Hidráulica

O que é marketing boca a boca? Saiba como usá-lo ao seu favor!

dezembro 26, 2018
Tempo de leitura 3 min

É natural do ser humano o desejo ou a necessidade de conversar. Sabe aquele bate papo depois do trabalho ou com a família no almoço de domingo? É essencialmente sobre ele que vamos falar nesse post: o marketing boca a boca.

Gostamos de conversar e, principalmente, gostamos de dar opinião sobre diversos assuntos. Quando ficamos satisfeitos com um serviço, falamos bem dele. Para a família, para o vizinho, no trabalho, para os amigos.

Mas você sabe o que é marketing boca a boca e como aplicá-lo? Continue acompanhando esse post para descobrir quais suas vantagens e o passo a passo de como empregá-lo em favor do sucesso da sua empresa!

O que é o marketing boca a boca?

É o conjunto de estratégias criadas para que os consumidores sejam os propagadores dos benefícios e vantagens de seus produtos e/ou serviços. Funciona assim: alguém fala bem do seu serviço para outras pessoas e a informação acaba se espalhando.

Com o crescimento das redes sociais, esse tipo de marketing é um dos mais efetivos atualmente. Até porque as redes sociais são um dos caminhos para o marketing boca a boca, por exemplo, quando um cliente comenta sua postagem marcando um amigo.

Quais as vantagens?

De acordo com uma pesquisa realizada pela PUC (SP), em média 80% das pessoas escolhem um profissional recomendado por amigos ou familiares. E considerando que cada um possui uma rede distinta de contatos, a informação torna-se viral. Por isso, ter uma boa reputação como prestador de serviço é o objetivo de muitos prestadores de serviço.

A rapidez com que a informação se espalha e o baixo custo são um das principais vantagens do marketing boca a boca. Mas não se engane: para que o marketing  viral funcione, é preciso planejamento e uma boa estratégia.

Como criar uma estratégia de marketing boca a boca?

Por mais que uma informação possa se espalhar de forma muito rápida, você precisa planejar o que, exatamente, quer ver circulando. Para não errar na hora de fazer seu marketing pessoal vamos listar o passo a passo de uma estratégia infalível.

Faça um bom trabalho

A experiência do consumidor vai ser sempre a sua melhor propaganda. Sempre que for atender um novo cliente, seja gentil, responda as dúvidas que ele tiver e trabalhe com responsabilidade e eficiência.

A forma como você se apresenta também é muito importante: estar bem-arrumado é um bom cartão de visitas. Um cliente satisfeito é a porta de entrada para um marketing viral efetivo.

Anuncie para o público certo

Cative uma quantidade inicial de pessoas que, pelo perfil e determinados hábitos de consumo, podem ser as ideais — e com potencial para amplificar a mensagem da sua empresa.  

Mantenha uma frequência

Alimente sempre seus clientes com informações de qualidade e atualizadas. Por exemplo, se você quer oferecer seus serviços de instalador hidráulico, o seu cartão profissional deve estar com todos os dados corretos e ser de fácil leitura. Nada muito carregado, ok? Informações simples e objetivas circulam com mais facilidade.

E não se esqueça: aquilo que você transmite é o que será retransmitido. A lógica é que da mesma forma que as pessoas falam bem de uma marca, elas podem fazer críticas negativas sobre o seu serviço.

Agora que você já sabe o que é marketing boca a boca e como ele pode ajudar a fortalecer seu trabalho, aprenda como apresentar um projeto de hidráulica para um cliente, assim você não vai errar na hora de causar uma primeira boa impressão.

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up