Acabamentos

Fique por dentro dos tipos de cuba para cozinha e como escolher

setembro 15, 2020

A cozinha é um dos espaços mais agradáveis da casa, concorda? Por isso, precisa ser prática e funcional. Pensando nisso, vamos falar neste artigo sobre os tipos de cuba para cozinha. Afinal, o local da casa que cozinhamos precisa ter uma pia maravilhosa e adequada para diversas funções.

Existem algumas opções no mercado, como cuba dupla, redonda, embutida, entre outras. Daí a dificuldade de optar pelo modelo ideal e que se encaixe bem no tipo de uso que terá na cozinha. O principal ponto a ser pensado é se a cuba vai ser comum ou dupla.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste conteúdo, você vai conhecer alguns tipos de

cubas mais comuns e suas funcionalidades. Veja!

Quais os tipos de cubas para cozinha?

Podemos encontrar uma grande variedade de cubas no mercado, confira as mais comuns!

Cuba simples

A cuba simples é o modelo mais comum, bem como o mais utilizado nos lares. Pode ser embutida (colada por baixo da bancada) ou de sobrepor (a borda dela fica por cima da bancada). Ainda, existem modelos redondos, quadrados ou retangulares.

Trata-se de um item tradicional e ideal para pequenos espaços, em especial se a bancada também é pequena. Nesses casos, é a melhor solução, garantindo equilíbrio e harmonia ao ambiente.

Cuba dupla

Para cozinhas com bastante espaço, não temos dúvidas de que a melhor opção é a cuba dupla. O modelo conta com duas partes e, por isso, é ideal para ambientes maiores que tenham um gabinete grande.

Esse tipo de cuba nos permite separar a louça ou até mesmo realizar tarefas diferentes ao mesmo tempo. Um exemplo disso seria lavar a louça em uma cuba e na outra colocar tudo para escorrer.

Cuba e meia

São cubas duplas, mas uma delas é menor, funcionando como auxiliar. O tamanho reduzido, quando comparado à cuba dupla, proporciona um melhor aproveitamento do espaço na bancada.

Cuba esculpida

É mais cara e produzida com o mesmo material da bancada. O fundo pode ser reto ou com uma rampa. Para lavar é mais difícil, quando comparada à cuba de inox, e o cuidado deve ser maior, em especial, ao lavar louças.

Cuba tripla

As cubas triplas são as de maior tamanho, sendo compostas por duas cubas externas maiores e uma de menor tamanho no centro. Na verdade, são modelos multifuncionais, pois podem ser utilizados para vários trabalhos. Além disso, existem acessórios que podem ser adquiridos para esse modelo, a fim de facilitar ainda mais o trabalho na cozinha.

Com escolher o tamanho?

Para começar, é indispensável saber o tamanho da sua bancada ou gabinete na hora de comprar a cuba ideal, principalmente se a aquisição for feita pela internet. Uma cozinha grande merece um modelo maior, como a cuba dupla, a cuba e meia ou a tripla, mas veja se o produto é compatível com a sua bancada, tamanho e furações.

Observar a posição do misturador na bancada também é importante. Misturadores de mesa devem ficar atrás da cuba, sendo necessário deixar um espaço de cerca de 10 cm entre a cuba e a parede. No caso do misturador de parede, a cuba poderá ficar mais próxima a ele. E não esqueça, é preferível que a água caia no centro.

A profundidade vai depender do que você tiver sob a bancada, que geralmente é um armário. No entanto, cubas profundas respingam menos e são mais confortáveis.

Na parte da frente, procure deixar no mínimo 5 cm. Quanto mais larga for essa parte da bancada, menores serão as possibilidades de respingos.

Como você conferiu neste conteúdo, os tipos de cuba para cozinha são muitos, mas cabe a você saber o que tem mais a ver com o seu espaço disponível.

Gostou deste post? Veja, então, as cubas que disponibilizamos para os clientes em nosso site!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário