Tubulação para pia de cozinha: quais os equipamentos necessários?

As instalações hidráulicas merecem toda a nossa atenção. Neste conteúdo vamos falar das tubulações essenciais para um ótimo funcionamento da cozinha. Focando a pia, um dos pontos que merece a máxima atenção por parte do instalador hidráulico. As tubulações bem especificadas representam o maior conforto e segurança, quanto as causas de entupimento ou vazamentos.

Na hora de projetar a tubulação para pia de cozinha, é preciso estar atento aos equipamentos que serão utilizados. Evitando os acontecimentos já citados. Os problemas podem ser sérios, requerendo a quebra da parede ou do piso, e comprometendo a credibilidade do instalador.

Se você deseja saber mais sobre o tema, e como não errar ao realizar este tipo de serviço, este blog é para você. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

Como é a tubulação para pia de cozinha

Os pontos de registro devem estar separados, um para cada ambiente com água. Na cozinha, por exemplo um registro para fechar e interromper o fluxo de água. Usar a linha de tubos e conexões soldáveis e roscáveis, estar a atento nas escolhas de materiais resistentes e duráveis para condução de água fria são recomendações fundamentais para a sua obra.

O fato da pia da cozinha acabar recebendo alguns detritos que favorecem o entupimento da tubulação, tais como restos de alimentos, e mesmo a gordura que fica nas louças e panelas. Quando esta endurece, forma uma crosta dentro da tubulação, estreitando ainda mais a passagem da água.

Com o passar do tempo, tubulações mais estreitas, aliadas ao meio número de detritos dos alimentos, pode causar o entupimento que, em alguns casos, é impossível de ser solucionado, necessitando a troca da tubulação.

É por isso tão importante dimensionar corretamente a tubulação, ao mesmo tempo que se usa equipamentos para evitar este entupimento. Um outro ponto importante e quanto às especificações do projeto, procure comprar todos os materiais corretos, tamanhos e tipos que não causem danos à estrutura e para o seu bolso mais tarde.

Quais equipamentos utilizar

Para evitar que tais problemas ocorram, o primeiro passo é usar uma tubulação com bitola adequada, de no mínimo 50 milímetros, e feita com tubos de excelente qualidade. Afinal, além dos detritos e problemas listados acima, evite o uso de água quente na pia da cozinha, as tubulações são resistentes, porém as emendas feitas com vedação sofrem rupturas com à variação térmica.

Outra orientação para dimensionar as tubulações de água fria da casa devem ser seguidas: Determinar trechos, somar pesos de cada trecho, estimar vazão, determinar o diâmetro mínimo e diâmetro usado, verificar velocidade nos trechos, as perdas de carga e de pressão.

Conheça os produtos hidráulicos, em suas embalagens eles apresentam os parâmetros de pressão máxima que aquela peça pode aguentar. Do contrário, isso pode ocasionar vazamentos na rede. Lembre-se sempre de contat com um profissional gabaritado.

Além disso, você deve usar:

Cuba

As cubas fazem toda a diferença na decoração, já que são o destaque dos ambientes. Existem diferentes tipos de cuba, de acordo com o projeto e o estilo visual criado para o ambiente. Elas podem ser encontradas em diferentes formatos, cores, tamanhos e materiais. Além da funcionalidade, as cubas se tornaram tendência e são peças fundamentais para dar charme ao espaço.

Na cuba da pia, é fundamental que ela tenha uma válvula, para reter detritos maiores. Isso é um grande passo para evitar o entupimento da tubulação.

Sifão

É uma peça de conexão que liga a tubulação com o ralo de variadas saídas, como lavatórios, pias e tanques. É fabricado em PVC ou com materiais metálicos. Seus formatos são bem variados, e cada um deles se adéqua a projetos específicos.

A finalidade do sifão é evitar que odores ruins e gases invadam os ambientes. O mercado disponibiliza vários tipos de sifões dos mais variados fabricantes.

Trituradores: dois modelos

O Triturador é um equipamento instalado na pia e indispensável para aqueles que fazem questão de funcionalidade e praticidade na cozinha, trata-se de um sistema de descarte de lixo que mói restos orgânicos. Com ele o sifão não ficará obstruído.

Nesse processo, todo o lixo produzido no preparo dos alimentos e após as refeições é triturado pelo aparelho e mandado para a rede de esgoto. É um pequeno reservatório colocado sob a cuba da pia. Seu acionamento ocorre por meio de um botão liga/desliga — forma encontrada para eliminar riscos de acidentes.

O Sanitrit é um triturador que permite evacuar as águas residuais de uma máquina de lavar louça, máquina de lavar roupas, pia, lavatório, etec, que visa reduzir em pequenas partículas todo detrito que por ventura vá pela tubulação. Dessa forma, se reduz consideravelmente as chances de entupimento.

Calhas úmidas

As calhas úmidas são um utensílio bastante funcional, no qual é instalada uma calha junto à cuba para drenar a água da louça já lavada e direcioná-la para a tubulação. Pode ser usada também para lavar alimentos. Por isso, é fundamental que ela também tenha um sistema de redenção de detritos, evitando que estes sigam para a tubulação.

Esse produto é conhecido também por canal organizador, escorredor de louças, entre outras denominações. No entanto, ele é isso tudo e muito mais. Existem calhas úmidas maravilhosas que reúnem várias funcionalidades em um só utensílio — pois a elas são sobrepostos vários acessórios. Por isso, vêm ganhando cada vez mais espaço nas cozinhas modernas — tornando-as mais funcionais.

Escolha os melhores equipamentos

Como viu, os cuidados com a tubulação para pia de cozinha requer atenção redobrada para evitar entupimentos.

Mas seguindo as dicas acima, e usando materiais e equipamentos de qualidade e bem dimensionados, os problemas praticamente deixam de existir.

E se você quer entregar uma obra de qualidade, acesse o site da Casa Mimosa e encontre os melhores equipamentos para tubulação para pia de cozinha!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.