Hidráulica

Você sabe o que faz o instalador hidráulico? Descubra aqui!

agosto 6, 2019
Tempo de leitura 4 min

serviço hidráulico é muito importante para a manutenção de imóveis de qualquer tipo, seja residencial, comercial e industrial. Por causa disso, existem diversas oportunidades disponíveis no mercado. Porém, você sabe o que faz o instalador hidráulico, de fato? 

Pensando em responder a essa pergunta, resolvemos reunir neste artigo todos os detalhes importantes sobre essa profissão. Aqui, você descobrirá as tarefas diárias do instalador, quando o seu serviço é solicitado e como se preparar para entrar no mercado de trabalho. Ficou interessado? Então, continue com a leitura deste artigo e surpreenda-se com cada detalhe.

Afinal, o que faz o instalador hidráulico? 

O profissional é bastante requisitado em casas e obras, sendo considerado fundamental na construção civil. Isso porque ele instala e faz a manutenção de sistemas utilizados para água potável, esgoto e drenagem.

O instalador hidráulico desenvolve os projetos de instalações, escolhe os traçados e calcula os tamanhos das tubulações. Além disso, ele define a quantidade de materiais para os projetos e ainda faz testes de pressão de fluidos e de estanqueidade, prevenindo vazamentos.

Nesse sentido, podemos dizer que o profissional é responsável por tirar do papel tudo o que foi colocado no projeto hidráulico. Assim, é ele quem cuida da instalação da ligação de água e esgoto e que coloca pias, tanques e torneiras.

A construção de uma casa depende muito da participação do instalador. Ele participa no início e durante o processo, uma vez que é sua função fazer o ponto de água. As suas atividades também são solicitadas no fim da obra, pois também é necessário encaixar as tubulações nas construções de lajes. Para completar, ele ainda instala as peças sanitárias.

Quando um instalador hidráulico é contratado? 

Já mencionamos várias tarefas que esse profissional pode executar em sua rotina. Porém, ele ainda pode ser chamado para outras situações, como:

Percebeu a quantidade de tarefas? O instalador que faz suas atividades com eficiência, tem responsabilidade com o cliente e apresenta um bom projeto, não fica sem trabalho. 

Como ser um instalador hidráulico?

O início da carreira de um instalador hidráulico exige bastante estudo. Afinal, ele cuidará de partes importantes de um projeto de uma casa ou apartamento. Sendo assim, o serviço não pode ser executado por quem não tem experiência no assunto. O lado positivo é que existem diversos cursos disponíveis na internet e com um número de aulas reduzidos. No Centro de Treinamento da Casa Mimosa temos um curso gratuito com duração de 6 meses. 

Dessa forma, o profissional estará mais preparado para atuar em grandes empresas ou como autônomo. Lembrando que um bom curso da área deve abordar assuntos, como instalação de linha roscável e de pias e lavatórios, reparo de torneiras, entre outros. A compra de material hidráulico pela internet é uma ótima opção para quem não sabe por onde iniciar os seus trabalhos. 

Outro ponto importante é que você deve procurar trabalho em algumas empresas para ganhar experiência. Uma das formas de ser reconhecido é usando o marketing boca a boca ao seu favor. Fale para as pessoas sobre os serviços que você pode oferecer para o seu cliente e divulgue nas redes sociais para que todos conheçam o seu trabalho. 

As dicas que citamos neste artigo são muito importantes. No entanto, não adianta ter um bom relacionamento com o cliente e fazer vários cursos, sem as ferramentas essenciais e ótimos materiais no estoque. A Casa Mimosa é uma loja física e online referência no setor e apoia o instalador hidráulico, oferecendo a melhor gama de produtos e equipe especializada na hora da compra. 

Agora que você já sabe o que faz o instalador hidráulico, que tal fazer um cadastro para receber, em primeira mão, informações importantes que vão potencializar a sua carreira? Até a próxima!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up