Reforma

Descubra agora como resolver o problema de infiltração em janelas!

janeiro 7, 2021

Construções novas não estão livres de infiltração em janelas. De fato, o problema atinge casas e apartamentos de qualquer idade. Ele ocorre com mais frequência em períodos chuvosos, em que é comum a água da chuva penetrar por alguma parte mal vedada ou mesmo devido à má instalação de janelas.

Em imóveis novos, geralmente, passam despercebidos pela vistoria. Nos mais velhos, algumas diferenças podem surgir em volta da janela com o passar do tempo. Isso ocorre devido à movimentação natural, que acontece em construções — dando origem a infiltrações que mancham a tinta e desencadeiam o mofo.

Neste conteúdo, vamos dar algumas dicas de como resolver o problema de infiltração em janelas. Continue conosco e confira!

Aplique selante

É essencial, antes de qualquer coisa, saber qual o tipo de superfície em que o selante será aplicado para podermos escolher o item ideal. Dessa forma, garante-se a eficácia do produto e um perfeito trabalho de vedação de uma brecha ou irregularidade na janela.

Superfícies em concreto e alumínio devem receber selantes de cura neutra — ressaltando que os selantes de cura acética não devem ser aplicados em locais com cimento e concreto.

Veja o passo a passo da aplicação:

1. Para começar, é preciso identificar onde está ocorrendo a infiltração e esperar que a parede fique bem seca.

2. Depois, devemos eliminar todo o pó do local e sujeira com a ajuda de uma escovinha.

3. Após isso, proteja as bordas que receberão o selante com fita isolante. Dessa forma, o local ficará com um bom acabamento.

4. A seguir, aplique o selante entre o caixilho e a parede, e nas regiões que notar que ocorre infiltração. Para isso, use uma espátula e não poupe o produto para, assim, garantir que as brechas sejam preenchidas.

5. Por fim, retire a fita isolante. Lembre-se que a cura do selante de silicone ocorre no prazo que leva em média sete dias. No entanto, o local pode ser usado 24 horas após a aplicação.

Instale um toldo sobre a janela

Uma boa forma de garantir que a chuva não entre pela janela e se acumule em seus vãos, provocando infiltrações e até mesmo penetrando no imóvel, é por intermédio de um toldo.

Existem dois tipos básicos de toldos, como o fixo, que não se abre para a entrada de raios solares —, e o retrátil, que é mais versátil e pode ser aberto para permitir a entrada da luminosidade, bem como ser fechado em dias de chuva, evitando que a água penetre pela janela.

Recoloque a pingadeira

A pingadeira é um acabamento utilizado na construção civil com o objetivo de evitar que a água da chuva escorra pelo peitoril da janela, paredes e muros. Ela pode ser feita de diversos materiais e, muitas vezes, uma infiltração provocada por uma janela tem como causador do problema uma pingadeira mal instalada.

Para resolver o transtorno de uma vez por todas, será necessário contar com a ajuda de um profissional capacitado que refará o trabalho.

Na Casa Mimosa você encontra todos os modelos de calhas, pingadeira e rufos de chapa fabricados sob medida.

Como você conferiu neste artigo, a infiltração em janelas pode causar muito transtorno. Para evitar o problema, é aconselhável realizar a manutenção das janelas, especialmente próximo aos períodos chuvosos.

Gostou deste post? Assine, então, nossa newsletter e receba em sua caixa de entrada outros conteúdos interessantes como este!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário