5 problemas com encanamento e suas soluções

O sistema hidráulico pode apresentar problemas com encanamento que ocorre devido ao desgaste natural em relação ao uso, assim como devido a más práticas, utilização de peças erradas e consertos mal feitos. Sendo assim, mais cedo ou mais tarde os problemas aparecem e nos resta solucioná-los.

As situações, que requerem conserto rápido, mais comuns são: vazamentos; infiltrações; entupimentos; baixa pressão d’água; problemas no sistema de esgoto; entre outros. São questões que não podem esperar, pois têm a ver com o bom funcionamento de uma residência.

Confira, neste conteúdo, os principais problemas com a tubulação e como solucioná-los. Acompanhe!

1. Vazamentos

Podem ser causados por diversos motivos, como rachaduras nas tubulações, conexões soltas, desgaste das juntas ou vedações inadequadas.

Solução: para resolver um vazamento, você pode tentar usar uma fita de vedação de encanamento e substituir a peça que está com defeito. No entanto, são soluções paliativas, sendo melhor contar com a ajuda de um profissional.

2. Entupimentos

O entupimento é um dos problemas mais comuns nas tubulações e pode ser causado por diversos fatores, como acúmulo de cabelo, gordura, resíduos alimentares, objetos diversos, entre outros.

O entupimento do vaso sanitário, que é uma situação bem comum, pode ser causado por excesso de papel higiênico, produtos de higiene pessoal, objetos ou até mesmo pelo uso de produtos químicos inadequados.

Solução: para resolver um entupimento, você pode tentar usar um desentupidor, um removedor de obstrução de ralo, uma mangueira de jardim ou um êmbolo de vaso sanitário. Se essas alternativas não funcionarem, pode ser necessário chamar um instalador hidráulico que, certamente, resolverá a situação.

3. Baixa pressão da água

Se a água estiver saindo com pouca pressão dos chuveiros, torneiras e demais pontos de saída, pode ser um sinal de baixa pressão na rede de distribuição de água da rua ou mesmo na sua própria residência.

Solução: verificar se o registro de água principal está completamente aberto, assim como os registros de saída de água. Observar também se há defeito na válvula redutora de pressão ou no próprio encanamento. Se a causa não for identificada, pode ser necessário chamar um profissional de hidráulica, para indicar as bombas de pressurização.

4. Problemas com o aquecedor de água

O funcionamento inadequado do aquecedor de água pode ser causado por diversas razões, como vazamentos, questões elétricas ou de gás, e ainda o termostato defeituoso. Requer uma boa avaliação profissional.

Solução: requer o conserto ou a substituição do aquecedor de água, sempre com um profissional para realizar estes serviços.

5. Sistema de Esgoto obstruído

Os problemas com o sistema de esgoto podem ser causados por diversas razões, como raízes de árvores invadindo as tubulações, entupimento por objetos diversos ou corrosão dos tubos.

Solução: a solução pode ser desobstruir as tubulações, reparar os tubos ou substituí-los.

Lembrando que a melhor solução para problemas de encanamento é chamar um instalador hidráulico, que pode avaliar a situação e oferecer a melhor solução. Além disso, é sempre importante realizar manutenções preventivas regulares para evitar aborrecimentos futuros.

Como você viu neste conteúdo, os problemas com encanamento existem e devem ser solucionados. Para isso, você pode contar com a Casa Mimosa que fornece todo o material necessário para sua obra e reforma hidráulica.

Se você gostou deste conteúdo, acesse nosso site e conheça os produtos das melhores marcas que disponibilizamos para os nossos clientes. Esperamos sua visita!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.