Instalação de biodigestor: confira o passo a passo

A instalação de biodigestor é uma alternativa sustentável e eficiente para tratar o esgoto e aproveitar resíduos orgânicos, podendo gerar energia renovável e bi fertilizante. Neste artigo, vamos apresentar um guia passo a passo para auxiliar na instalação correta de um biodigestor.

Biodigestor: o que é e para que serve?

Um biodigestor é uma miniestação de tratamento de esgoto, que transforma o efluente em esgoto tratado, lodo estabilizado e biogás. Os biodigestores podem ser instalados em propriedades rurais, fazendas, indústrias, instalações de processamento de alimentos e até mesmo em áreas urbanas com resíduos orgânicos disponíveis que não tenham rede de esgoto.

Nas residências, o biodigestor é uma solução para tratar os resíduos dos ralos, que compõem o esgoto doméstico. Nesse caso, o biodigestor trata esses resíduos ajudando a preservar o equilíbrio da natureza ao evitar a contaminação de rios, lagos, córregos, águas subterrâneas e solo.

Como realizar a instalação de biodigestor?

A instalação de um biodigestor requer alguns passos e considerações importantes. Aqui estão algumas diretrizes gerais para realizar a instalação.

Escolha do tipo de biodigestor

Consideradas as condições e características específicas do local, escolha o tipo mais adequado para as suas necessidades, levando em consideração fatores como: volume de resíduos, disponibilidade de água e espaço disponível.

Preparação do local

O responsável técnico da obra deve escolher o local de instalação, levando em conta a natureza do solo, ausência de lençol freático e grau de permeabilidade do solo. É necessário que o solo tenha uma boa permeabilidade para a secagem do lodo que será descartado no leito de secagem explicado abaixo. Certifique-se de cumprir todas as regulamentações e requisitos legais para a instalação.

Escavação

Faça um levantamento das proximidades, verificando instalações hidráulicas, elétricas ou de gás, para evitar rompimento. Observar árvores e edificações próximas, fundações e/ou áreas de influência e área com tráfego de carga. Realize a escavação construindo um talude com inclinação de acordo com o tipo de solo. A inclinação deverá ser especificada pelo responsável técnico da obra que segue a ABNT nbr 7229.

Base de Assentamento

Com a escavação pronta, faça uma base para assentamento do Biodigestor. Essa base deve ser de concreto com malha de rede eletrostática, com superfície lisa e nivelada para garantir a instalação correta do produto.

Posicionamento

Posicione o Biodigestor no centro da base de assentamento garantindo que fique firmemente apoiado. O Biodigestor deve ser baixado até a base por meio das alças. Conduza o Biodigestor até o local da instalação com segurança, evitando impactos e quedas. Nunca role o produto no chão ou segure-o pelas tubulações. Não arraste sobre superfícies com imperfeições, detritos, entulhos ou pedras.

Leito de Secagem

O Leito de Secagem deve ser construído a 30cm do Biodigestor, com a tubulação de saída de lodo do Biodigestor direcionada para este. Deverá ser construído de alvenaria, com paredes sem revestimento e com o fundo de terra aparente ou brita. Isto facilita a absorção da parte líquida do lodo.

 A tubulação de saída do lodo deve ser prolongada do Biodigestor até o leito de secagem e o registro dessa tubulação deve ser instalado dentro do leito de secagem.

As dimensões podem variar de acordo com a área disponível, mas deve ser respeitado o volume entre o Registro e fundo do leito de secagem.

Esse volume é necessário para acomodar o lodo que será descartado do Biodigestor. É imprescindível que o leito de secagem contenha tampa de inspeção, permitindo o fácil acesso para manobra do registro, limpeza e manutenção.

Aterro e Compactação

O preenchimento desta escavação deve ser feito com mistura de cimento, terra peneirada ou areia, ou pó de brita, uma porção de cimento com dez porções de terra. Sempre isento de pedras, ou qualquer outro material que possa danificar o reservatório. Cada modelo do produto requer um preenchimento adequado. Durante a compactação a cada 25 cm, evite impactos pontuais que possam prejudicar a estrutura do produto. Após o preenchimento da escavação com compactação até o início da nervura central, é necessário encher o Biodigestor com água até a tubulação de saída (tubo DN 75), aguarde por 24h e verifique se houve alguma variação de volume ou pontos de vazamento que comprometam a estanqueidade do produto, após isto, o preenchimento da escavação deve ser concluído por toda a parte cilíndrica até cobrir por completo o tubo de entrada do esgoto (tubo DN 100), tomando o cuidado para não aterrar a tampa do produto.

Laje de Fechamento

As especificações de dimensão, tipo e formato da laje de fechamento são de responsabilidade do técnico da obra, pois locais como garagens ou de passagem constante de pessoas. A tampa de inspeção deverá ser construída para permitir a fácil inspeção e manutenção do equipamento.

Limpeza e Manutenção

Essa manutenção se refere a extração do lodo, que deve ser realizada a cada 6 meses. Deve ser realizado da seguinte forma: abra o registro no leito de secagem, espere o lodo sair, quando parar feche o registro. A parte líquida do lodo será absorvida pelo solo e a matéria orgânica ficará retida no leito de secagem que, após secar, se tornará um pó com coloração escura. Neutralize o lodo biológico armazenado no leito de secagem, adicionando Cal Virgem, de acordo com as exigências da CONAMA 375/2006. Com isso, o lodo pode ser utilizado na agricultura como fonte de matéria orgânica e nutriente de plantas, não podendo ser aplicado no cultivo de hortaliças, frutas rasteiras e legumes consumidos crus, a não utilização do lodo na agricultura, ele será enviado para aterro sanitário ou incinerado. 

É importante ressaltar que a instalação de um biodigestor exige conhecimentos técnicos específicos. É recomendável buscar a ajuda de profissionais especializados para realizar a instalação de biodigestor. 

Gostou deste conteúdo? Então, leia este super artigo do nosso blog sobre tudo o que você precisa saber sobre biodigestores!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.