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4 serviços hidráulicos que todo instalador precisa aprender

outubro 29, 2018
Tempo de leitura 4 min

A instalação hidráulica é responsável por fornecer o abastecimento de água de uma edificação, seja ela residencial ou comercial. Por ser uma parte tão importante de qualquer projeto, muitos serviços hidráulicos podem ser oferecidos por instaladores hidráulicos.

No entanto, quando a instalação não é bem-feita, ela pode gerar problemas que vão de vazamentos de água a problemas na estrutura devido a infiltrações. A mão de obra especializada e o uso de materiais de qualidade conferem ao projeto qualidade e segurança.

Preparamos uma lista com os 4 serviços hidráulicos mais comuns (e os equipamentos necessários para realizá-los) para que você esteja preparado para atender o seu cliente. Confira quais são!

1. Manutenções em geral

As instalações hidráulicas são projetadas para durar entre 10 a 15 anos. Para evitar problemas, é indicado fazer manutenções de rotina para prever possíveis falhas. Elas podem ser divididas em duas modalidades: preventivas ou corretivas.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada com o objetivo de monitorar o sistema hidráulico antes que aconteça alguma falha. Ela previne surpresas e garante que os problemas sejam corrigidos antes mesmo de acontecer.

Este serviço é indicado para construções mais antigas. Dessa maneira, o instalador hidráulico pode oferecer o serviço de monitoramento e reforma da tubulação.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é necessária para reparar as partes da instalação que já estão comprometidas, seja pela atuação do tempo ou por algum imprevisto. Dependendo do que acontecer, o cliente pode ter urgência em solucionar o problema. Em casos assim, oferecer serviço hidráulico 24 horas é um diferencial.

2. Consertos de vazamentos

Os vazamentos são complicações que geram gastos financeiros, desperdícios de água e até problemas estruturais em uma construção. Para identificar se a tubulação está com vazamentos, feche todas as saídas de água e observe o ponteiro do medidor. Se o ponteiro parar, não há vazamentos; se houver, será necessário investigar a origem para solucionar o problema.

3. Limpeza e desentupimentos

Limpeza de caixa d’água

caixa d’água pode acumular sujeiras e comprometer o abastecimento familiar. A limpeza em si não é difícil, mas exige um pouco de tempo (é necessário esvaziar a caixa d’água, fazer a limpeza com água sanitária e depois esperar ela encher novamente).

Para preservar a qualidade da água, é recomendado que a limpeza seja feita a cada seis meses.

Limpeza de caixa de gordura

Assim como a caixa d’água, a caixa de gordura é outro item que precisa de atenção e exige manutenção recorrente. É recomendado que a limpeza seja feita de seis em seis meses para evitar entupimento da tubulação, mau cheiro e outros desconfortos.

Desentupimento de calhas e ralos

Os ralos e calhas merecem igual atenção. Sua limpeza deve ser periódica para retirar as sujeiras acumuladas e assim diminuir as possibilidades de entupimentos. Em calhas, deve-se tomar cuidado com as folhas e galhos que podem se acumular.

4. Troca de louças e metais

Além dos serviços relacionados à manutenção da tubulação hidráulica, a troca de louças e metais é um serviço mais conectado ao design e bem-estar do morador. As louças são as bacias sanitárias, cubas e tanques, enquanto os metais são as torneiras, misturadores e similares.

Este é um serviço que pode ser oferecido para as pessoas que querem fazer uma pequena alteração no ambiente, trocar algum item que já está obsoleto ou mesmo para proporcionar mais conforto.

Bônus: equipamentos mais utilizados em serviços hidráulicos

As ferramentas são fundamentais para o instalador hidráulico desenvolver o seu serviço com qualidade. Listamos abaixo as mais utilizadas.

  • chave de grifo;
  • alicate;
  • fita veda rosca;
  • arco e serra;
  • chave-inglesa.

Se quiser saber mais sobre as ferramentas que não podem faltar na mala do instalador hidráulico, leia o nosso artigo: ” O que não pode faltar na mala do Instalador?”.

Ao fornecer serviços hidráulicos, lembre-se de que a fidelização do cliente também se dá pelo bom atendimento. Usar materiais de qualidade, fazer o serviço bem-feito e fornecer bom atendimento são três fatores que ajudam o instalador hidráulico a fidelizar o seu público.

Não deixe de ser atencioso, gentil e tente ajudar o cliente na solução dos problemas dele. Mostre que o seu serviço agrega valor e que a escolha está além do preço oferecido pelos concorrentes.

Se você oferece outros serviços hidráulicos para os seus clientes ou quer adicionar alguma outra informação, deixe seu comentário aqui no nosso post!

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