Destaque

Silicone para vedação: como usar e quais os benefícios do material?

outubro 19, 2020

O silicone para vedação é uma excelente alternativa para solucionar determinados problemas, como vedar janelas e box de banheiro, cuidar de vazamentos em pias, vasos sanitários etc. Ter esse produto à disposição é sempre muito prático, pois é um material versátil e bem fácil de ser aplicado.

No entanto, existem variedades do produto no mercado que se diferenciam em alguns aspectos e confundem até os mais experientes. Saber suas características pode ajudar bastante na hora de adquirir o produto mais indicado para cada caso.

Dito isso, os produtos mais facilmente encontrados no mercado são: o selante de silicone neutro e o selante de silicone acético. O do tipo neutro é o mais comum e, por isso, denominado “de uso geral”, ou seja, o mais utilizado pela maioria das pessoas.

Vamos saber mais sobre o silicone para vedação e como aplicá-lo? Continue a leitura e confira!

Quais são os tipos de silicone para vedação?

De origem mineral e derivados de quartzo, os silicones podem ser encontrados em forma de emulsão, fluidos, resinas etc. São duráveis e resistentes ao sol, chuva, frio e calor. Também são perfeitos para aplicação em vidro, box de banheiro, aquário, entre outros. Confira alguns detalhes sobre os tipos mais comuns!

Silicone neutro (universal)

De todos os tipos, o silicone neutro é o mais versátil e ideal para a vedação de uma forma geral. No caso de qualquer dúvida na hora da compra, opte sempre por esse tipo, visto que sua aplicação abrange uma gama maior de materiais. O item leva em média 72 horas para curar, mas dependendo da espessura utilizada na aplicação e das condições ambientais, esse tempo pode aumentar ou diminuir.

Silicone acético

O selante acético conta com uma alta resistência e elasticidade. Tem um odor semelhante ao do vinagre — devido ao ácido presente. Quando em contato com algumas superfícies, pode oxidá-las, manchá-las e até enferrujá-las. Por isso, o ideal é usá-lo em espaços internos com alta umidade.

Esse selante tem as seguintes indicações: vedação em banheiro, cozinha e outras superfícies que têm contato com a água. Adere bem em superfícies não porosas, como vidros e cerâmica. Porém, não está indicado para vedação em materiais como latão e zinco.

Cuidados:

  • aguardar de 5 a 10 dias para pintar a região com selante;
  • evitar contato com a água de 4 a 6 horas após a aplicação.

Silicone estrutural

É um silicone de alta resistência, geralmente, usado na construção civil — visto que é capaz de segurar grandes estruturas com peças de vidro. Trata-se de um material fundamental em projetos de arquitetura inovadores e criativos.

Qual o tempo de secagem de um selante de silicone?

Uma dúvida comum na hora da aplicação do selante de silicone é quanto ao tempo de cura. Veja os fatores que influenciam a secagem:

  • nível de umidade do ambiente;
  • composição do produto;
  • espessura da camada que foi aplicada;
  • local de aplicação;

O produto do tipo ácido leva em média 5 horas para secar. O neutro, por sua vez, precisa do dia todo para uma secagem total. Isso, levando-se em consideração que foi aplicada uma camada de selante. No entanto, a embalagem de cada produto menciona o tempo médio de secagem.

Como aplicar o selante de silicone?

Vamos dar aqui um passo a passo simples para a aplicação do selante de silicone. Utilizar a pistola pode facilitar bastante esse processo. Confira!

1º passo

A primeira coisa a fazer é limpar e secar a superfície que receberá o selante, visto que determinadas partículas podem influenciar a aderência do produto.

2º passo

Limite a área de aplicação do produto com fita adesiva

3º passo

Corte o bico do aplicador conforme o tamanho do local onde será aplicado o selante, utilizando o produto o mais uniformemente que puder.

4º passo

Por fim, retire a fita adesiva antes que o produto comece a secar e passe uma colher de plástico (molhada com água) para nivelar a aplicação.

Como você conferiu neste artigo, o selante para silicone é um produto extremamente útil e essencial para resolver problemas que não podem esperar. Utilizá-lo é simples, basta seguir nossas dicas.

Gostou deste conteúdo? Leia, então, outro artigo muito interessante que fala sobre o que não pode faltar na mala do instalador!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply