Acabamentos

Tipos de calhas: descubra qual é a melhor para você

janeiro 15, 2019
Tempo de leitura 3 min

O telhado é um dos elementos mais importantes de uma casa, pois ele contribui para que a edificação exerça o seu papel mais importante: o de proteger o ser humano das intempéries, como sol, chuva, vento etc. Ao longo do tempo, essa estrutura foi mudando de acordo com o avanço da técnica, mas os princípios permaneceram basicamente os mesmos. Dessa forma, você saberia responder quais são os tipos de calhas mais usados?

Antes de responder a essa questão, precisamos definir calha como elemento do telhado que serve para receber a água e direcioná-la a um local seguro. Dessa forma, para compor este elemento, há várias possibilidades em relação aos materiais. Falaremos sobre os principais deles: chapa, PVC e piso em PVC. Continue lendo e saiba tudo sobre as calhas para melhorar a sua qualificação de instalador hidráulico.

Conheça os tipos de calhas, suas funções e qual utilizar em cada situação

Calhas de chapa

As calhas de chapa são, em geral, mais baratas, porém um pouco mais difíceis de serem instaladas. Entretanto, apresentam diversas vantagens, como maior durabilidade e proteção às estruturas da edificação, fazendo com que se evite a proliferação de fungos e limo nas paredes e pisos do imóvel, além de ser o material mais fácil para receber pintura.

Há vários tipos de calhas de chapa, mas, em geral, os principais são: galvanizada, alumínio e inox. Cada um serve para um tipo específico de edificação e de clima. Converse com o vendedor e veja qual ele mais indica para cada caso. Alertamos, por exemplo, que a calha de inox é mais indicado para regiões litorâneas, por exemplo.

Na Casa Mimosa você encontra todos os modelos de calhas e rufos de chapa fabricados sob medida.

Calhas em PVC

O PVC é um material de fácil instalação, e excelente custo-benefício. Sua instalação é mais simples de ser feita, pois as junções são feitas apenas com vedação de borracha. Há várias marcas que produzem esse material, mas as principais são a Tigre (Aquapluv e Aquapluv Style) e Madex. Em geral, essa é uma excelente pedida, com boa durabilidade e que desempenha bem a sua função.

Saiba o que considerar antes de instalar a calha no telhado

Entretanto, a escolha do material para a calha não deve ser feita ao acaso, mas sim, levando em consideração uma série de fatores que envolvem a própria construção. Por exemplo, estrutura do telhado, condições externas, quantidade de chuvas na região e, até mesmo, a disponibilidade de materiais do local.

Dessa forma, ao fazer a manutenção do telhado, saiba sobre os diferentes tipos de calhas, quais são as qualidades de cada um nas mais diferentes situações e qual escolher para cada situação. Com isso, você aumentará o seu poder de argumentação com o cliente, além de estar melhor preparado para realizar os serviços nessa parte da casa.

Dica: É comum o acúmulo de folhas, sujeiras e diversos tipos de materiais, que comprometem o funcionamento e causam entupimentos na calha, gerando prejuízos. Observe quando a água já não flui com naturalidade pela calha e efetue a limpeza a cada três meses. Para evitar o entupimento do bocal, use a Grelha Hemisférica Flexível da Tigre.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de calha para instalar no telhado, veja este artigo que preparamos sobre a calha de PVC!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up