Fique atento aos principais sinais de umidade na sua casa

Manter a atenção redobrada quanto a alguns sinais de umidade em casa é essencial para evitar que determinados problemas de vazamentos e infiltrações evoluam. Se nenhuma medida for tomada, além da aparência da residência, que fica comprometida, a umidade pode trazer alguns prejuízos.

Por isso, observar se há mofos, manchas na pintura e até queda de rebocos são sinais relevantes que podem apontar sérios problemas. Eles devem ser resolvidos o mais rápido possível, uma vez que até a saúde da família pode ser atingida.

Neste conteúdo, vamos citar os principais sinais de umidade que apontam algum problema no imóvel. Continue a leitura e confira!

wQuais são os principais sinais de umidade?

Algumas imperfeições nas paredes da casa podem sinalizar problemas de umidade. Veja os principais!

Mofo

O surgimento de mofo é um dos primeiros alertas de que há umidade na residência. Ele se instala, geralmente, onde há pouca circulação de ar, como em locais sem janelas, atrás de camas, entre outros.

Além do aspecto visual desagradável que ele causa na aparência da casa, ele compromete a pintura e a estrutura do ambiente que apresenta o problema. O mofo representa também um risco para a saúde, desencadeando, em algumas pessoas, alergias e outros problemas respiratórios.

Os moradores devem ficar atentos, quanto ao surgimento do mofo em períodos de chuva. Se a casa apresentar um odor forte característico do mofo e manchas nas paredes e móveis, é recomendável chamar um especialista para avaliar o problema.

Bolhas nas paredes

Além do mofo, existe outro problema que é perceptível e que também sinaliza umidade no interior de uma residência, que são as bolhas nas paredes. Isso ocorre devido à umidade do ar, o mofo se infiltra na tinta e acaba formando erupções que deformam a pintura.

Em casos mais sérios, essas bolhas se alastram pela parede toda e acabam provocando um grande estrago na pintura, que acaba por descascar. O problema é que mesmo que você retire a tinta e pinte tudo novamente é necessário impermeabilizar o local, pois se o que tiver provocando as bolhas não for sanado, a questão, certamente, voltará.

Danos nos eletrônicos e eletrodomésticos

A umidade pode atingir também os eletrônicos, o excesso de umidade em alguns ambientes pode penetrar no interior desses aparelhos e comprometer o seu funcionamento. São microscópicas partículas de água, que com o tempo vão oxidando os componentes internos desses equipamentos. Podem ser:

Ferrugem em estruturas de metal

Outro alerta de que sua casa está com umidade em excesso é o surgimento de ferrugem em móveis e itens de metais como, cadeira, puxadores, mesas, torneiras, cubas, pias, dentre outros. Além de afetar a estrutura desses objetos, ela tem um odor bem desagradável que incomoda. Outro item de casa que é afetado pela umidade é o espelho que ganha um aspecto bem envelhecido.

Quais são as causas de umidade em excesso?

A umidade pode ter inúmeras causas. No entanto, identificá-las e garantir que sejam sanadas vai evitar que os problemas evoluam. Por isso, é fundamental contar com um profissional de hidráulica para avaliar o problema, identificar as causas e encontrar soluções. Veja os principais causadores da umidade em excesso!

  • umidade por capilaridade: as áreas mais baixas das paredes são afetadas devido à umidade do solo;
  • umidade de infiltração: pode ser por algumas causas, como por uma vedação deficiente que possibilita a entrada de água da chuva ou mesmo por uma impermeabilização malfeita;
  • umidade após a obra: secagem dos materiais utilizados durante a construção do imóvel é um processo que requer tempo, muitas vezes esse tempo não é respeitado, causando infiltrações e outros problemas.

Como você conferiu neste conteúdo, é bem comum surgir sinais de umidade em casa. No entanto, adquirir produtos impermeabilizantes de qualidade é fundamental. Na Casa Mimosa é possível encontrar qualquer produto de hidráulica e das melhores marcas!

Gostou deste conteúdo? Existe muita umidade na sua casa? Se houver algum problema dessa natureza e houver necessidade de algum produto de vedação ou impermeabilizante, entre em contato conosco. Temos tudo que você precisa em hidráulica!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.