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5 dicas de como realizar o atendimento ao cliente pelo WhatsApp

outubro 29, 2021

Provavelmente, você usa o WhatsApp em seu dia a dia, certo? Afinal, ele é um canal de comunicação efetivo, gratuito e muito popular. Mas você sabia que também pode fazer o atendimento ao cliente pelo WhatsApp e garantir muitas vantagens? 

No post a seguir, saiba por que contar com essa ferramenta para otimizar seu atendimento e garantir melhores resultados. Além disso, confira 5 dicas que separamos para você usar esse recurso da melhor maneira. Boa leitura! 

As vantagens de usar o WhatsApp no atendimento 

Segundo a Resultados Digitais, com dados do relatório de julho da agência We are social em parceria com a Hootsuite, o WhatsApp ocupa o terceiro lugar de rede mais usada no Brasil, com cerca de 120 milhões de usuários. Além disso, conforme o Sebrae, 72% dos pequenos negócios usam o aplicativo. 

Esse sucesso não é à toa. Afinal, o aplicativo é reconhecido por sua praticidade, além de ser uma ferramenta gratuita e que, no caso do WhatsApp Business, oferece várias funções para as empresas, como: 

  • perfil comercial personalizável; 
  • respostas rápidas; 
  • rótulos; 
  • mensagens automáticas; 
  • criação de catálogos; 
  • receber pagamentos

5 dicas para fazer o atendimento ao cliente pelo WhatsApp  

Agora que você sabe as vantagens da ferramenta, vale a pena promover o atendimento ao cliente pelo WhatsApp. Mas, para isso, é importante seguir algumas dicas essenciais. Veja a seguir! 

1. Oferecer informações precisas 

O WhatsApp é um recurso que diminui as distâncias e é excelente para profissionais autônomos oferecerem seus serviços. Porém, nesse caso, é importante saber atender bem. Para isso, oferecer informações precisas é fundamental para ganhar a confiança do cliente e mostrar que você domina a sua área de atuação. Além disso, quanto mais claras forem as suas mensagens, maior a chance de fechar um negócio. 

2. Estar disponível 

O WhatsApp conta com recursos como marcar o horário de atendimento. E, é claro, você não vai precisar ficar online no seu dia de folga, nas férias ou de madrugada. Mas é importante estar disponível nos horários estabelecidos e responder assim que o cliente enviar a mensagem. 

Caso não seja possível, é importante avisar da sua indisponibilidade naquele horário, indicando um retorno. Além disso, você pode usar as respostas rápidas para otimizar o atendimento e filtrá-lo em um primeiro momento. 

3. Não usar linguagem inadequada 

A linguagem que você usa é fundamental para transmitir profissionalismo e faz parte da divulgação dos seus serviços. Por isso, é importante ter um cuidado extra para promover uma comunicação simpática e eficiente. Sendo assim: 

  • evite o uso excessivo de emojis; 
  • não use gírias; 
  • escreva respostas completas; 
  • prefira texto a áudio. 

Além disso, é importante dar espaço para o cliente decidir. Isso significa que você não deve fazer chamadas pelo WhatsApp, a menos que estejam relacionadas ao trabalho contratado. Ademais, se estiver realizando promoções, não envie conteúdos todos os dias. Isso pode fazer com que ele bloqueie o seu número. 

4. Personalizar o atendimento 

Outro ponto importante é procurar personalizar o atendimento. Assim, você cria uma sensação de proximidade. Por isso, no primeiro contato, pergunte o nome da pessoa e procure fazer um orçamento focado nas necessidades dela.  

Além disso, apesar de ser personalizado, é importante ter cuidado com a intimidade. Nesse caso, mesmo que você possa conhecer a pessoa, não utilize apelidos e outros tratamentos íntimos. 

5. Não usar números pessoais 

Muitas empresas pequenas ou profissionais autônomos tendem a misturar o pessoal com o profissional. Nesse caso, é comum ver pessoas usando o número particular para o atendimento ao cliente pelo WhatsApp, mas é importante evitar essa situação.

Isso porque, além de ter claramente a divisão entre profissional e pessoal, você pode concentrar seus contatos no WhatsApp Business. Outra vantagem é que não corre o risco de enviar alguma mensagem errada ou conteúdo inadequado a um cliente por engano. 

 A tecnologia veio para ajudar pessoas e empresas. Por isso, vale a pena investir no atendimento ao cliente pelo WhatsApp. Escolhendo a ferramenta em sua versão profissional, por exemplo, é possível usufruir de vários benefícios e demonstrar uma imagem mais profissional. Assim, você estabelece seu nome em sua área de atuação. 

Gostou do post? Deixe seu comentário e nos conte como você usa o WhatsApp e outras ferramentas para o atendimento! 

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