Veja 3 tipos de aquecedores de água e saiba como escolher o melhor

O aquecedor de água garante o conforto e o aconchego de ter em casa aquela água quentinha no momento que precisamos. No entanto, na hora de escolher o modelo ideal, ficamos em dúvida em meio aos vários tipos de aquecedores disponíveis no mercado.

O fato é que, diante de um cenário em que se busca a preservação do meio ambiente, uma das preocupações envolve o uso racional da energia elétrica. Desse modo, é razoável que busquemos outras alternativas relacionadas ao aquecimento da água, como a opção a gás ou solar.

Neste post, você vai conhecer alguns tipos de aquecedores de água, assim como suas principais características. Continue a leitura e confira!

1. Aquecedor a gás

Existem, no mercado, duas opções de aquecedor a gás: de acumulação e de passagem. Essas duas alternativas são usadas com o gás natural (GN) — como o que é encanado e disponibilizado em várias cidades ou com o GLP, o conhecido gás de botijão. É importante selecionar o aparelho que funciona com o gás correto disponibilizado na residência.

Aquecedor a gás de passagem

O aparelho efetua o aquecimento da água no momento que o ponto de consumo é aberto. Ao detectar fluxo de água, o aquecedor entra em funcionamento, e interrompe no momento que se fecha o registro da ducha ou da torneira.

Portanto, trata-se de uma opção econômica, tendo em vista que ele só é ativado quando houver utilização do sistema, ou seja, ele se mantém desligado até que surja uma necessidade de uso.

Aquecedor a gás por acumulação

O aparelho é bem maior que o aquecedor de passagem, porque a água é aquecida previamente e é armazenada no seu reservatório térmico, aguardando a abertura de um ponto de consumo.

Trata-se de uma excelente opção para quem busca um sistema que atenda a diversos pontos de alta vazão e também é indicado para casas com banheiras.

Porém, quando a água quente do reservatório é esgotada leva um certo tempo para que seja reposta e reaquecida, e pelo seu tamanho este equipamento requer um espaço maior no local onde será instalado.

2. Aquecedor elétrico de acumulação

Também conhecido como boiler, esse aquecedor produz água quente com bastante eficiência, principalmente quando há diversos pontos de aquecimento na residência, utilizando a fonte energética de aquecimento diferente.

Fornece água quente às saídas designadas pelo proprietário,

3. Aquecedor solar

Devido à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, os aquecedores solares estão em alta. É uma fonte de energia limpa e inesgotável. Seu uso representa uma grande economia de energia elétrica.

Trata-se de uma opção vantajosa quando é grande a demanda de água quente. O sistema deve ser bem dimensionado para aproveitar o máximo da luz solar. Vale lembrar que, com o tempo, essa alternativa vem se tornando mais acessível.

Como você conferiu neste conteúdo, existem diferentes tipos de aquecedores de água. Por isso, é muito importante adquirir esse item em uma loja idônea e conhecida, como a Casa Mimosa, que disponibiliza as melhores marcas para os seus clientes.

Consulte sempre um profissional para especificar a hidráulica na instalação destes produtos, para promover a recirculação de água quente, evitando que a água fria fique parada na tubulação.

Gostou do post? Acesse, então, nosso site e se surpreenda com a variedade de aquecedores para as mais diversas necessidades.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.