Hidráulica

5 cuidados que você deve ter ao fazer instalação de caixa d’água

outubro 9, 2019
Tempo de leitura 4 min

A instalação de caixa d’água requer uma série de cuidados, afinal é nela que estará depositada a água que usamos para várias finalidades essenciais do dia a dia e, por isso, precisa estar sempre em excelentes condições de uso. 

Diante disso, algumas medidas devem ser tomadas para uma boa escolha e sua correta instalação, como saber o tamanho e o material com o qual ela é feita, o local ideal para instalá-la, entre outros. Assim, é possível evitar problemas futuros com esse item fundamental 24 horas por dia.

Quer saber quais são esses cuidados? Continue a leitura e entenda como acertar na escolha e instalação da caixa d’água de sua moradia!

1. Escolha bem o tamanho da caixa d’água

Antes de decidir qual o tamanho ideal de sua caixa d’água, você deve saber qual a quantidade mínima de água que a sua edificação consome diariamente. De nada adianta optar por um tamanho pequeno pelo preço, e depois ficar períodos sem água por conta dessa economia sem sentido.

Se você já tem uma caixa instalada e ela nunca lhe deixou na mão, esse é o tamanho ideal. Um bom cálculo é multiplicar o número de moradores por 150 litros x 2 dias sem água.

No entanto, é importante saber o volume de sua caixa atual e avaliar se é suficiente. Se você tem constantemente problemas com falta de água, não hesite em optar por um modelo maior.Por exemplo: 4 x 150 litros x 2 = 1.200 litros, portanto escolha uma caixa de 1.000 ou 1.500 litros. Simples, não é mesmo?

2. Tenha cuidado na instalação de caixa d’água

O melhor local para instalação de uma caixa d’água é sempre o ponto mais alto da edificação. Isso porque, quanto mais alto ela for colocada, maior será a pressão da água, ou seja, ela chegará aos tubos com mais força e velocidade. O chuveiro, por exemplo, ficará com maior volume de água, bem como as demais saídas.

Quanto ao local de instalação, é importante ter sempre em mente a necessidade de uma estrutura forte para suportar o peso desse reservatório, contando com o volume da água. Assim, será possível prevenir rupturas. Deve haver também muito cuidado com os tubos e conexões que devem estar muito bem acoplados para evitar problemas de vazamentos futuros.

3. Fique atento à instalação do ladrão ou extravasor

O extravasor de água (popularmente conhecido como ladrão) necessita de uma atenção toda especial, visto que é uma tubulação responsável pelo escoamento de um casual excesso de água. Além disso, serve como alerta de que a boia ou outro componente do reservatório apresenta defeitos que podem ocasionar vazamentos.

4. Escolha bem o material

Nunca escolha sua caixa d’água somente pelo preço pois, como em qualquer outro negócio, optar pela qualidade do produto garantirá sua durabilidade. Confira os materiais utilizados nesses reservatórios:

  • polietileno: é feita de plástico, que garante mais leveza à caixa, facilitando seu transporte. Sua instalação é simples, bem como a limpeza e manuseio, mas não é muito resistente a impactos;
  • Poliéster reforçado com fibra de vidro: o reservatório é fabricado com uma mistura de resina e fibra de vidro. Trata-se de uma caixa leve, resistente e de fácil limpeza. No entanto, assim como a de polietileno, não é muito resistente a impactos;
  • metálica: apesar de ser de fácil manutenção, ter boa resistência e durabilidade, seu custo é alto.

5. Pense na higiene

Esse reservatório requer limpeza periódica, afinal a água que você e sua família consomem vai influenciar diretamente na saúde de todos. Por isso, é essencial que antes da instalação você verifique com muita atenção se existem trincas internas, que poderão reter sujeiras e colocar em risco a qualidade da água. Vale lembrar que a limpeza deve ocorrer a cada 6 meses de uso.

Esses cuidados são imprescindíveis na hora da escolha e instalação de caixa d’água. Siga as nossas dicas e você não terá problemas com esse reservatório tão importante.

Gostou destas informações? Leia, então, também outro artigo muito interessante que fala sobre alguns problemas que podem causar vazamentos em caixa d’água.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up