Hidráulica

Conheça os tipos de sifão que existem e quando usar cada um

agosto 5, 2021

Alguns materiais relacionados à hidráulica podem gerar dúvidas quanto à sua aplicação e uso, especialmente, quando apresentam várias versões. Isso se aplica aos tipos de sifão que podem, devido à variedade, confundir o comprador no momento de escolher.

Sifão é um produto essencial nas instalações de pias, tanques, lavatórios e cubas. Sua finalidade é manter os ambientes livres de odores oriundos dos ralos. No entanto, é indispensável um prévio conhecimento sobre suas várias versões e aplicações.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre esse item de hidráulica. Continue a leitura!

O que é um sifão?

É uma peça de conexão que liga a tubulação com o ralo de variadas saídas, como lavatórios, pias e tanques. É fabricado em PVC ou com materiais metálicos. Seus formatos são bem variados, e cada um deles se adéqua a projetos específicos.

A finalidade do sifão é evitar que odores ruins e gases invadam os ambientes. O mercado disponibiliza vários tipos de sifões dos mais variados fabricantes.

Qual é o mecanismo do sifão para evitar mau cheiro?

Para que o seu objetivo seja cumprido e, dessa forma, garantir que os ambientes fiquem livres de qualquer odor vindo de um ralo, o sifão deve ser instalado corretamente — ou seja, de maneira que permita a sifonagem.

A sifonagem nada mais é do que uma espécie de curvatura, muitas vezes, composta por um copo, que possibilita o acúmulo de água no seu interior. Isso impede que odores ruins se espalhem pelo ambiente.

Quais são os tipos de sifão?

O sifão é um acessório extremamente necessário em cubas, pias, tanques, entre outros. É indicado para os mais variados ambientes para atender a diversas situações. No entanto, existem vários tipos, e cada um deles tem a sua indicação para o projeto.

Os tipos de sifão encontrados no mercado são articulados, flexível, rígido, sanfonado e com copo. Veja, a seguir, as características de cada versão!

Sifão flexível

Um dos modelos mais conhecidos, e que conta com um preço acessível. Trata-se de um tipo muito utilizado por se apresentar maleável, oferecendo ao usuário flexibilidade que corrige qualquer problema de desalinhamento.

Sifão articulado

Esse tipo pode ser encontrado, também, a preços acessíveis, no entanto, vai depender do fabricante, assim como do material utilizado na sua produção. Sua estrutura articulada possibilita fazer pequenas correções de desalinhamento entre a saída de água e a tubulação.

Sifão rígido com copo

É um tipo muito utilizado em banheiros e em locais com pouco espaço, como lavatórios. Não utiliza curvatura na sua engrenagem e seu formato tem linhas retas. Alguns fabricantes oferecem modelos com regulagem de altura de encaixe.

Sifão sanfonado

É uma das versões que permitem mais flexibilidade, corrigindo vários graus de desalinhamento. Existem muitas variações nos preços, uma vez que há opções com uma, duas ou três entradas de válvulas.

Sifão sanfonado com copo

Devido ao copo, que faz parte de sua estrutura, não usa o tubo para o efeito de sifonagem. No entanto, ele contribui bastante facilitando a limpeza. Essa versão garante flexibilidade na hora da instalação e adaptação à tubulação — evitando problemas de desalinhamento.

Agora que você já conhece os tipos de sifão, busque fabricantes renomados no mercado e que ofereçam variedades de opções. Na Casa Mimosa, você encontra as melhores marcas e a experiência no ramo de hidráulica.

Não se esqueça de ver as opções de sifão em nosso site. Lá, é possível encontrar todos os itens necessários para as suas necessidades em hidráulica!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário