Calha úmida: conheça mais sobre esse utensílio!

Você já ouviu falar em calha úmida? Apesar de muitos não conhecerem esse utensílio, muito útil na cozinha, provavelmente já devem ter visto um exemplar. Trata-se de uma calha embutida na bancada da pia que pode ter mil e uma utilidades.

Sim, a calha úmida é bastante funcional e fica um luxo em qualquer cozinha, desde que a pia seja, logicamente, projetada para isso. Sua instalação requer alguns cuidados que devem ser tomados a fim de garantir um resultado harmônico no cômodo.

Vamos saber mais sobre esse item tão funcional e útil nesse cômodo? Continue a leitura e confira!

O que é uma calha úmida?

Esse produto é conhecido também por canal organizador, escorredor de louças, entre outras denominações. No entanto, ele é isso tudo e muito mais. Existem calhas úmidas maravilhosas que reúnem várias funcionalidades em um só utensílio — pois a elas são sobrepostos vários acessórios. Por isso, vêm ganhando cada vez mais espaço nas cozinhas modernas — tornando-as mais funcionais.

Normalmente, esse item é usado para escorrer louças, mas pode ter também outros usos, como higienizar alimentos e escorrer talheres. Além disso, dependendo do seu projeto, você pode adquirir uma calha úmida do tamanho que precisar, tendo em vista que elas existem em várias dimensões e formatos. Aí, você equipará sua calha com os vários acessórios disponíveis no mercado.

A finalidade da calha úmida é coletar toda a água dos escorredores, que podem ser de louças ou de talheres, que escoará por um dreno. Este deverá estar ligado ao sifão da pia ou a um ponto preestabelecido de esgoto para a calha de acordo com o projeto.

Os acessórios vêm com a calha úmida?

Essa é uma dúvida de muitos consumidores. A calha úmida é adquirida separadamente. Assim, os acessórios que você observa compondo a calha, como escorredor de pratos, talheres, entre outros, devem ser comprados de forma individual.

Como é feita a instalação?

A instalação da calha úmida é feita diretamente na bancada de sua cozinha. Sendo assim, seu projeto deve prever sua instalação, visto que depende do tamanho da calha escolhida para que seja feito o corte adequado para fixação da peça.

O local onde será instalada a calha úmida na bancada depende do gosto do cliente e do profissional responsável pelo projeto. A instalação pode ser em vários locais, como atrás, ao lado da cuba ou centralizada.

Vale lembrar que a calha úmida não inclui os acessórios. Eles terão que ser adquiridos de acordo com suas necessidades e com o tamanho da calha úmida escolhida.

Como você observou neste post, uma cozinha com uma bela bancada equipada com uma calha úmida fica muito moderna. Esse acessório, além de contribuir com a decoração de sua cozinha, é muito funcional e prático. Substitui os conhecidos escorredores de pratos e de talhares deixando sua bancada muito mais estilosa!

Gostou deste post? Visite, então, nosso site e confira nossos itens para tornar sua bancada mais funcional. São muitos acessórios para deixar sua cozinha ainda mais bonita e sofisticada!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.