Entenda o que é preciso para aumentar a pressão do chuveiro

Nada como um banho com bastante água, não é mesmo? No entanto, nem todos usufruem desse conforto. Para aumentar a pressão do chuveiro, é necessário saber, a princípio, o que pode estar causando o problema. Podem ser vários fatores, como a altura da caixa d’água, o andar do apartamento ou mesmo o tipo de chuveiro.

Sendo assim, vamos dar algumas sugestões de como resolver esse problema que incomoda muitos e torna um momento prazeroso um martírio, principalmente em dias mais frios.

Conheça, então, algumas alternativas para aumentar a pressão do chuveiro. Boa leitura!

Troque o chuveiro por outro com pressurizador

Uma opção simples para aumentar a pressão do chuveiro e que, de fato, pode resolver o problema na maioria dos casos é adquirir um chuveiro com pressurizador. Ele tem a função de aumentar a pressão da água durante o banho. Sua funcionalidade é a mesma de um pressurizador tradicional, que é de bombear a água visando ao aumento de seu volume e força.

É possível utilizar um pressurizador na rede hidráulica de sua casa, porém o ideal é adquirir um chuveiro com pressurizador, principalmente se o problema ocorrer somente com o chuveiro. Dessa forma, ficam asseguradas as duas finalidades em um só produto: o banho e, ao mesmo tempo, a água com mais pressão.

Os modelos de chuveiro com pressurizador, geralmente, contam com um botão para ligar ou desligar a função. É possível encontrar no mercado o chuveiro pressurizado eletrônico, que permite um ajuste da água e do seu nível de temperatura.

Como funciona

O pressurizador ficará embutido no chuveiro e, como já comentamos, conta com um botão em que você poderá ligar ou desligar a função turbo, que é o pressurizador. Quando esse botão estiver acionado, logo que abrir o chuveiro, o pressurizador ligará — gerando mais pressão na água do banho.

Vantagens

Algumas vantagens do chuveiro com pressurizador são:

  • fácil instalação;
  • jatos de água com pressão forte;
  • solução para residências com pressão de água baixa;
  • conforto no banho.

Instale um redutor para aumentar a pressão do chuveiro

Trata-se de uma peça de pequeno tamanho instalada na saída da água do chuveiro, sendo utilizada para diminuir a vazão de água. Sua principal função é permitir uma economia hídrica e evitar que o excesso de pressão prejudique o funcionamento do produto.

Apesar das suas utilidades, muitas vezes o redutor entope devido a problemas de impurezas na água e à formação de crostas de calcário. O problema pode ser resolvido por meio de testes no chuveiro sem o acessório e, se for necessário, pela limpeza ou troca da peça.

Instale um pressurizador de água

O pressurizador de água tem a função de aumentar a pressão da água. Dessa forma, possibilita uma maior vazão nos pontos de consumo, principalmente nas torneiras e nos chuveiros, tornando tudo mais ágil em qualquer residência.

O pressurizador, além de aumentar a pressão e, consequentemente, o fluxo da água, é responsável por garantir a distribuição ou transferência de um ponto para o outro. Ou seja, possibilita o uso de torneiras e chuveiros ao mesmo tempo, sem ocorrer diminuição na vazão em qualquer ponto de água da casa.

A instalação é feita na saída de água da rede, aumentando a pressão em todos os pontos ou apenas no item que desejar. No caso do chuveiro, instala-se o item entre ele e a parede.

Tipos de pressurizadores e como funcionam

Encontramos três tipos comuns de pressurizadores, sendo que cada um aciona a pressão de água de forma diferenciada. Veja abaixo.

Fluxostato

É o mais indicado em casos em que a pressão da água é baixa em apenas um ponto de saída da casa. Ele funciona por meio de um sensor que ativa o funcionamento da bomba quando alguém aciona o fluxo de água, abrindo uma torneira, por exemplo.

Ou seja, quando ocorre a passagem de água pelo fluxostato, este emite um sinal para que a bomba seja acionada. Quando o ponto de consumo é fechado, o pressurizador corta a alimentação e a bomba é desligada.

Deve ser instalado acima do ponto de água que precisa de maior pressão. Do contrário, não funciona.

Pressostato

Trata-se de um sistema que mantém a pressão do sistema hidráulico constante, havendo ou não o consumo.

Assim, todas as vezes que houver queda da pressão da água, o pressostato é acionado para que atinja a vazão ideal para o funcionamento, desligando-se automaticamente quando a pressão é restabelecida.

A maior vantagem desse tipo de pressurizador é a possibilidade de ser instalado tanto acima quanto abaixo do ponto de consumo com problema de vazão e pressão.

Inversor de frequência

Esse tipo de pressurizador exerce um controle sobre a água de forma inteligente, mantendo-a constante.

Os sistemas controlados por inversores de frequência atuam da mesma forma que o pressostato, visto que mantêm a pressão na rede o tempo inteiro. Contudo, a bomba possui uma rotação variável que trabalha de acordo com a demanda.

Quando não há muita necessidade de vazão, a rotação é menor, gerando economia de energia.

Verifique se as tubulações estão obstruídas

É importante saber se há a possibilidade de as tubulações de determinada residência estarem obstruídas. Isso ocorre devido à idade das tubulações. Por isso, é necessária uma avaliação na hidráulica da casa. Se esse for o caso, os problemas com corrosão e incrustação deverão ser sanados para aumentar a pressão do chuveiro.

Uma opção para garantir que as tubulações recebam água limpa é a instalação de um filtro de entrada. Ele tem a função de retirar todas as impurezas presentes na água, deixando a água limpa antes mesmo de entrar na caixa d’água.

A instalação hidráulica não é muito fácil de ser avaliada em uma casa ou apartamento, principalmente pelo fato de estar embutida nas paredes. No entanto, existem alguns indícios que sinalizam o problema e devem ser investigados nos banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Confira o que pode apontar que a instalação hidráulica necessita de reforma:

  • água enferrujada: quando, logo após abrir a torneira, a água sai com uma cor alaranjada, ou quando existem sinais de ferrugem no caminho da água nas pias. O problema indica a existência de tubulações em ferro galvanizado — comum em instalações bem antigas;
  • falta de pressão: a água sai das torneiras lentamente e, em alguns momentos, por somente um fio. Tais indícios podem ser indicativos de tubulação obstruída em decorrência de ferrugem ou entupimentos;

Contar com um profissional especializado para encontrar as melhores soluções é a melhor alternativa para esse tipo de situação hidráulica.

Veja se os dimensionamentos estão adequados

Tubulações e conexões instaladas com dimensionamentos inadequados e sem o mínimo de atenção e cuidado podem trazer sérios prejuízos — corre-se o risco de vazamentos e pouco fluxo de água. O sistema hidráulico deverá ser avaliado para saber se ele necessita de reparos e até de uma troca.

Como você conferiu neste artigo, a primeira alternativa para lidar com a baixa pressão talvez seja investir em um chuveiro com pressurizador. No entanto, em alguns casos, aumentar a pressão do chuveiro requer uma análise mais completa do estado das tubulações.

Para realizar esse serviço da melhor forma possível, é preciso contar com peças de qualidade. Acesse nosso site e conheça nossos produtos!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.