Conheça 6 tipos de ralos e como fazer a instalação de cada um deles

Os problemas de hidráulica em uma residência podem estar associados aos tipos de ralos instalados durante a obra. Afinal, se eles não forem escolhidos adequadamente, comprometem, e muito, a qualidade do projeto. Na verdade, são situações que só são descobertas posteriormente e que podem se tornar uma grande dor de cabeça.

De fato, escolher entre as variedades disponíveis no mercado pode gerar dúvidas e consequentes erros — daí a necessidade de um bom conhecimento sobre o assunto. Por isso, continue conosco, conheça alguns tipos de ralos e descubra para quais situações e espaços da casa eles são mais indicados. Veja!

Qual a importância dos ralos para as construções?

É oportuno frisar que a escolha desse produto é muito importante. Procure conhecer com os profissionais que executam a instalação. Não se trata de uma tarefa simples e que há necessidade de aprofundamento.

Esse elemento é essencial para o bom resultado de uma obra, visto que sua utilização tem o objetivo de filtrar e escoar a água de uma residência. Sua aplicação busca direcionar as impurezas, passando-as ou não pelo sifão em direção ao esgoto.

Contudo, o trabalho deve ser executado por quem entende do assunto, uma vez que escolher o modelo adequado é imprescindível para que seu projeto de hidráulica fique perfeito.

Como fazer um bom projeto hidráulica?

Para evitar contratempos na obra, seguir uma planta é essencial. Um mapeamento do projeto hidráulico deve ser feito com o objetivo de guiar as instalações e evitar retrabalhos posteriores. Um trabalho sério e profissional requer esse cuidado.

Assim, evitará ao final da obra que existam posicionamento das louças, ou as instalações dos ralos inadequadamente, comprometendo seriamente a hidráulica da residência. Qualquer dificuldade será evitada com um bom mapeamento.

Qual é a diferença entre grelha e ralo?

É muito comum que as pessoas confundam ralo com grelha, pensando que se trata do mesmo item. Existem diferenças entre os dois.

A grelha tem uma estrutura vazada, permitindo a passagem da água e a retenção de resíduos. O ralo, por sua vez, fica por baixo da grelha, escondido. Ele conduz a água ao encanamento e, consequentemente, ao esgoto.

Apesar das dúvidas, são dois itens com funções diferentes. Daí a importância de elucidarmos essa questão, principalmente, para quem deseja fazer uma obra ou reforma.

Quais são os tipos de ralos encontrados?

Existem muitos tipos de ralos no mercado. E saber qual o ideal para o ambiente onde será instalado é essencial. Então, confira os ralos mais comuns e em quais locais da casa eles devem ser instalados.

1. Sifonado

Essa modalidade de ralo conta com um sistema de sifonagem. Aqui, existe uma tubulação que conduz as águas usadas para uma caixa receptora — espaço onde há um pouco de água parada, evitando que os gases retornem e tragam mau cheiro para o ambiente.

Esse tipo de ralo pode apresentar variados formatos, como o quadrado, o linear, o oculto, entre outros.

Uma dica: qual ambiente hidráulico que fica muito tempo fechado e sem uso pode apresentar mau cheiro devido à água que evapora no reservatório do sifão. Fique atento a isso! Deixe sempre um pouco de água.

2. Linear

O modelo linear é utilizado para o escoamento de água em diferentes locais da casa, como varandas, sacadas, playgrounds e espaços com piscina. Conta com o diferencial de ter um longo comprimento e um formato de grelha ou calha, o que facilita bastante o caimento do piso, evitando que ele seja recortado.

Esse ralo pode apresentar sifão, dependendo do local onde será instalado. Banheiros, por exemplo, ganham um toque de modernidade com o ralo linear, que pode ser colocado no boxe junto à parede para evitar o acúmulo de água — garantindo um excelente escoamento.

No momento da escolha do ralo para o banheiro, muitos preferem o linear por conta de escoar mais água, além de evitar que fios de cabelos, entre outras coisas, caiam no encanamento.

3. Seco

É um dos ralos mais comuns, mas não apresenta sifão. Por isso, não é ligado à rede de esgoto. Do contrário, existiria o retorno do mau cheiro da rede. O ralo seco é mais utilizado em ambientes que fazem coleta de água pluvial, como varandas e terraços. Nesse sistema, a água não fica retida, ela passa pela grelha e vai direto para a caixa coletora.

4. Ralo oculto

Também conhecido como ralo invisível, ele fica, praticamente, imperceptível. Trata-se de uma opção para quem não deseja que o ralo fique visível. Geralmente, é para os que querem manter o ambiente sem detalhes com um visual sem interferências.

Existem modelos que possuem um dispositivo que impede a entrada de insetos. É uma peça que se encaixa na saída, impedindo que insetos consigam entrar no ralo. Sua instalação é feita entre o porcelanato ou no revestimento escolhido no piso do banheiro.

Sua execução é por meio de um recorte linear no piso para ficar embutido e bem discreto.

5. Ralo de Canto

É um tipo de ralo instalado no canto de um ambiente e sua grelha é em formato “L” ou triangular. Utilizado, especialmente, no banheiro, podendo ser também usado em outros locais da casa. O ralo de canto facilita o escoamento da água no box.

Também é utilizado em áreas externas, pois tem um dispositivo que evita a entrada de insetos.

6- Ralo Click

Essa é também uma daquelas opções para quem não quer muita dificuldade para a instalação do ralo, mas, simultaneamente, quer tornar o espaço mais moderno e estiloso.

O ralo click permite também que o canal, por onde a água é escoada, seja fechado após a passagem da água. Seu fechamento é de forma bem simples, até com o pé é possível fechá-lo.

Quais são os principais cuidados com o seu ralo de banheiro?

É comum que, com o uso diário, o ralo do banheiro e do boxe, principalmente, vá acumulando sujeira, podendo até causar entupimento. Por isso, é recomendado que haja uma limpeza frequente para evitar esse tipo de problema.

Limpeza após o banho

É importante lembrar que limpar o banheiro diariamente, após o banho, livra o ralo de acúmulo de cabelos, produtos de higiene e do entupimento. Usando sempre a luva para higienizar o ralo de seu banheiro.

Como você observou neste post, escolher os tipos de ralos requer um certo conhecimento sobre o assunto. Por isso, não hesite em optar por uma boa mão de obra, para nada comprometer a hidráulica da sua casa.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas publicações. Estamos sempre produzindo conteúdos com excelentes informações!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.