O que é marketing boca a boca? Saiba como usá-lo ao seu favor!

É natural do ser humano o desejo ou a necessidade de conversar. Sabe aquele bate papo depois do trabalho ou com a família no almoço de domingo? É essencialmente sobre ele que vamos falar neste post: o marketing boca a boca.

Gostamos de conversar e, principalmente, gostamos de dar opinião sobre diversos assuntos. Quando ficamos satisfeitos com um serviço, falamos bem dele. Para a família, para o vizinho, no trabalho, para os amigos.

Mas você sabe o que é marketing boca a boca e como aplicá-lo? Continue acompanhando este post para descobrir quais suas vantagens e o passo a passo para empregá-lo em favor do sucesso da sua empresa!

O que é o marketing boca a boca?

É o conjunto de estratégias criadas para que os consumidores sejam os propagadores dos benefícios e vantagens de seus produtos e/ou serviços. Funciona assim: alguém fala bem do seu serviço para outras pessoas e a informação acaba se espalhando.

Com o crescimento das redes sociais, esse tipo de marketing é um dos mais efetivos atualmente. Até porque elas representam um dos principais caminhos para o marketing boca a boca, por exemplo, quando um cliente comenta sua postagem marcando um amigo.

Resumindo, o marketing boca a boca é um método eficiente e econômico que tem por objetivo atingir o público-alvo. A partir do momento que começa a se espalhar, a mensagem se torna viral e com um grande potencial de atingir muitas pessoas — ainda mais, como já falamos, quando se conta com a força das redes sociais.

Quais as vantagens?

A rapidez com que a informação se espalha e o baixo custo são algumas das principais vantagens do marketing boca a boca. Veja abaixo outras vantagens!

Prospecção de novos clientes

Quando você tem a opinião positiva de alguém que já tenha utilizado determinado produto ou serviço, não existem tantas dúvidas sobre a sua qualidade, não é mesmo? Sempre estamos em busca de opiniões de consumidores. Diante disso, não há como negar que a propaganda boca a boca é muito eficaz e, certamente, ela é recebida com mais credibilidade.

Sendo assim, a prospecção de novos clientes é muito mais eficiente, principalmente, em razão da tecnologia que garante mais velocidade na troca de informações entre as pessoas — e por diversos meios, como e-mails, redes sociais etc.

Fidelização de clientes

Após a conquista de novos clientes, vem a fidelização, que é a etapa essencial para o crescimento de uma empresa. Como a propaganda boca a boca é o reflexo de um relacionamento de confiança, o próximo passo para a relação se tornar ainda mais estreita é a fidelização desses novos consumidores, que passarão a ver a sua empresa como uma aliada.

Redução de custos

Outra vantagem, que não pode deixar de ser mencionada, é a redução de custos que a propaganda boca a boca oferece às empresas. Uma mensagem espontânea não tem custo algum. O melhor é que ela se espalha de forma natural, sendo esse um dos maiores motivos da credibilidade desse método.

Afinal, por que não utilizar a opinião de quem já consumiu o seu produto e/ou serviço para provar aos prospects a qualidade do que você oferece, não é? Além de ser mais confiável, é uma forma de divulgação infinitamente mais econômica, além de acertar em cheio o público-alvo.

Estratégia direcionável

Apesar de não existir uma fórmula para o marketing boca a boca, a partir do momento que você utiliza a sua clientela, por meio de um relacionamento com o cliente, para espalhar uma mensagem positiva de sua empresa, ela ganha muita força.

Na verdade, a ideia vai se propagar entre pessoas de um mesmo círculo que, certamente, tenham também interesse em determinado serviço e/ou produto.

Como criar uma estratégia de marketing boca a boca?

Por mais que uma informação possa se espalhar de forma muito rápida, você precisa planejar o que, exatamente, quer ver circulando. Para não errar na hora de fazer seu marketing pessoal, vamos listar algumas dicas para uma estratégia infalível. Veja!

Faça um bom trabalho

A experiência do consumidor vai ser sempre a sua melhor propaganda. Sempre que for atender um novo cliente, seja gentil, responda as dúvidas que ele tiver e trabalhe com responsabilidade e eficiência.

A forma como você se apresenta também é muito importante: estar bem-arrumado é um bom cartão de visitas. Um cliente satisfeito é a porta de entrada para um marketing viral efetivo.

Seja um serviço e/ou um produto, busque fazer sempre o melhor pelo cliente. Realizar trocas e reparos para deixá-lo o mais satisfeito possível é uma estratégia infalível para atrair e fidelizar o consumidor. Afinal, você precisa agradá-lo para garantir que ele volte sempre.

Não se esqueça dos treinamentos, eles são essenciais para que sua equipe se mantenha na mesma vibe. De nada adianta um colaborador tratar o cliente muito bem e outro não fazer o mesmo. Coloque o bom atendimento ao cliente como uma filosofia da empresa, principalmente, para que ela seja reconhecida por isso também.

Produza conteúdo viral

Você pode contar com alguns recursos para espalhar ainda mais a sua mensagem. Um exemplo é produzir vídeos audiovisuais com conteúdos atrativos, que entretenham e chamem a atenção do consumidor. As redes sociais são excelentes ferramentas para atingir o público-alvo por meio de vídeos informativos. O compartilhamento é uma excelente forma de disseminar conteúdos de qualidade.

Anuncie para o público certo

Cative uma quantidade inicial de pessoas que, pelo perfil e determinados hábitos de consumo, possam ser as ideais — e com potencial para amplificar a mensagem da sua empresa.

Mantenha uma frequência

Alimente sempre seus clientes com informações de qualidade e atualizadas. Por exemplo, se você quer oferecer seus serviços de instalador hidráulico, o seu cartão profissional deve estar com todos os dados corretos e ser de fácil leitura. Nada muito carregado, ok? Informações simples e objetivas circulam com mais facilidade.

Como você conferiu neste conteúdo, o marketing boca a boca é essencial para o sucesso. Nunca se esqueça de que aquilo que você transmite é o que será retransmitido. A lógica é: da mesma forma que as pessoas falam bem de uma marca, elas podem também fazer críticas negativas sobre o seu serviço.

Gostou deste post? Agora você já sabe o que é marketing boca a boca e como ele pode ajudar a fortalecer seu trabalho. O que acha de aprender mais ainda com um artigo que fala sobre como apresentar um projeto de hidráulica para um cliente. Assim, você não vai errar na hora de causar uma primeira boa impressão!

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