5 dicas para desentupir vaso sanitário que todo profissional deve saber

Conhecer algumas técnicas mais simples para desentupir vaso sanitário é interessante até para os profissionais de hidráulica mais experientes — visto que, dessa forma, algumas tentativas podem ser feitas antes de partir para processos mais complexos de desentupimento.

O problema é sempre um grande transtorno e, por isso, aproveitar algumas dicas mais simples, com materiais que estejam à mão, pode resolver essa questão mais rápido e evitar quebra-quebra ou coisas do tipo.

Neste artigo, vamos relacionar algumas técnicas mais simples para agilizar o seu trabalho e resolver o problema o mais rápido possível. Confira!

1. Desentupidor

É a dica mais simples e, geralmente, é a primeira a ser adotada para desentupir o vaso sanitário, afinal, um desentupidor é encontrado em qualquer residência. O desentupidor provoca uma pressão na tubulação, favorecendo a passagem do que estiver obstruindo o fluxo de água em direção à rede de esgoto.

A sugestão é fazer algumas tentativas. Caso não perceba qualquer melhora ou resultado, busque outra forma mais incisiva.

2. Saco plástico

Essa técnica usa a pressão do ar para desentupir o vaso sanitário. O procedimento é simples, bastando vedar toda a peça com saco plástico ou papel filme, evitando qualquer entrada de ar. Após isso, abaixe a tampa e se sente sobre ela. Em seguida, acione a descarga por alguns segundos.

Você verá que em pouco tempo o problema estará solucionado. Vale ressaltar que essa medida é eficaz em casos de entupimentos simples — quando não há nenhum objeto que possa ter caído no vaso e obstruído de forma severa a passagem de água.

3. Água sanitária

O uso da água sanitária pode, em alguns casos, ser uma alternativa eficaz para solucionar o problema. Para isso, coloque meio litro do produto no vaso e logo em seguida adicione meia xícara de sabão em pó. Aguarde cerca de 10 minutos para que os produtos reajam e, então, acione a descarga. Geralmente funciona na primeira tentativa.

4. Água quente 

Utilizar água quente é outra medida que, em certas ocasiões, resolve o problema de entupimentos em vaso sanitário. No entanto, a dica principal é utilizar a pressão da água, que age com a temperatura. 

Para isso, você deve colocar a água quente em um balde e despejar diretamente no vaso sanitário todo o conteúdo, sem parar — cuidando para não se queimar. Aconselha-se repetir o procedimento mais uma vez para a obtenção de um bom resultado.

5. Soda cáustica 

Trata-se de uma alternativa mais agressiva para resolver o problema de entupimento. Contudo, aconselha-se que se tome muito cuidado ao lidar com esse produto, utilizando luvas e óculos protetores.

Para desentupir o vaso, encha um balde com água e coloque duas colheres de sopa de soda cáustica com duas de sal. Jogue a mistura no vaso sanitário e espere alguns minutos para que o produto reaja e dê resultados.

Como você conferiu neste conteúdo, antes de partir para soluções mais drásticas, é sempre bom encontrar meios mais simples para desentupir o vaso sanitário.

Gostou deste post? Então, confira este outro artigo que dá dicas de instalação de vaso sanitário com caixa acoplada!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.