Acabamentos

Como apresentar um projeto de hidráulica para o cliente?

setembro 28, 2018
Tempo de leitura 3 min

Depois de desenvolver todo o projeto de hidráulica, chega a hora de apresentar as suas ideias ao cliente para que ele feche negócio. A apresentação pode gerar insegurança no início, mas, conforme novos clientes forem aparecendo, elas vão se tornando mais fáceis.

O cliente precisa sentir a segurança de que o serviço será realizado com economia e alto desempenho. Por isso, a forma como o projeto é apresentado é tão importante.

Neste texto, confira algumas dicas que separamos para você montar um projeto completo e fazer uma apresentação que cative o seu cliente para fechar negócio.

Desenvolvendo o projeto de hidráulica

O projeto de hidráulica não deve ser subestimado. O instalador hidráulico precisa de todas as informações possíveis sobre a tubulação para que tudo seja bem-feito e não gere problemas no futuro. Um projeto padrão completo apresenta:

  • planta baixa;
  • detalhe de esgoto;
  • desenho isométrico;
  • esquema vertical;
  • detalhes específicos.

Montando a apresentação

Foque na dor do cliente

Para capturar a atenção do cliente, foque no problema que deve ser resolvido. Para o instalador hidráulico, pode ser apenas uma troca de parte da tubulação — mas para o morador, isso significa melhoria na qualidade de vida.

Ninguém quer ter inundações em casa ou problemas dessa natureza. Tente se colocar no lugar do cliente para cada situação e adapte a sua maneira de falar para se colocar como a pessoa que está aqui para trazer soluções.

Padronize as apresentações

Esta dica facilita muito quando se tem um grande volume de orçamentos e propostas para apresentar. Conforme você desenvolver um modelo, utilize ele como a base para os outros que virão. Dessa forma, será mais difícil esquecer alguma informação importante.

Organize as suas ideias

Para que o cliente entenda o projeto de hidráulica, a apresentação deve estar clara e objetiva. A lógica é que ela tenha um início, meio e fim. Leia a proposta e certifique-se de que ela faça sentido.

Apresentando o projeto de hidráulica

Planeje o seu discurso

Tenha em mente o que será dito durante a apresentação. Mostre como o seu projeto resolve os problemas do cliente e as soluções que estão sendo propostas. O cliente precisa entender como isso vai beneficiar a moradia. Portanto, conte como foi o desenvolvimento da solução de maneira contextualizada.

Quebre o gelo

Antes de começar a apresentação, seja gentil e educado com o cliente. Às vezes, pode ficar um silêncio longo por causa da falta de intimidade. Por isso, tente puxar um assunto leve no início. Algumas dicas são falar sobre o tempo, algum resultado de jogo de futebol ou outro assunto atual.

Venda valor

O mercado de trabalho de instalador hidráulico é concorrido e, muitas vezes, o cliente decide o profissional pelo preço. Para fugir dessa guerra, agregue valor ao seu serviço e se destaque no mercado.

Na sua apresentação, deixe os preços por último. Primeiro, mostre como você estudou a dor do cliente, como foi a evolução do projeto, os benefícios que ele vai ter e, então, mostre os preços.

Além disso, conte com a recomendação de clientes que já foram atendidos e que ficaram satisfeitos com o resultado. As pessoas gostam de ajudar: peça para algumas falarem sobre o porquê de terem gostado do seu serviço e use isso a seu favor.

A apresentação de um projeto de hidráulica é a parte final para conquistar o seu cliente e mostrar o seu domínio sobre o assunto. Durante a apresentação, o cliente poderá entender melhor o seu ponto de vista e fazer perguntas se tiver alguma dúvida. Portanto, esteja preparado para responder a eventuais questionamentos.

Gostou das nossas dicas de apresentação? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!

Você também pode gostar

3 Comentários

  • Responder Como fazer a reforma de cozinha pequena? Descubra aqui! - Blog - Casa Mimosa HidráulicaBlog – Casa Mimosa Hidráulica dezembro 24, 2018 at 1:35 pm

    […] evitar problemas futuros, faça um bom projeto hidráulico. Em reforma de cozinha alguns profissionais ignoram as instalações hidráulicas, o que impede […]

  • Responder Peças de hidráulica: conheça os termos técnicos! - Blog - Casa Mimosa HidráulicaBlog – Casa Mimosa Hidráulica janeiro 16, 2019 at 2:12 pm

    […] No campo da instalação hidráulica, essa verdade se repete. Expressões como “joelho” têm outro significado nesse ramo. Dessa forma, conhecer a linguagem no qual você trabalha é fundamental para ser um bom profissional, além de aumentar o prestígio e a autoridade ao dialogar com outros colaboradores e com os clientes. […]

  • Responder Tipos de calhas: descubra qual é a melhor para você - Blog - Casa Mimosa HidráulicaBlog – Casa Mimosa Hidráulica janeiro 16, 2019 at 2:19 pm

    […] qual escolher para cada situação. Com isso, você aumentará o seu poder de argumentação com o cliente, além de estar melhor preparado para realizar os serviços nessa parte da […]

  • Deixe um comentário

    Scroll Up