo? No entanto, nem todos usufruem desse conforto. Para aumentar a pressão do chuveiro é necessário saber, a princípio, o que pode estar causando o problema. Podem ser vários fatores, como a altura da caixa d’água, o andar do apartamento ou mesmo o tipo de chuveiro.

Sendo assim, vamos dar algumas sugestões de como resolver esse problema que incomoda muitos e torna um momento prazeroso em um martírio, principalmente em dias mais frios. Conheça, então, algumas alternativas para aumentar a pressão do chuveiro. Boa leitura!

Troque o chuveiro por outro com pressurizador

Uma opção simples e que resolve o problema na maioria dos casos é adquirir um novo chuveiro com pressurizador interno. Ao abrir o registro é possível notar a diferença na pressão da água do banho. O chuveiro pressurizado une este item com um pressurizador de água embutido no equipamento. Assim, é viável ter duas funcionalidades em um só produto.

Instale um redutor para aumentar a pressão do chuveiro

Trata-se de uma peça de pequeno tamanho instalada na saída da água do chuveiro e é utilizada para diminuir a vazão de água. Sua principal função é permitir uma economia hídrica e evitar que o excesso de pressão prejudique o funcionamento do produto.

Apesar de ter suas utilidades, é possível que o redutor entupa devido a problemas de impurezas na água e à formação de crostas de calcário. O problema pode ser resolvido por meio de testes no chuveiro sem o acessório e, se for necessário, limpar ou trocar a peça.

Instale um pressurizador de água

O pressurizador é um equipamento que bombeia a água, de modo que ela chegue à torneira com mais força e volume, por exemplo. É como se fosse uma bomba de água, só que, em vez de puxar a água, ele aumenta sua pressão — o que garante maior vazão e torna o banho mais agradável.

A instalação é feita na saída de água da rede, aumentando a pressão em todos os pontos ou apenas no item que desejar. No caso do chuveiro, instala-se este item entre ele e a parede.

Verifique se as tubulações estão obstruídas

É importante saber se há a possibilidade de as tubulações de determinada residência estarem obstruídas. Isso ocorre devido à idade das tubulações. Por isso, é necessária uma avaliação na hidráulica da casa. Se esse for o caso, os problemas com corrosão e incrustação deverão ser sanados para aumentar a pressão do chuveiro. 

Uma opção para garantir que as tubulações recebam água limpa é a instalação de Filtro de entrada. Tem a função de retirar todas as impurezas presentes na água, deixando a água limpa antes mesmo de entrar na caixa d’água.

A instalação hidráulica não é muito fácil de ser avaliada em uma casa ou apartamento, principalmente pelo fato de estar embutida nas paredes. No entanto, existem alguns indícios que sinalizam o problema e devem ser investigados nos banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Confira o que pode apontar que a instalação hidráulica necessita de reforma:

  • água enferrujada: quando, logo após abrir a torneira, a água sair com uma cor alaranjada, ou quando existirem sinais de ferrugem no caminho da água nas pias. O problema indica a existência de tubulações em ferro galvanizado — comum em instalações bem antigas. 

  • falta de pressão: a água sai das torneiras lentamente e, em alguns momentos, por somente um fio. Tais indícios podem ser indicativos de tubulação obstruída em decorrência de ferrugem ou entupimentos;

  • tipo e cor dos azulejos: é possível identificar uma instalação hidráulica antiga por meio do tipo do azulejo, como cor, formato e desenho. A presença do bidê no banheiro é outro indício de instalação antiga.

Veja se os dimensionamentos das instalações

Tubulações e conexões instaladas com dimensionamentos inadequados e sem o mínimo de atenção e cuidado podem trazer sérios prejuízos — corre-se o risco de vazamentos e pouco fluxo de água. O sistema hidráulico deverá ser avaliado para saber se ele necessita de reparos e até de uma troca.

Como você conferiu neste artigo, a primeira alternativa talvez seja investir em um chuveiro com pressurizador. No entanto, em alguns casos, aumentar a pressão do chuveiro requer uma análise mais completa do estado das tubulações. 

Para realizar esse serviço da melhor forma possível, é preciso contar com peças de qualidade. Acesse nosso site e conheça nossos produtos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up