Confira 3 tipos de tubos e conexões para esgoto

Na hora de construir ou reformar, sempre há dúvidas sobre quais tubos e conexões são mais adequados. Para um sistema eficiente de esgoto sanitário é necessário escolher bem a conexão para esgoto. Afinal, os produtos precisam ter resistência e durabilidade, garantindo que não haverá saída de mau cheiro e vazamentos.

O encanamento sanitário serve para levar a água da cozinha e banheiros até o sistema de esgoto interno e externo, sendo necessário que esteja sempre funcionando corretamente. O problema é que nem sempre o consumidor tem a devida atenção na compra e instalação do sistema sanitário.

Neste artigo, você vai ver quais são os tipos de tubos e conexões para esgoto, o que deve ser avaliada e como a qualidade do material evita danos futuros e dor de cabeça com obras posteriores. Confira a seguir como montar a conexão para o esgoto!

Materiais para a tubulação de esgoto

Vamos começar apresentando as peças que são necessárias para compor um projeto de tubulação de esgoto, que são as seguintes:

  • sifão — não deixa gases passarem pela pia e ralo e, por isso, protege contra o mau cheiro do esgoto;
  • rede de esgoto — serve para coletar água dos vasos sanitários, pia, tanque e chuveiro;
  • caixa sifonada — fica embutida no piso e serve para coleta da água da pia, descarga ou chuveiro, tendo um ralo por cima;
  • tubos e conexões — servem para fazer a ligação das peças em todo o sistema e normalmente são feitos em PVC, com dimensões e formatos variados.

Tipos disponíveis

Confira a seguir os principais sistemas de tubos e conexões que você encontrar no mercado.

1. Sistema normal

Feitos em PVC na cor branca, as instalações normais são indicadas para instalações residenciais. Conduzem e armazenam os dejetos residuais por meio de escoamento por gravidade. São peças de fácil instalação, que oferecem estanqueidade e alta durabilidade e podem ser usadas em obras de todos os tipos e padrões.

2. Série reforçada

linha reforçada é indicada para áreas externas, pois são mais resistentes aos impactos e suportam líquidos quentes. Garantem a efluência de maneira eficiente, com conexões herméticas que evitam os vazamentos.

3. Linha Tigre Redux

Lançada pela Tigre, a linha Redux é fabricada com PVC mineralizado, com parede mais espessa e oferece solução para reduzir ruídos na tubulação, em função da baixa vibração que o sistema de esgoto vai produzir.

Além do isolamento acústico, as abraçadeiras de metal e borracha são outro diferencial em termos de fixação. As peças ainda possuem anel bilabial para reforçar a vedação e facilitar a instalação.

Escolhendo a marca

A compra inadequada de materiais hidráulicos pode gerar problemas na edificação, como vazamentos aparentes ou ocultos. O prejuízo pode ser grande. Por isso, na hora de comprar as peças, também é muito importante avaliar as marcas de tubos e conexões e optar por aquela que seja mais confiável e que tenha uma boa reputação entre os usuários.

As marcas devem seguir requisitos de qualidade e segurança especificados nas normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Entre as opções mais consagradas, a Tigre se destaca, estando presente em mais de 40 países e sendo líder na atuação do mercado nacional. Na Casa Mimosa, você encontra todas as linhas de produtos dessa marca.

Se você está construindo ou reformando, aproveite e conheça a conexão para esgoto que faz a curva que você precisa e possibilita desvios em ramais de esgoto com ajustes de ângulos entre 0 e 90º.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.