Acabamentos

Você sabe como fazer um orçamento?

novembro 21, 2018
Tempo de leitura 3 min

Sempre que compramos um produto, seja na loja física ou online, uma das principais informações que procuramos é o valor do item desejado, não é mesmo? Para prestação de serviços não é diferente!

Quando um cliente deseja contratar um serviço, é natural que ele faça antes uma pesquisa de preços para avaliar qual o melhor custo-benefício e, assim, tomar a decisão de compra. Por isso, é muito importante que você saiba como fazer um orçamento!

Neste texto, vamos informar tudo que você precisa saber na hora de montar seu orçamento e apresentá-lo ao cliente. Confira!

Qual a importância de um orçamento?

Além de passar mais segurança ao cliente e manter a transparência durante a negociação, o orçamento garante que não haverá mal entendidos sobre os serviços prestados e o valor acordado.

Um orçamento bem-feito pode garantir mais clientes e uma maior valorização do seu trabalho, afinal de contas, sentir-se seguro na hora de fechar um negócio é fundamental.

Como fazer um orçamento?

Mas, você sabe como fazer um bom orçamento? Primeiro, você vai precisar recolher algumas informações e organizá-las.

Pergunte ao seu cliente o que ele precisa e como precisa. Saiba bem qual é a necessidade dele e analise a melhor forma de atendê-lo. Essa etapa é importante para que você não inclua no orçamento os serviços que ele não precisa ou tenha gastos desnecessários.

Importante: avalie seus gastos antes de começar, não se esqueça de incluir despesas, como alimentação e transporte, se forem necessárias.

Como preencher um orçamento?

Com as informações sobre o serviço que será prestado em mãos, vamos começar a montar seu orçamento. Essas são as informações que você vai precisar:

  • insira o nome completo do prestador de serviços (se tiver uma empresa, é o nome da empresa);

  • inclua o nome completo do cliente ou da empresa que receberá o orçamento;

  • defina um prazo para o orçamento;

  • descreva com o máximo possível de detalhes o serviço que será prestado. O quê? Quando? Onde? Como o serviço será prestado? etc.;

  • defina um prazo para a realização do trabalho;

  • defina um valor para o serviço prestado;

  • defina quais são as condições de pagamento. Quanto tempo o cliente tem para pagar? Não se esqueça de definir qual será a forma de pagamento;

  • informe a cidade em que o serviço será prestado;

  • coloque a data de emissão do orçamento;

  • deixe um espaço para a sua assinatura;

  • reserve outro espaço para assinatura do cliente.

Onde fazer o orçamento?

Você pode criar um documento personalizado para você ou procurar por modelos prontos na internet. Existem vários sites que disponibilizam modelos de orçamentos já prontos. Você pode utilizá-los como uma base para montar o seu.

Lembre-se: sempre envie seus orçamentos em PDF para evitar que eles sejam alterados. Outro ponto importante é a preocupação com a formatação do seu documento. Coloque as informações de forma clara e organizada, é a primeira impressão que o cliente terá do seu trabalho.

Agora que você já sabe como fazer um orçamento, crie um modelo e vá adaptando de acordo com a necessidade do seu cliente. Além disso, mantenha-se aberto para negociar e explicar possíveis dúvidas que ele possa ter.

Gostou do conteúdo? Então siga nossas páginas nas redes sociais e confira também dicas sobre construção e reforma. Estamos no facebook, Instagram e YouTube!

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui no post deixando perguntas e sugestões!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up