Veja como detectar infiltração na parede

instalador hidráulico que deseja realizar pequenos serviços e reparos em imóveis deve estar atento quanto às infiltrações, problemas clássicos da construção que podem afetar vários aspectos dos frequentadores do espaço, como saúde e segurança. Mas você sabe responder como detectar infiltração na parede e quais são as causas e riscos?

Com o intuito de esclarecer essa questão para você, preparamos este artigo. Iniciaremos explicando as causas da infiltração. Em seguida, falaremos sobre os riscos que ela apresenta à saúde dos frequentadores e à segurança. Posteriormente, daremos dicas para detectá-las. Por fim, falaremos sobre a importância da manutenção constante para evitá-las. Acompanhe!

Saiba o que causam as infiltrações

As infiltrações são causadas por umidade, goteira ou problemas com tubulação. As causas são variadas, o que evidencia a importância do diagnóstico da infiltração antes de tomar qualquer medida.

A primeira causa atinge os locais, principalmente, quando não foi feita uma construção e impermeabilização adequada, com materiais capazes de inibir a penetração da umidade na parede. O segundo, por conta de goteiras localizadas, principalmente no telhado. A terceira causa se dá por quebra da tubulação, que pode acontecer pelos mais variados motivos, como aumento da pressão ou idade avançada da instalação hidráulica.

Conheça os riscos das infiltrações

O primeiro risco que a infiltração oferece está ligado diretamente à saúde dos usuários. Isso porque ambientes úmidos são mais propícios ao surgimento de seres nocivos à saúde humana, como ácaros, fungos, mofos, entre outros.

O segundo risco está mais atrelado às questões estruturais que envolvem a construção, pois a umidade deteriora a estrutura, fazendo com que ela perca suas propriedades e, em último caso, pode levar até a queda da edificação. Entre as ações destrutivas promovidas pela umidade em uma construção, destacamos o surgimento de ferrugem nas estruturas metálicas, a perda de coloração nas paredes, a criação de bolsões ocos dentro de pisos e paredes, entre outros.

Veja como detectar infiltrações nas paredes

O primeiro ponto a ser levantado em consideração para saber se há ou não infiltração na casa é avaliar a conta de água. Se houver um aumento repentino, sem justificativa, é provável que algo esteja errado. Logo, você deve analisar a estrutura da casa, especialmente as paredes, locais mais comuns onde surgem as infiltrações.

Entretanto vale ressaltar que as infiltrações podem ter causas indiferentes às instalações hidráulicas, como problemas estruturais, o que torna a vistoria indispensável para quem deseja tratar desse problema em casas, comércios e escritórios.

O primeiro passo para identificar as infiltrações contidas nas paredes é analisar a existência de fissuras, juntas de alvenarias, entre outros. Analise se a parede está com presença de limo ou de mofo. Outra análise que deve ser feita é dar pequenas batidas na parede: se ela estiver oca, a chance de infiltração é alta. Por fim, analise as contas de água dos últimos meses.

Confira a importância da manutenção constante para evitar as infiltrações na parede

Há um velho ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar. Infiltrações são problemas graves e muito trabalhosos de serem consertados, pois demandam, geralmente, um quebra-quebra no ambiente. Dessa forma, o melhor a ser feito é um trabalho preventivo, analisando a instalação hidráulico e construção do imóvel (seja ele residencial ou comercial) antes do problema acontecer, preservando, assim, a qualidade de vida dos usuários.

Agora que você já sabe como detectar um quadro de infiltração na parede, além dos seus riscos e de suas causas, ofereça o serviço aos seus clientes apresentando essas informações. Alerte-os da importância destes serviços para manutenção da saúde e segurança, além de economizar na conta de água.

Quer aperfeiçoar os seus conhecimentos? Confira este outro artigo em que abordamos os principais problemas hidráulicos encontrado em residências!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.