7 serviços hidráulicos que todo instalador precisa aprender

A instalação hidráulica é responsável por fornecer o abastecimento de água de uma edificação, seja ela residencial ou comercial. Por ser uma parte tão importante de qualquer projeto, muitos serviços hidráulicos podem ser oferecidos por instaladores hidráulicos.

No entanto, quando a instalação não é bem-feita, ela pode gerar problemas que vão de vazamentos de água a infiltrações na estrutura. A mão de obra especializada e o uso de materiais de qualidade conferem ao projeto qualidade e segurança.

Preparamos uma lista de serviços hidráulicos mais comuns (e os equipamentos necessários para realizá-los) para que você esteja preparado para atender o seu cliente. Confira quais são!

O que faz um profissional de instalação hidráulica?

É o profissional que atua na montagem, ajuste, instalação, reparo e ajustes nas tubulações de água e gás. Além disso, ele trabalha nas manutenções desses sistemas e seu trabalho inclui também reparos e manutenção em caixa d’água, torneira, vaso sanitário, instalação de caixa acoplada, rede de esgoto etc.

Como começar na profissão?

Para iniciar na carreira é necessário estudar muito e adquirir experiência. Afinal, esse profissional trabalha com sistemas que devem funcionar perfeitamente e, por isso, requer muito conhecimento e experiência. É importante que ele conheça bem as tubulações, assim como a pressão necessária para as diversas saídas.

Além disso, um instalador hidráulico é também o responsável pelas instalações de gás, assim como os vários reparos relacionados a vazamentos, infiltrações e entupimentos, como o de esgoto, entre outras atribuições.

Por que é importante que o instalador hidráulico conheça todos os serviços relacionados à sua profissão?

Um instalador hidráulico que tem conhecimento sobre as atividades inerentes a sua função, certamente, assegura um volume maior de trabalho e, consequentemente, uma boa renda mensal. Dessa forma, torna-se também mais conhecido, podendo ser indicado por seus clientes.

No que consiste o trabalho de um instalador hidráulico?

Trata-se de uma mão de obra muito requisitada nas construções e reformas de apartamentos, casas e outras edificações. Isso porque o profissional, juntamente com o arquiteto e engenheiro, responsabiliza-se pelo desenvolvimento de projetos de sistemas hidráulicos, que compreende a parte de esgoto e drenagem, além do sistema de gás.

Toda a parte de manutenção e conserto de vazamentos e infiltrações é também atribuída ao instalador hidráulico. Ou seja, é uma atividade essencial em obras e manutenções que requer um amplo conhecimento.

Quais os principais serviços hidráulicos executados pelo instalador hidráulico?

Como já mencionamos, as atribuições do instalador hidráulico são variadas. Confira alguns dos principais serviços.

1. Manutenções em geral

As instalações hidráulicas são projetadas para durar entre 10 a 15 anos. Para evitar problemas, é indicado fazer manutenções de rotina para prever possíveis falhas. Elas podem ser divididas em duas modalidades: preventivas ou corretivas.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada com o objetivo de monitorar o sistema hidráulico antes que aconteça alguma falha. Ela previne surpresas e garante que os problemas sejam corrigidos antes mesmo de acontecer.

Este serviço é indicado para construções mais antigas. Dessa maneira, o instalador hidráulico pode oferecer o serviço de monitoramento e reforma da tubulação.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é necessária para reparar as partes da instalação que já estão comprometidas, seja pela atuação do tempo ou por algum imprevisto. Dependendo do que acontecer, o cliente pode ter urgência em solucionar o problema. Em casos assim, oferecer serviço hidráulico 24 horas é um diferencial.

2. Consertos de vazamentos

Os vazamentos são complicações que geram gastos financeiros, desperdícios de água e até problemas estruturais em uma construção. Para identificar se a tubulação está com vazamentos, feche todas as saídas de água e observe o ponteiro do medidor. Se o ponteiro parar, não há vazamentos; se houver, será necessário investigar a origem para solucionar o problema.

3. Limpeza e desentupimentos

Limpeza de caixa d’água

A caixa d’água pode acumular sujeiras e comprometer o abastecimento familiar. A limpeza em si não é difícil, mas exige um pouco de tempo (é necessário esvaziar a caixa d’água, fazer a limpeza com água sanitária e depois esperar ela encher novamente).

Para preservar a qualidade da água, é recomendado que a limpeza seja feita a cada seis meses.

Limpeza de caixa de gordura

Assim como a caixa d’água, a caixa de gordura é outro item que precisa de atenção e exige manutenção recorrente. É recomendado que a limpeza seja feita de seis em seis meses para evitar entupimento da tubulação, mau cheiro e outros desconfortos.

Desentupimento de calhas e ralos

Os ralos e calhas merecem igual atenção. Sua limpeza deve ser periódica para retirar as sujeiras acumuladas e assim diminuir as possibilidades de entupimentos. Em calhas, deve-se tomar cuidado com as folhas e galhos que podem se acumular.

4. Troca de louças e metais

Além dos serviços relacionados à manutenção da tubulação hidráulica, a troca de louças e metais é um serviço mais conectado ao design e bem-estar do morador. As louças são as bacias sanitárias, cubas e tanques, enquanto os metais são as torneiras, misturadores e similares.

Este é um serviço que pode ser oferecido para as pessoas que querem fazer uma pequena alteração no ambiente, trocar algum item que já está obsoleto ou mesmo para proporcionar mais conforto.

5. Aplicação de impermeabilizante

Infiltrações podem ocorrer devido à impermeabilização inadequada em lajes, paredes e pisos, principalmente em áreas úmidas e externas. Cabe ao instalador hidráulico fazer o devido reparo por meio de uma reaplicação de produtos impermeabilizantes.

6. Instalação de sistema de gás

Hoje, as instalações do sistema de gás dos condomínios seguem o que é proposto pelo projeto de arquitetura — que, na grande parte das obras, busca esconder a tubulação por trás das paredes, tornando-as ocultas, tal como ocorre com a referente à água.

Esse trabalho, que requer muito conhecimento dos profissionais, deve contar com a presença de instaladores hidráulicos experientes e que já atuaram bastante no mercado.

7. Atualizar-se quanto aos lançamentos de produtos de qualidade no mercado

Essa é, praticamente, uma obrigação dos profissionais que procuram estar bem informados sobre os melhores materiais disponíveis no mercado. Em muitos casos são eles que indicam determinado produto aos clientes.

Bônus: equipamentos mais utilizados em serviços hidráulicos

As ferramentas são fundamentais para o instalador hidráulico desenvolver o seu serviço com qualidade. Listamos abaixo as mais utilizadas.

Se quiser saber mais sobre as ferramentas que não podem faltar na mala do instalador hidráulico, leia o nosso artigo: ”O que não pode faltar na mala do instalador?”.

Ao fornecer serviços hidráulicos, lembre-se de que a fidelização do cliente também se dá pelo bom atendimento. Usar materiais de qualidade, fazer o serviço bem-feito e fornecer bom atendimento são três fatores que ajudam o instalador hidráulico a fidelizar o seu público.

Como você conferiu neste conteúdo, é importante contar com profissionais especializados em serviços hidráulicos. Da mesma forma, ter acesso a fornecedores que utilizam as melhores marcas, como é o caso da Casa Mimosa, pode fazer toda a diferença!

Gostou do post e precisa fazer algum reparo ou manutenção na sua casa? Entre, então, em contato conosco na hora de adquirir o material. Contamos com as melhores marcas!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.