Reforma

Como escolher o impermeabilizante ideal para parede? Descubra aqui

abril 12, 2021

Todas as etapas de uma obra requerem cuidados importantes, e nada pode ser esquecido para que não haja problemas futuros. Um dos produtos que merecem total atenção é o impermeabilizante para parede, uma vez que deve ser utilizado em algumas fases de uma reforma.

O item é essencial para quem deseja preservar qualquer edificação e suas estruturas, e ainda garantir durabilidade. Trata-se de um recurso imprescindível para evitar infiltrações e suas consequências, como manchas e bolor, assim como outros prejuízos nas paredes e superfícies da construção.

Neste texto, vamos dar dicas de como escolher o impermeabilizante para parede. Continue com a leitura e confira!

Saiba o que é impermeabilizante para parede

É um produto que tem a função de proteger as paredes internas e externas das construções contra fungos, mofo e umidade. O item forma uma camada impermeabilizante que impede a infiltração e, consequentemente, manchas ocasionadas, geralmente, pela chuva.

O produto pode ser utilizado em várias superfícies, como fachadas, pilares, muros e paredes internas, com a finalidade de bloquear qualquer tipo de umidade. Além disso, garante a proteção, no caso das fachadas, contra a ação dos raios ultravioletas.

Entenda a necessidade do impermeabilizante

Um erro recorrente na hora de proteger o imóvel é pensar que somente as áreas externas precisam ser protegidas contra umidade. Na verdade, as estruturas internas necessitam também ser impermeabilizadas, afinal, podem ocorrer infiltrações de diversas origens, como chuvas e vazamentos. Conheça, a seguir, as necessidades de cada local!

Impermeabilizante para parede interna

A principal finalidade ao proteger as paredes internas da casa está relacionada à formação de manchas e fungos, aquelas encontrada no teto do banheiro. A presença de infiltrações e umidade acarreta o surgimento de mau cheiro e mofo — o que, além de prejudicar a estética do local, pode trazer problemas de saúde para os moradores.

Além disso, as infiltrações podem comprometer as estruturas de uma construção, o que, sem dúvidas, gera muitos aborrecimentos e gastos inesperados com obras. Vale ressaltar que o produto deve ser aplicado antes da tinta base com 24 horas de antecedência. Além disso, são necessárias duas demãos, com um intervalo entre elas de duas horas.

Impermeabilizante para parede externa

As paredes externas da residência precisam ser protegidas contra infiltrações que causam manchas desagradáveis. Além disso, por estar expostas às intempéries e agressores externos, como chuva, vento, sol, poluição, entre outros, estão muito mais suscetíveis a problemas, inclusive, estruturais.

Para isso, o indicado é a aplicação de um impermeabilizante para área externa. Contudo, é importante que se descubra se o problema está sendo causado por alguma infiltração ou vazamento, que pode ser por tubo danificado, calhas e telhados com problemas — o que deve ser resolvido antes da aplicação do produto.

Considere os tipos mais comuns de impermeabilizantes

De acordo com o que já vimos neste artigo, o produto utilizado para impermeabilização de uma parede vai depender das características e condições do local onde ele será aplicado. Confira, então, os dois tipos mais utilizados.

Argamassa polimérica

É um impermeabilizante composto por cimento, aditivos e outros itens. Esse tipo de produto forma um revestimento que deverá ser aplicado antes da pintura. É indicado para ambientes molhados e frios, como poço de elevador, subsolo, rodapés, reservatório de água, piscina etc.

Emulsão acrílica

Trata-se de um produto de proteção interna e externa que conta com uma base acrílica com elastômero e outros elementos que, juntos, formam uma membrana líquida. Ideais para ambientes que sofrem a ação de intempéries climáticas.

Leve em conta a qualidade do produto

Antes de sair comprando qualquer produto que impermeabilize paredes, mantenha-se atento as indicações de um profissional. Ele saberá se o item atende às normas da ANBT NBR 9575 2010, que dita as exigências relativas à fabricação e aos projetos de impermeabilização.

Como você conferiu neste conteúdo, é muito importante adquirir produtos de impermeabilização para parede que sejam de qualidade, de bons fornecedores e que atendam às normas estipuladas por lei. Na Casa Mimosa, você pode encontrar isso e muito mais para a reforma do seu imóvel!

Gostou do post? Acesse nosso site e confira a variedade de produtos impermeabilizantes que disponibilizamos para os nossos clientes!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário