Peças hidráulicas: conheça os termos técnicos!

Nos diversos segmentos do mercado, é comum a utilização de termos técnicos, ou seja, uma linguagem própria, que muitas vezes não é conhecida pela maioria das pessoas. Na área da hidráulica, isso não é diferente.

Ela comporta termos que não são usados cotidianamente, sendo que apenas profissionais da área utilizam-nos dentro de contextos específicos que dão os sentidos adequados para cada vocábulo. Nesse campo, as peças hidráulicas também têm seus termos técnicos.

Expressões como “joelho” ou “cotovelo” têm outro significado nesse ramo. Dessa forma, conhecer a linguagem do campo com que você trabalha é fundamental para ser um bom profissional, além de aumentar o prestígio e a autoridade ao dialogar com os clientes e outros colaboradores. Preparamos este artigo para que você domine perfeitamente esses termos e transmita mais segurança aos seus potenciais compradores.

Por que é importante conhecer os termos técnicos?

É importante que o instalador hidráulico, assim como qualquer outro profissional ligado ao setor hidráulico, conheça os termos que se referem às peças e acessórios utilizados nesse ramo do material de construção.

O profissional que conhece os termos técnicos utilizados na hidráulica demonstra conhecimento no que faz e autoridade no assunto — ganhando mais credibilidade na sua área de atuação. Afinal, são muitos produtos e diversas situações nas quais tais materiais são empregados.

Por isso, se você ainda não conhece todos os itens por seus nomes técnicos utilizados nesse setor, que tal saber mais sobre eles? Continue a leitura!

Conheça os nomes técnicos de hidráulica

Preparamos o nome técnico e uma breve explicação do que é, para que você identifique com facilidade. Confira!

Adesivo

O adesivo é usado para fixar tubos e conexões. São materiais químicos com bastante eficiência, pois equipamentos hidráulicos não podem sofrer nenhum tipo de vazamento, já que os riscos são altos — tanto de um aumento repentino na conta de água quanto de impactar a qualidade da estrutura da edificação.

Aquecedor de água

É um equipamento utilizado para distribuir água quente pelos diferentes pontos de uma construção. É comercializado em vários modelos, sendo uma excelente alternativa aos aparelhos elétricos.

O aquecedor de água conta com versões a gás, que é o de melhor performance, elétrica, podendo ser ligada diretamente no chuveiro ou na torneira, e solar, que é uma tendência forte nas construções pelo seu caráter sustentável.

Boiler

Trata-se de um reservatório de armazenamento de água em inox utilizado nos sistemas de aquecimento central. A água é mantida na temperatura escolhida com o objetivo de fornecer entrega imediata de água quente.

Bomba de circulação

Esse equipamento é utilizado na pressurização das redes hidráulicas e trabalha em conjunto de sensores de pressão e vasos de expansão. Tem a função de recircular os sistemas hidráulicos fechados, assim como os sistemas solares fazendo com que a água circule pelos coletores.

A bomba de circulação tem uma aplicação ampla que atende a indústrias, à construção civil, residências e qualquer sistema de hidráulica em que haja necessidade da recirculação de água, seja ela quente ou fria.

Bolsas de ligação

Essas peças hidráulicas têm por objetivo a vedação entre o vaso sanitário e o tubo de vedação. As bolsas de ligação tratam-se de um acessório feito de um plástico que é capaz de resistir à ação dos produtos químicos utilizados na limpeza.

Caixa d’água

É um reservatório presente nas mais diversas construções que tem a principal finalidade de garantir o abastecimento de água do imóvel — principalmente em momentos em que há interrupções temporárias pela concessionária fornecedora de água.

A outra função da caixa d’água é quebrar a pressão da água que vem da rua e entra no imóvel. Assim, ela se torna adequada para o uso e evita a sobrecarga nas tubulações do local.

Caixa de gordura

Utilizada para terminação de esgoto com resíduos gordurosos oriundos de pias de cozinhas a fim de retê-los. Dessa forma, a tubulação da rede é protegida do acúmulo dessas substâncias em suas paredes. Esse reservatório deve ter capacidade superior a 18 litros.

Devido à fermentação da gordura retida, ela deve ser hermeticamente fechada, porém, com tampa removível. Recomenda-se o uso dos sifões nas pias para evitar o mau cheiro proveniente da gordura retida, embora seja aconselhado uma limpeza periódica.

Caixa sifonada

É a peça usada na base para os ralos. É ela que une os tubos que levam a água para a rede coletora de esgoto.

Calhas

São elementos do telhado que captam as águas diretamente desse local, impedindo que caiam e causem danos nas áreas próximas, principalmente quando a construção é bastante alta.

Canoplas

As canoplas são utilizadas para garantir um acabamento perfeito na instalação de qualquer elemento hidráulico. Por exemplo, após a instalação de registro, o espaço sobressalente terá um acabamento adequado a partir da colocação de uma canopla.

Cotovelo

É uma peça que todos usam para mudar a direção do tubo, ou seja, para que ele faça curvas, direcionando a água para os ambientes que precisam recebê-la. O diâmetro depende da vazão, devendo haver muita cautela no dimensionamento, uma vez que a área recebe um grande atrito, devido ao seu formato, causando a diminuição da velocidade da água. Os ângulos encontrados são 45º e 90º. Adequados para as tubulações residenciais. São fabricados em Metais (ferro, aço galvanizado e cobre) no formato roscável e soldável.

Curva

É uma peça que todos usam para mudar a direção do tubo, ou seja, para que ele faça curvas, direcionando a água para os ambientes que precisam recebê-la. Aumenta a velocidade da água. Os ângulos encontrados são 45º e 90º. Adequados para as tubulações prediais. São fabricados em sistema híbrido de materiais: Metais (ferro, aço galvanizado e cobre) e PVC, PPR e Redux no formato roscável e soldável.

Flexíveis para água

Os flexíveis são encontrados em tamanhos variados que vão de 30 a 60 cm e têm a função de conduzir a água da caixa acoplada à rede hidráulica. Ademais, são fabricados em metal ou plástico, tendo indicações para água quente e fria.

Fita veda-rosca

A fita veda-rosca é uma fita branca, fabricada com um material muito resistente, pois seu objetivo é vedar líquidos ou gases pelas tubulações para evitar vazamentos.

Grelha

É um acessório que protege a entrada do ralo e do bueiro, usada em áreas externas para evitar entupimentos. Permitem apenas a passagem de água evitando que outros itens de maiores dimensões penetrem na tubulação. Tem a mesma função da tampa de um ralo.

Hidrômetro

O hidrômetro é um aparelho instalado nas casas, prédios, estabelecimentos comerciais, entre outros, com o objetivo de medir o consumo de água. Trata-se de uma boa forma de controle, visto que seu uso tem forçado a redução dos desperdícios.

Joelho

É uma peça que todos usam para mudar a direção do tubo, ou seja, para que ele faça curvas, direcionando a água para os ambientes que precisam recebê-la. O diâmetro depende da vazão, devendo haver muita cautela no dimensionamento, uma vez que a área recebe um grande atrito, devido ao seu formato, causando a diminuição da velocidade da água. Os ângulos encontrados são 45º e 90º. Adequados para as tubulações residenciais. São fabricados em PVC, PPR e Redux, no formato roscável e soldável.

Ladrão

Tubulação também conhecida como extravasor, cuja função é permitir que a água excedente em um reservatório escape, sem causar transbordamento. Ela é instalada na cota máxima do nível e é usada caso a torneira da bóia falhe.

Ligação flexível

A ligação flexível, também conhecida como “rabicho” ou “engate flexível”, é usada para condução de água ou gás. Esse tipo de mangueira tem por função fazer uma conexão de forma flexível com o objetivo de interligar alguns itens, como a água do tubo à caixa acoplada do vaso sanitário, torneiras, misturadores, aquecedores de água ou em instalações de gás.

Luvas de Correr

É um material utilizado para reparar vazamento de pequenos furos, rachaduras e trincas, que ocorrem em pontos localizados das tubulações de água fria em uma construção. São simples de serem utilizadas em tubulações, dispensando o uso de rosca ou adesivos — uma vez que contam com anéis de vedação.

Manômetro

Aparelho que é usado para medir a pressão e volume de água na tubulação ou outros recipientes fechados. Serve também para medir a pressão atmosférica.

Pé de crivo

O pé de crivo (ou válvula de sucção) é indicado para tubulações de sucção, sendo instalado na ponta da tubulação e permanecendo submerso, evitando a entrada de ar, permitindo que a bomba trabalhe sempre “afogada” — com água. Sem a válvula a bomba pode ser danificada.

Pressão atmosférica

É a pressão que envolve a superfície da terra, considerando o peso do ar. Na hidráulica, serve para saber a pressão dos tubos e dos reservatórios.

Ralo sifonado

O ralo sifonado é utilizado em piso de áreas molhadas — como na área de serviço e box de banheiro. Sua função é auxiliar no tratamento de esgoto, atuando como um filtro da passagem de resíduos maiores.

Registro de gaveta

O registro de gaveta é popularmente chamado de “registro geral”. É instalado em colunas de distribuição de água e trabalha totalmente aberto ou totalmente fechado. O registro de gaveta é usado para fechar o fluxo de água para eventuais manutenções hidráulicas em torneiras, válvulas de descarga, entre outros.

Registro de pressão

O registro de pressão é conhecido como “registro do chuveiro”. Diferentemente do registro de gaveta, ele é utilizado para controlar diretamente o fluxo de água do chuveiro ou ducha.

Reparo para torneiras

O reparo para torneiras é uma peça de manutenção, existem diversos modelos, desses itens a qual é utilizada para evitar o desperdício de água. Manter a torneira funcionando perfeitamente é essencial para a economia, tendo em vista que uma goteira desperdiça, em média, 46 litros de água ao longo do dia.

Sifão

Peça que conta com um espaço para retenção de água, é instalada na saída de pias de cozinha e bacias sanitárias. O sifão tem por objetivo escoar a água usada nesses locais para a rede de esgoto, bem como evitar que o mau cheiro retorne pela tubulação.

Spuds

Peças hidráulicas utilizadas em descargas de parede, os spuds são instalados atrás dos vasos sanitários ou mictórios, sendo responsáveis pela vedação para que não ocorram vazamentos.

Terminal de ventilação

Ponto que permite a vistoria e introdução de equipamentos para limpeza de tubulações. Como os tubos estão instalados no sentido vertical, no terminal de ventilação, é possível injetar água pressurizada para o desentupimento e lavagem da rede.

Tês

O tê é uma das peças hidráulicas mais utilizadas. Trata-se de um tubo ou conexão em forma de T, podendo ser de ferro, cobre, latão ou plástico, destinada à tomada de ramais — neste caso, nas tubulações hidráulicas.

Tubos

Servem para conduzir a água que abastece os equipamentos que a utilizam, como sanitários. Em geral, são de PVC, podendo também ser de cobre ou ferro galvanizado, de modo que seu dimensionamento depende da vazão necessária para a devida utilização.

Tubos de ligação

São tubos que se conectam ao sistema hidráulico e abastecem o vaso sanitário de água, quando a descarga de parede é acionada. Neste exemplo, refere-se aos tubos de ligação ajustável.

Tubos de quedas

Também conhecidos por Coluna de Água Pluvial, eles têm a finalidade de conduzir as águas das calhas às redes coletoras ou despejar livremente na superfície do terreno.

Válvula de alívio

É uma peça que conta com um dispositivo interno que atenua a pressão da tubulação para níveis aceitáveis, evitando que ocorram danos à rede.

Válvulas de escoamento

As válvulas de escoamento são conhecidas popularmente como ralo de pia e estão presentes em pias, tanques e lavatórios com o objetivo de escoar a água sem que passem detritos que possam comprometer o fluxo normal de água.

Vazão

É a quantidade de água que passa pela tubulação num período específico de tempo, permitindo que se calcule, por exemplo, quanto tempo levará para encher um reservatório. Considerando a distância, altura e tamanho do reservatório.

Como vimos, há diversas peças que você deve usar no seu dia a dia cujo nome correto ainda não conhecia. Tendo esse conhecimento mais técnico, torna-se bem mais fácil encontrar as soluções corretas ao buscar peças, além de transmitir maior confiança aos clientes, que terão fé nas suas colocações.

Você gostou deste post sobre nomes de peças hidráulicas e os termos técnicos mais utilizadas nesse segmento? Visite, então, o nosso site e se surpreenda com a grande variedade de produtos que disponibilizamos para os nossos clientes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.