Afinal, como descobrir vazamento de água?

Um dos maiores problemas que podem ocorrer em um imóvel são os vazamentos, pois eles acontecem de forma silenciosa e, por conta disso, requerem uma vistoria bem rigorosa para que o problema seja solucionado. Mas afinal, você, instalador hidráulico, sabe como descobrir vazamento de água em residências, comércios ou escritórios?

Para ajudar você quanto a essa questão, iniciaremos o texto abordando sobre a importância de ser feita essa verificação. Posteriormente, elencaremos uma série de dicas que você pode utilizar para verificar se existe o problema no local. Continue lendo este artigo e entenda como descobrir possíveis vazamentos no imóvel!!

Veja qual é a importância de verificar os vazamentos no imóvel

Vazamentos são perigosos, pois eles são silenciosos e podem causar grandes danos no local, como apodrecimento das estruturas — especialmente as de madeira —, além de deixarem o ambiente úmido e mais suscetível ao surgimento de fungos.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o aumento na conta de água, que vai depender do tamanho do vazamento existente no local. Vale ressaltar que esse problema gera outros prejuízos, como necessidade de reforma, caso ele se perpetue por um longo período.

Alguns vazamentos são mais fáceis de ser identificados, como os que ocorrem em locais visíveis e no alto. Já para os ocultos, é necessário adotar uma série de medidas para identificá-los.

Saiba agora como descobrir vazamento de água

Pesquisa de vazamentos

Para a localização de vazamentos e seu reparo, é necessário fazer a verificação nos seguintes itens: tubulações externas e reservatórios, pontos de uso e consumo — como banheiro e cozinha —, barriletes, boias, bombas e registros. Também é preciso analisar o estado dos equipamentos hidrossanitários, como colunas, ramais e engates.

Por fim, pode-se analisar superfícies de parede e teto, identificando possíveis vazamentos pela existência de mofo, bolor, mudança de cor da tinta, parede fofa, azulejo solto etc.

Há também a chance de existirem vazamentos subterrâneos, que são mais difíceis de ser identificados. Embora existam empresas especializadas nesse assunto, o ideal é acompanhar o consumo para confirmá-los ou não.

Teste de vazamentos em bacias sanitárias

Outro elemento da casa em que ocorrem vazamentos com frequência são as bacias sanitárias. Para averiguar se há vazamentos nesses locais, devem ser feitos três procedimentos.

Para os casos de bacias com caixa acoplada, deve ser colocado um corante (como pó de refresco) dentro da caixa acoplada. Se após algum tempo o corante escorar pelas paredes da bacia, é sinal de que há um vazamento no local.

Para os sanitários com bacia convencional, deve ser colocado corante na água da bacia. Se a água ficar clara a partir de um tempo, é sinal de que há vazamento.

Já nos casos de encanamentos embutidos nas paredes, o teste é sonoro. Para realizá-lo, devem ser dadas algumas batidas na parede nos locais por onde passa o encanamento. Em regiões em que a batida causar um som diferente, talvez seja um sinal de que ali esteja tendo um vazamento.

Teste de vazamento em piscinas

Para averiguar se há vazamento na piscina, deve ser feito um teste utilizando um balde. Ele deve ser colocado com a mesma água da piscina, a 5 cm do topo, e precisa ser mantido amarrado, sem derramar. Os níveis do balde devem ser marcados durante todo o dia. Caso os níveis da piscina sejam alterados mais que os do recipiente, há vazamento.

Verificação de consumo

Por fim, o método mais fácil de ser feito é a verificação do consumo. Deve-se fechar todos os registros e pontos de água do imóvel e acompanhar o hidrômetro (relógio de entrada de água) para certificar que o mesmo não continua “rodando”. Se continuar processando consumo mesmo com todos os pontos de água fechados, a chance de haver um vazamento é grande.

A analise do consumo de cada mês também é essencial. Caso ocorra um aumento inexplicável na conta de energia, a possibilidade de existir um vazamento é grande. Após essa etapa de análise, se existir grande diferença entre o consumo do mês atual e o anterior, devem ser investigadas os possíveis locais do vazamento e suas causas.

Sendo assim, saber como descobrir vazamento de água é o primeiro passo que você, instalador hidráulico, deve realizar nos consertos que se propuser a fazer. Siga as dicas que elencamos e tenha bastante paciência e determinação, agindo com sabedoria para realizar o serviço e fazer o orçamento.

Agora que você já sabe como descobrir vazamentos de água no imóvel, deixe um comentário neste post com sua dúvida ou contribuição sobre o assunto!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.