Sem categoria

Saiba como consertar o retorno de esgoto com a válvula de retenção

outubro 22, 2020

Em residências situadas abaixo do nível da rede de esgoto ou em terrenos próximos a rios, é comum, em dias de chuva mais forte, ocorrer o desagradável retorno de esgoto. Além da péssima situação que isso causa, há riscos de transmitir doenças para toda a família.

Afinal, a água contaminada que entra nas casas pode trazer, além de todo o transtorno, a proliferação de doenças ligadas a infecção intestinal. Um inadequado tratamento de esgoto favorecerá um ambiente propícios para as bactérias.  Dessa forma, a melhor maneira de evitar isso é criar barreiras que impeçam o retorno de esgoto.

Para isso, existe uma solução relativamente simples, que ocorre por meio da instalação de uma válvula de retenção. Quer saber mais? Confira nosso artigo!

O que é o retorno de esgoto?

A água retorna para dentro das casas pelo fato de a rede de esgoto ter uma sobrecarga em dias de chuva. Isso ocorre, principalmente, pelas pessoas ainda conectarem calhas dos telhados também à rede de esgoto. Além de ilegal, a medida causa sobrecarga nas estações de tratamento, que terão que fazer a limpeza também da água da chuva.

Quando a rede sofre com a sobrecarregada, ela fica com pressão extra, fazendo com que, em residências mais baixas, ocorra o retorno de esgoto. Somado a essa carga extra nas redes, há pessoas que ainda insistem em descartar incorretamente itens como fraldas, absorventes e outros produtos que ocasionam o entupimento.

Em locais próximos a rios ou que sofrem com a interferência da maré, também é possível que ocorra o retorno de esgoto ou mesmo um mau cheiro frequente.

O que é a válvula de retenção?

Uma forma de evitar que a água da rede de esgoto volte pela tubulação para dentro das casas é instalar uma válvula de retenção. O mecanismo tem uma portinhola que permite que a água circule em apenas uma direção. Com isso, caso haja o retorno de esgoto, o próprio mecanismo se fecha e impede que a água, o mau cheiro ou mesmo os pequenos animais entrem nas casas.

Além da portinhola, a válvula de retenção conta com anéis de vedação que evitam que qualquer vazamento possa ocorrer. Isso garante maior efetividade ao sistema, garantindo que não aconteça o retorno de esgoto para dentro da residência.

Como instalar?

A instalação é bastante simples, mas é altamente recomendável que seja feita por profissionais especializados, como instaladores hidráulicos ou encanadores. Um dos pontos essenciais a serem observados durante a instalação é o sentido do fluxo da água, que deve seguir o indicado no corpo da peça.

Durante a instalação, que deve ocorrer antes da caixa de inspeção, a válvula de retenção deve ser nivelada, já que ela tem internamente um desnível para ter eficiência total na vedação. Além disso, as bolsas horizontais da válvula contam com virolas de encaixe dos anéis de borracha. Por isso, basta acoplar a válvula à tubulação, que deverá ser previamente chanfrada, introduzindo posteriormente os tubos nas bolsas.

O ideal é, após a inserção do tubo até o final da bolsa, fazer um recuo de 5 mm para permitir a dilatação do PVC. Além disso, a tampa da válvula de retenção de esgoto deve ter um acabamento nivelado à superfície do piso, o que permite eventuais limpezas futuras.

Como você acompanhou no nosso artigo, a válvula de retenção é uma peça essencial para evitar o retorno de esgoto para dentro das residências. Ademais, ela impede o mau cheiro e evita que animais ou insetos usem a tubulação para entrar nas casas.

Conhecer as peças ideais para cada tipo de situação é fundamental para todo profissional que pretende se destacar no mercado. Além disso, é importante dar preferência sempre a materiais de excelente qualidade, que garantirão maior durabilidade aos trabalhos.

Se gostou de nosso artigo sobre como resolver o problema do retorno de esgoto, deixe seu contato. Assim, você receberá ótimos conteúdos para se manter sempre atualizado sobre a área da construção!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply