Tubulação de cobre: 6 vantagens de usar nas instalações hidráulicas

O uso da tubulação de cobre vem se destacando no mercado por suas características, que a tornam mais durável e segura. Hoje o material, considerado versátil, está presente em diversos serviços: água potável, gás, energia solar, caldeiras, refrigeração, entre outros.

De fato, as ligas de cobre contam com excelente condutividade térmica, sendo as mais recomendadas para o uso de água quente e gases no interior da tubulação. Elas são indicadas por diversas normas internacionais e são classificadas como nível “A1” (vista como a melhor em relação à resistência ao fogo).

Por isso, hoje as empresas, residências e condomínios estão optando por esse material versátil e resistente. Além disso, ele reduz custos e prazos, visto que o metal garante uma ampla flexibilidade para se adequar às peças complementares, principalmente nas instalações de água e gás.

Neste conteúdo, vamos relacionar as maiores vantagens em optar pela tubulação de cobre. Acompanhe!

1. Garante maior condutibilidade térmica

Uma das vantagens do cobre é suportar muito calor quando comparado a outros materiais, como o alumínio. Isso garante que ele não deforme, o que torna a sua escolha bastante positiva, principalmente, na utilização que envolve aquecimento.

2. Oferece mais durabilidade

A tubulação se destaca, entre as demais opções, também por sua durabilidade. Ela tem mais resistência e sua vida útil costuma ser maior. Além disso, se for observado qualquer tipo de degradação nas inspeções, os tubos podem ser corrigidos por meio de solda — o que é impossível fazer com outros materiais.

3. Assegura menores possibilidades de corrosão

Evitar a oxidação dos materiais empregados é outra preocupação recorrente quando o assunto é a escolha da tubulação — uma vez que isso pode resultar em vazamento de gases e água, por exemplo. Isso, além de gerar desperdício, põe em risco a segurança do local.

O fato é que o cobre é o material com menores possibilidades de oxidação. Ainda assim, é essencial que haja sempre inspeções e manutenções, principalmente, se a tubulação ficar ao ar livre.

4. Garante mais higienização

Em residências, a tubulação de cobre é uma das mais utilizadas para gás e água potável. Isso se deve à durabilidade do material e às suas características de higiene, visto que são capazes de evitar a proliferação de microrganismos e reduzir riscos para a saúde.

5. Contribui para a obtenção de energia solar

Os tubos de cobre são essenciais para o processo de obtenção de energia solar. Na verdade, esse componente é um dos responsáveis pela maior captação de energia solar por meio de placas, já que absorvem o calor e a energia térmica fica armazenada nos tubos.

6. É reciclável

O cobre é um dos materiais que permitem a reciclagem em 100%. Essa característica garante a preservação ambiental e a redução de produções que geram poluentes atmosféricos.

Outro fator relevante em relação ao tubo de cobre é que, mesmo exposto a altas temperaturas, não libera gases tóxicos, evitando mais agressões ao meio ambiente.

Cuidados que devem ser tomados de acordo com as normas de segurança para a utilização dos tubos de cobre

A norma reguladora em relação à tubulação de cobre — a NBR 15345 de 11/2013 — prevê algumas boas práticas que devem ser adotadas quanto ao uso desse tipo de tubo. Isso manterá suas características originais, garantindo maior vida útil. Veja as principais:

  • manter o material em um local limpo, arejado e sem umidade, garantindo sua durabilidade;
  • não usar lonas ou outro material qualquer para cobrir a tubulação;
  • proceder com manutenções para saber se a higienização está em dia.

Como vimos no conteúdo, a tubulação de cobre é a preferência dos usuários entre as demais opções. Ela gera mais segurança e tranquilidade para quem opta por ela, seja em empresas, seja em condomínios residenciais e casas.

Gostou do post? Deixe, então, um comentário sobre suas impressões acerca da utilização dos tubos de cobre!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.