Acabamentos

Como fazer e apresentar um projeto hidráulico para o cliente?

setembro 28, 2018

Depois de desenvolver todo o projeto de hidráulica, chega a hora de apresentar as suas ideias ao cliente para que ele feche negócio. A apresentação pode gerar insegurança no início, mas conforme novos clientes forem aparecendo, elas vão se tornando mais fáceis.

Toda pessoa que você atender precisa sentir a segurança de que o serviço será realizado com economia e alto desempenho. Por isso, saber como fazer um projeto hidráulico e apresentá-lo da maneira correta é tão importante.

Neste texto, confira algumas dicas que separamos para você atingir esses objetivos e cativar seu cliente para fechar negócio.

Desenvolvimento do projeto de hidráulica

Essa etapa não deve ser subestimada. O instalador hidráulico precisa de todas as informações possíveis sobre a tubulação para que tudo seja bem-feito e não gere problemas. Um projeto padrão completo apresenta os seguintes elementos.

Planta baixa

Esse material deve conter todos os símbolos que representam os componentes de uma instalação, bem como a posição de cada um no ambiente — isso inclui itens como chuveiro, tanque, caixa de gordura, bacia sanitária etc.

A legenda é outro recurso importante da planta baixa e precisa estar coerente com a simbologia empregada. Afinal, os sinais e marcações podem variar de um projeto para outro, o que exige atenção no momento de fazer a leitura.

É importante que tanto os pontos de água quanto os de esgoto sejam especificados na planta baixa. Esses detalhes podem ser modificados na fase inicial do projeto, por isso, é crucial que cliente e profissional estejam alinhados no momento de discutir as possibilidades.

Desenho isométrico

Esse é um recurso essencial para a compreensão de um projeto de hidráulica, já que complementa as representações da planta baixa e facilita a identificação de cada elemento. Assim como outros materiais técnicos, deve ser feito em escala e conter todas as simbologias necessárias.

Também conhecido como perspectiva, o desenho isométrico é um esquema tridimensional composto por três eixos coordenados. Com ele você pode representar diversos ambientes que recebem pontos de água e de esgoto, a exemplo de banheiros, cozinhas e lavanderias.

Esquema vertical

Essa representação também atua como complemento da planta baixa e serve para indicar os pontos de esgoto e de água (fria e quente) em uma vista de frente. O objetivo é visualizar os elementos que ficam situados em superfícies verticais, como paredes e divisórias internas.

Inclusive, por conta da posição em relação ao observador, fica mais fácil compreender a altura de cada item do projeto, bem como as distâncias mantidas entre diferentes pontos.

Detalhes específicos

Especificações maiores são feitas em formas de notas. Elas orientam aspectos como as escalas a serem trabalhadas, os tipos de materiais necessários, as distâncias definidas em cada instalação, as técnicas de execução, entre outros processos.

Vale lembrar que todo bom profissional deve ter como base a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso porque existem instruções importantes para cada tipo de serviço, seja a instalação de caixa d’água, seja uma simples manutenção.

Montagem da apresentação

Não basta saber como fazer um projeto hidráulico perfeito se você não tiver as condições ideais para explicá-lo. Veja agora como elaborar uma apresentação completa.

Foque na dor do cliente

Para capturar a atenção do cliente, foque no problema a ser resolvido. Para o instalador hidráulico, pode ser apenas uma troca de parte da tubulação, mas para o morador isso significa melhoria na qualidade de vida.

Ninguém quer ter inundações em casa ou problemas dessa natureza. Tente se colocar no lugar do cliente para cada situação e adapte a sua maneira de falar para se apresentar como a pessoa que está no local para trazer soluções.

Padronize as apresentações

Essa dica facilita muito quando se tem um grande volume de orçamentos e propostas para apresentar. Conforme você desenvolver um modelo, utilize ele como base para os outros que virão. Dessa forma, será mais difícil esquecer alguma informação importante.

Organize as suas ideias

Para que o cliente entenda o projeto de hidráulica, a apresentação deve estar clara e objetiva. A lógica é que ela tenha um início, meio e fim. Portanto, antes de finalizar, leia a proposta e certifique-se de que ela fará sentido para outras pessoas.

Apresentação do projeto de hidráulica

Tudo pronto para expor suas soluções para o cliente? Confira algumas práticas que podem ser bastante úteis nesse momento.

Planeje o seu discurso

Tenha em mente o que será dito durante a apresentação. Mostre como o seu projeto resolve os problemas e como a proposta funciona. O cliente precisa entender como cada tipo de serviço vai beneficiar a moradia. Portanto, conte como foi o desenvolvimento da solução de maneira contextualizada.

Quebre o gelo

Antes de começar a apresentação, seja gentil e educado com o cliente. Às vezes, pode haver um período longo de silêncio por causa da falta de intimidade. Por isso, tente puxar um assunto leve no início. Algumas dicas incluem falar sobre o tempo, o resultado de um jogo de futebol ou outro assunto atual.

Venda valor

O mercado de trabalho de instalador hidráulico é concorrido e, muitas vezes, o cliente decide o profissional pelo preço. Para fugir dessa guerra, agregue valor ao seu serviço e se destaque no mercado.

Na sua apresentação, deixe os preços por último. O ideal é começar mostrando como você estudou a dor do cliente, como foi a evolução do projeto e os benefícios que ele vai ter com o seu trabalho. Nesse momento, vale citar vantagens como:

  • economia — um bom profissional sabe exatamente as peças necessárias para o reparo ou adequação de um sistema. Assim, consegue evitar o desperdício de materiais, promovendo economia;
  • prevenção de problemas — um serviço de qualidade mantém tudo funcionando corretamente, por muito mais tempo. Em longo prazo, isso significa redução de patologias, de custos e de incômodos;
  • diminuição de erros — contar com um especialista é garantir que o projeto de hidráulica será executado da melhor forma possível, de maneira a tornar a obra mais segura e eficiente;
  • manutenção adequada — serviços de inspeção e possíveis consertos também terão mais qualidade com o trabalho de um profissional capacitado.

Pontos como esses ajudam a explicar quão relevante é a presença de um instalador hidráulico durante uma construção ou reforma. Deixe tudo claro durante a apresentação para que o cliente entenda os diferenciais e, só depois, mostre os preços.

Invista nas indicações

Procure contar com a recomendação de clientes que já foram atendidos e que ficaram satisfeitos com o resultado. As pessoas gostam de ajudar, então, peça para algumas falarem o porquê de terem gostado do seu serviço. Use esses depoimentos a seu favor e você ampliará a sua atuação.

A apresentação de um projeto de hidráulica é a parte final para conquistar o seu cliente e mostrar domínio sobre o assunto. Com uma boa apresentação, qualquer pessoa poderá entender melhor o seu ponto de vista e fazer perguntas, se tiver alguma dúvida. Portanto, esteja preparado para responder a eventuais questionamentos.

Gostou das orientações sobre como fazer um projeto hidráulico e das dicas de apresentação? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!

You Might Also Like

3 Comments

  • Responder Como fazer a reforma de cozinha pequena? Descubra aqui! - Blog - Casa Mimosa HidráulicaBlog – Casa Mimosa Hidráulica dezembro 24, 2018 at 1:35 pm

    […] evitar problemas futuros, faça um bom projeto hidráulico. Em reforma de cozinha alguns profissionais ignoram as instalações hidráulicas, o que impede […]

  • Responder Peças de hidráulica: conheça os termos técnicos! - Blog - Casa Mimosa HidráulicaBlog – Casa Mimosa Hidráulica janeiro 16, 2019 at 2:12 pm

    […] No campo da instalação hidráulica, essa verdade se repete. Expressões como “joelho” têm outro significado nesse ramo. Dessa forma, conhecer a linguagem no qual você trabalha é fundamental para ser um bom profissional, além de aumentar o prestígio e a autoridade ao dialogar com outros colaboradores e com os clientes. […]

  • Responder Tipos de calhas: descubra qual é a melhor para você - Blog - Casa Mimosa HidráulicaBlog – Casa Mimosa Hidráulica janeiro 16, 2019 at 2:19 pm

    […] qual escolher para cada situação. Com isso, você aumentará o seu poder de argumentação com o cliente, além de estar melhor preparado para realizar os serviços nessa parte da […]

  • Leave a Reply