Fique por dentro dos tipos de cuba para cozinha e como escolher

Tipos de cuba para cozinha são referências importantes para garantir um investimento prolongado para um espaço da casa até definitivo para o bem-estar cotidiano. Assim, ele precisa ser prático e funcional, sem deixar a estética de lado.

Pensando nisso, vamos falar neste artigo sobre os tipos de cuba para cozinha. Afinal, o local da casa que cozinhamos precisa ter uma bancada maravilhosa e adequada para diversas funções.

Nesse sentido, existem algumas opções no mercado, como cuba dupla, redonda, embutida, esculpida, tripla, gourmet e de sobrepor. Daí a dificuldade de optar pelo modelo ideal, encaixado no tipo de uso que terá na cozinha. Já adiantamos que um dos pontos principais a serem pensados é se a cuba vai ser comum ou dupla.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste conteúdo, você vai conhecer alguns tipos de cubas mais comuns e suas funcionalidades. Veja!

Quais os tipos de cubas para cozinha?

Podemos encontrar uma grande variedade de cubas no mercado, confira as mais comuns!

Cuba simples

cuba simples é o modelo mais comum, bem como o mais utilizado nos lares. Pode ser embutida (colada por baixo da bancada) ou de sobrepor (a borda dela fica por cima da bancada). Ainda, existem modelos redondos, quadrados ou retangulares.

Trata-se de um item tradicional e ideal para pequenos espaços, em especial se a bancada também é pequena. Nesses casos, é a melhor solução, garantindo equilíbrio e harmonia ao ambiente.

Cuba dupla

Para cozinhas com bastante espaço, não temos dúvidas de que a melhor opção é a cuba dupla. O modelo conta com duas partes e, por isso, é ideal para ambientes maiores que tenham um gabinete grande.

Esse tipo de cuba nos permite separar a louça ou até mesmo realizar tarefas diferentes ao mesmo tempo. Um exemplo disso seria lavar a louça em uma cuba e na outra colocar tudo para escorrer.

Cuba e meia

São cubas duplas, mas uma delas é menor, funcionando como auxiliar. O tamanho reduzido, quando comparado à cuba dupla, proporciona um melhor aproveitamento do espaço na bancada.

Cuba esculpida

É mais cara e produzida com o mesmo material da bancada. O fundo pode ser reto ou com uma rampa. Para lavar é mais difícil, quando comparada à cuba de inox, e o cuidado deve ser maior, em especial, ao lavar louças.

Cuba tripla

As cubas triplas são as de maior tamanho, sendo compostas por duas cubas externas maiores e uma de menor tamanho no centro. Na verdade, são modelos multifuncionais, pois podem ser utilizados para vários trabalhos. Além disso, existem acessórios que podem ser adquiridos para esse modelo, a fim de facilitar ainda mais o trabalho na cozinha.

Cuba de sobrepor

Ideal para trazer personalidade à cozinha, a cuba de sobrepor, como o nome já antecipa, fica colocada por cima da bancada. Esse tipo de modelo promove um ambiente mais moderno, o que pode viabilizar um diferencial importante no acabamento final da sua cozinha.

Além disso, a cuba de sobrepor é de fácil manutenção, pois sua estrutura está facilmente acessível. As bordas que ficam sobre a bancada permitem uma melhor limpeza, sem o uso de objetos pontiagudos, como hastes, ou a necessidade de desencaixar a estrutura.

Uma das características da cuba de sobrepor é o seu espaço, geralmente maior. Por isso, a visibilidade da sua robustez evidencia o tipo de acabamento escolhido. Ela te um uso mais confortável e, pelo fato de não precisarem de serem embutidas, costumam compensar o espaço, obtendo mais eficiência da área.

Cuba de embutir

De forma oposta à cuba de sobrepor, o tipo de embutir sempre será instalado “dentro” da bancada. Para garantir uma boa execução desse serviço é preciso seguir as medidas corretas da cuba para personalizar o recorte na pedra. Dessa forma, você garante o encaixe perfeito, para um acabamento mais orgânico e discreto.

A cuba de embutir é ideal para quem busca por um design simples e discreto. Além disso, elas são mais viáveis para um orçamento reduzido. Assim, ela é um dos tipos de cuba para cozinha mais populares.

Cuba gourmet

A palavra gourmet já estimula uma curiosidade de que há algo de qualidade, concorda? Em se tratando de um dos tipos de cuba para cozinha essa verdade se mantém. O design da cuba gourmet apresenta maior espaço, com detalhes que facilitam o uso — espaço interno maior, compartimentos e comandos que oportunizam mais rapidez para a preparação e higienização de louça e alimentos.

Pensou em cozinha funcional, bonita e singular? Cubas gourmet podem ser responsáveis por esse toque de sofisticação para o projeto. Embora solicitem de um maior planejamento orçamentário, o investimento nesse tipo de estrutura tem o potencial de ser definitivo. Isto é, uma cuba gourmet bem escolhida pode durar longas décadas, permanecendo moderna e com aspecto de novo.

Com escolher o tamanho e material da cuba?

Para começar, é indispensável saber o tamanho da sua bancada ou gabinete na hora de comprar a cuba ideal, principalmente se a aquisição for feita pela internet. Uma cozinha grande merece um modelo maior, como a cuba dupla, a cuba e meia ou a tripla, mas veja se o produto é compatível com a sua bancada, tamanho e furações.

Observar a posição do misturador na bancada também é importante. Misturadores de mesa devem ficar atrás da cuba, sendo necessário deixar um espaço de cerca de 10 cm entre a cuba e a parede. No caso do misturador de parede, a cuba poderá ficar mais próxima a ele. E não esqueça, é preferível que a água caia no centro.

A profundidade vai depender do que você tiver sob a bancada, que geralmente é um armário. No entanto, cubas profundas respingam menos e são mais confortáveis.

Na parte da frente, procure deixar no mínimo 5 cm. Quanto mais larga for essa parte da bancada, menores serão as possibilidades de respingos.

Material para combinar com o estilo de decoração

Felizmente, o mercado dispõe de ótimas opções de materiais que podem se adequar, exatamente, ao estilo que você quer imprimir para o seu lar. Especificamente, os tipos de cuba para cozinha permitem uso de metal, madeira, acrílico, acrílico, granito e até vidro.

  • Para fazer a melhor escolha é válido se perguntar:
  • Vou utilizar muito a cuba para cozinha?
  • Pretendo trocar ou fazer reformas na cozinha com alguma regularidade?
  • Quanto tenho disponibilidade para investir?

Como você conferiu neste conteúdo, os tipos de cuba para cozinha — dupla, redonda, embutida, esculpida, tripla, gourmet e de sobrepor — dão possibilidades para qualquer tipo de investimento e contexto de uso. Para que você não esqueça, uma boa escolha é feita do aprendizado de boas perguntas.

Por isso, converse com os técnicos da Casa Mimosa, amigos e familiares, continue bem informado e vá aos poucos nas experimentações, antes de grandes mudanças.

Gostou deste post? Veja, então, as cubas que disponibilizamos para os clientes em nosso site!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.