Tipos de calhas: descubra qual é a melhor para você

O telhado é um dos elementos mais importantes de uma casa, pois ele contribui para que a edificação exerça o seu papel primordial: o de proteger o ser humano das intempéries, como sol, chuva, vento etc. Ao longo do tempo, essa estrutura foi mudando de acordo com o avanço da técnica, mas os princípios permaneceram, basicamente, os mesmos. Dessa forma, você saberia responder quais são os tipos de calhas mais usados?

Antes de responder a essa questão, precisamos definir calha como elemento do telhado que serve para receber a água e direcioná-la a um local seguro. Dessa forma, para compor esse elemento, há várias possibilidades em relação aos materiais.

Falaremos sobre os principais deles: chapa galvanizada, alumínio, inox e PVC. Continue lendo e saiba tudo sobre as calhas de piso para melhorar a sua qualificação de instalador hidráulico.

Conheça os tipos de calhas, suas funções e qual utilizar em cada situação

Vamos começar mostrando os principais modelos oferecidos aqui na Casa Mimosa. Podem ser fabricadas sob medida. Conheça e descubra qual o ideal para cada situação.

Calhas de chapa

As calhas de chapa apresentam diversas vantagens: são mais baratas, com maior durabilidade e protegem as estruturas da edificação, fazendo com que se evite a proliferação de fungos e limo nas paredes e pisos do imóvel, além de ser o material mais fácil para receber pintura, depois da camada de primer.

Há vários tipos de calhas de chapa, mas, em geral, as principais são: galvanizada, alumínio, inox e a de PVC. Cada uma serve para um tipo específico de edificação e de clima. Converse com o vendedor e veja qual ele mais indica para cada caso.

Alertamos, por exemplo, que a calha de inox e alumínio são mais indicadas para regiões litorâneas e para quem precisa de uma peça exposta. Confira os tipos de calhas de chapa!

Calha de alumínio

O alumínio é um material bem forte e resistente à maresia. Além disso, um suporte feito com esse material resiste bem mais a chuvas fortes que, geralmente, tendem a derrubar essas estruturas. O material pode receber um acabamento de pintura eletrostática que, além da proteção do produto, garante um visual caprichado.

Calhas de aço galvanizado

As calhas de aço galvanizado são também muito utilizadas e têm o preço mais em conta, quando comparadas aos tipos. No entanto, o material está suscetível à corrosão. É necessário usar um primer. Que garantirá a sua durabilidade, bem menor que as calhas de alumínio e inox. Por isso, não é indicada em regiões litorâneas, que têm o fator da maresia que contribui ainda mais com o problema.

Calhas em PVC

O PVC é um material de fácil instalação, tem um custo maior. Sua aplicação é mais simples porque as junções são feitas apenas com vedação de borracha, tem uma boa durabilidade e que desempenha bem a sua função. Temos modelos pré-fabricados, sob encomenda.

Saiba o que considerar antes de instalar a calha no telhado

A escolha do material para a calha não deve ser feita ao acaso, mas sim, levando-se em consideração uma série de fatores que envolvem a própria construção. Por exemplo, estrutura do telhado, condições externas, quantidade de chuvas na região.

Dessa forma, ao fazer a manutenção do telhado, saiba sobre os diferentes tipos de calhas, quais são as qualidades de cada um nas mais diferentes situações e qual escolher para o seu caso. Com isso, você aumentará o seu poder de argumentação com o cliente, além de estar mais bem preparado para realizar os serviços nessa parte da casa.

Veja o passo a passo de como instalar as calhas

Para que se tenha uma noção geral de como as calhas devem ser instaladas, montamos um passo a passo simples. Confira!

Passo 1: una as calhas

Na hora de unir as calhas, sobreponha de 10 a 15 centímetros entre elas. Depois, com o veda calha, faça linhas de junção.

Não se esqueça de, na hora da vedação, proteger também os rebites, no caso de calhas longas, em calhas pequenas não usa-se rebites, com o veda calha. Trata-se de um passo importante, visto que é nesse momento que podem ser evitados os futuros vazamentos.

Passo 2: instale os bocais e cabeceiras

Nos modelos fabricados em PVC os bocais, cabeceiras são peças pré-fabricadas, que podem ser posicionadas no momento da instalação.

Nas Calhas de chapa, existem as saídas que são pré-fabricadas, semelhante ao que acontece com as calhas de PVC. Para as calhas fabricadas sob medidas, o mais utilizado são os bocais, que são colocados no ato da instalação levando em conta a largura e o comprimento.

Passo 3: monte os suportes

Para se montar os suportes, deve-se respeitar o espaçamento, que precisa ficar entre 1,20m e 1,80m. Na verdade, esse espaçamento deve ser calculado de acordo com o tamanho da calha e a quantidade de água que passará por ela. Não se esqueça, porém, de demarcar uma linha mestra, que manterá os suportes devidamente alinhados.

Passo 4: instale a calha

Esse passo requer cuidados, primeiramente, porque a calha deve ser colocada sobre o suporte sem que se force ou fique folgada. Após encaixar as calhas, faça a ligação nos bocais do sistema de drenagem.

Observe que o encanamento de descida deve ser compatível com o tamanho da calha. Vale lembrar, que em residências de dois andares, o dimensionamento deve corresponder, em geral, a DN 75mm ou DN 100mm.

Passo 5: coloque as grelhas

Após a calha já estar totalmente instalada, é hora de encaixar as grelhas nos bocais. Elas protegem o material contra folhas e outros objetos que podem obstruir a passagem da água.

Passo 6: faça o teste

Para isso, posicione uma mangueira no meio da calha e ligue a torneira na força máxima. Esse passo é para observar se não há vazamentos. Se notar que está passando água em algum ponto, refaça o serviço no local.

Dica: é comum o acúmulo de folhas, sujeiras e diversos tipos de materiais, que comprometem o funcionamento e causam entupimentos na calha, gerando prejuízos. Observe quando a água já não flui com naturalidade por ela e efetue a limpeza a cada três meses. Para evitar o entupimento do bocal, use a grelha neste local.

Como você conferiu neste post, escolher os tipos de calhas que mais se adéquam à construção é uma etapa importante na obra ou reforma da casa. Siga nossas dicas e garanta um sistema de escoamento sem problemas!

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de calha para instalar no telhado, veja onde comprar diversos tipos de calha de PVC!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.