Acabamentos

Calha úmida: conheça mais sobre esse utensílio!

julho 4, 2020
Tempo de leitura 3 min

Você já ouviu falar em calha úmida? Apesar de muitos não conhecerem esse utensílio, muito útil na cozinha, provavelmente já devem ter visto um exemplar. Trata-se de uma calha embutida na bancada da pia que pode ter mil e uma utilidades. 

Sim, a calha úmida é bastante funcional e fica um luxo em qualquer cozinha, desde que a pia seja, logicamente, projetada para isso. Sua instalação requer alguns cuidados que devem ser tomados a fim de garantir um resultado harmônico no cômodo.

Vamos saber mais sobre esse item tão funcional e útil nesse cômodo? Continue a leitura e confira!

O que é uma calha úmida?

Esse produto é conhecido também por canal organizador, escorredor de louças, entre outras denominações. No entanto, ele é isso tudo e muito mais. Existem calhas úmidas maravilhosas que reúnem várias funcionalidades em um só utensílio — pois a elas são sobrepostos vários acessórios. Por isso, vêm ganhando cada vez mais espaço nas cozinhas modernas — tornando-as mais funcionais.

Normalmente, esse item é usado para escorrer louças, mas pode ter também outros usos, como higienizar alimentos e escorrer talheres. Além disso, dependendo do seu projeto, você pode adquirir uma calha úmida do tamanho que precisar, tendo em vista que elas existem em várias dimensões e formatos. Aí, você equipará sua calha com os vários acessórios disponíveis no mercado.

A finalidade da calha úmida é coletar toda a água dos escorredores, que podem ser de louças ou de talheres, que escoará por um dreno. Este deverá estar ligado ao sifão da pia ou a um ponto preestabelecido de esgoto para a calha de acordo com o projeto.

Os acessórios vêm com a calha úmida?

Essa é uma dúvida de muitos consumidores. A calha úmida é adquirida separadamente. Assim, os acessórios que você observa compondo a calha, como escorredor de pratos, talheres, entre outros, devem ser comprados de forma individual.

Como é feita a instalação?

A instalação da calha úmida é feita diretamente na bancada de sua cozinha. Sendo assim, seu projeto deve prever sua instalação, visto que depende do tamanho da calha escolhida para que seja feito o corte adequado para fixação da peça.

O local onde será instalada a calha úmida na bancada depende do gosto do cliente e do profissional responsável pelo projeto. A instalação pode ser em vários locais, como atrás, ao lado da cuba ou centralizada.

Vale lembrar que a calha úmida não inclui os acessórios. Eles terão que ser adquiridos de acordo com suas necessidades e com o tamanho da calha úmida escolhida.

Como você observou neste post, uma cozinha com uma bela bancada equipada com uma calha úmida fica muito moderna. Esse acessório, além de contribuir com a decoração de sua cozinha, é muito funcional e prático. Substitui os conhecidos escorredores de pratos e de talhares deixando sua bancada muito mais estilosa!

Gostou deste post? Visite, então, nosso site e confira nossos itens para tornar sua bancada mais funcional. São muitos acessórios para deixar sua cozinha ainda mais bonita e sofisticada!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up