Saiba como realizar o dimensionamento de calhas em telhados

Em qualquer tipo de construção, o dimensionamento de calhas é fundamental. Isso porque através dele é possível garantir o correto escoamento de água de toda a construção. Porém, por ter uma função simples, poucas pessoas dão a devida atenção para essa parte da cobertura dos imóveis; o que é um grande erro, já que os prejuízos causados pela negligência podem ser enormes.

Pensando no assunto, elaboramos este conteúdo especial para você não errar no dimensionamento de calhas. Confira a seguir por que ele é tão importante e o que acontece se a calha não for bem planejada. Veja também como fazer esse processo e por que a manutenção é tão fundamental. Boa leitura!

Dimensionamento de calhas: por que é tão importante?

Fazer o dimensionamento de calhas é essencial em uma casa ou edifício. Afinal, esse processo garante que toda a água escoada pelo telhado seja guiada para as redes públicas de águas pluviais.

Além disso, também serve para quem deseja ter uma solução prática, sustentável e ideal para armazenar água de chuva. Isso porque, guiando-a pelas calhas da forma correta, é possível captar o máximo de sua quantidade e usá-la para várias funções, como regar o jardim, lavar o carro e até usá-la na descarga.

O que acontece se o dimensionamento de calhas estiver errado?

O dimensionamento parece um processo simples, e é. Mas quando não é feito com a devida atenção, você pode ter alterações nas medidas e instalação do sistema, o que pode levar a problemas como:

  • a água não é direcionada para o local correto e transborda para os lados da calha;
  • o excesso de água nas paredes pode gerar mofo e infiltrações;
  • a água acumulada na base da construção pode levar à erosão;
  • a calha pode ficar obstruída por elementos que não são eliminados.

Como fazer o dimensionamento de calhas?

Agora que você sabe a importância do dimensionamento de calhas, precisa saber como ele é feito. Para começar, basicamente ele vai envolver componentes como:

Além disso, você deverá considerar diferentes fatores nos cálculos, como:

  • altura e intensidade pluviométrica;
  • tempo de concentração e período de retorno;
  • área de contribuição e diâmetro da tubulação;
  • área e perímetro molhados;
  • bordo livre e vazão.

Determine a intensidade das chuvas

A precipitação das chuvas pode ocorrer em várias intensidades diferentes — ou seja, algumas com um volume de água maior ou menor durante o mesmo intervalo de tempo observado.

Certas regiões do nosso globo apresentam tendências maiores a algumas intensidades. Por isso, para cada uma delas, há um valor determinado por norma para ser usado no cálculo de dimensionamento de calhas e telhados.

Isso acontece porque, em Teresina – PI, por exemplo, a cada 25 anos podem ocorrer chuvas com intensidades de até 262 mm/h, enquanto em Teófilo Otoni – MG, no mesmo período, a chuva pode chegar a até 154 mm/h.

Caso a primeira cidade utilize a intensidade da segunda região, certamente haveria um subdimensionamento da calha, fazendo com que ela não suporte a quantidade de chuva que realmente está sendo precipitada. Sendo assim, é preciso saber a intensidade pluviométrica e a altura pluviométrica para determinar as medidas necessárias do sistema.

Identifique os pontos de descida

Os pontos de descida são os orifícios presentes nas calhas que direcionam a água captada para a tubulação até a chegada do esgoto de águas pluviais. Apesar de parecerem elementos inofensivos, esses são itens fundamentais e que devem receber bastante atenção, pois não adianta ter uma calha enorme e um escape pequeno, que não permita a vazão adequada para conduzir a água para fora da calha, não é mesmo?

Assim, caso a vazão seja inferior às necessidades de uma chuva com alta intensidade, por exemplo, a calha pode transbordar, perdendo a sua utilidade, além de causar acidentes, como o desabamento da calha devido ao peso excessivo de água acumulada.

Calcule a área de contribuição

A área de contribuição é nada mais nada menos que a área do telhado responsável pela captação da água da chuva, que cairá na calha a ser dimensionada. Isso porque uma calha localizada do lado direito do telhado pode receber menos chuva ou ser um telhado menor. Logo, quanto maior for essa área, mais água é captada e, por isso, as calhas deverão ser maiores.

Como fazer a manutenção de calhas?

Tão importante quanto o dimensionamento de calhas, a manutenção do sistema também é necessária para que sempre esteja adequado. Nesse caso, é preciso seguir alguns cuidados como:

  • limpar a sujeira das calhas com frequência, para que fiquem desobstruídas;
  • respeitar o tempo de manutenção indicado, por exemplo, a cada seis meses;
  • limpar a área ao redor da calha, evitando que galhos e outros elementos possam cair nela;
  • verificar na manutenção outros elementos, como a presença de telhas quebradas ou rachaduras;
  • contar com uma equipe especializada que possa fazer a adequada manutenção da sua calha;
  • usar produtos de qualidade.

Além de saber realizar o dimensionamento de calhas corretamente, é muito importante compreender a diferença entre os mais variados tipos de calhas e materiais com os quais essas peças são produzidas, como PVC, alumínio e aço galvanizado. Afinal de contas, cada um deles apresenta características próprias que podem ser ideais para situações mais específicas.

Sendo assim, na hora de escolher materiais de qualidade, é preciso falar com quem entende. Para isso, você pode contar com a ajuda da Casa Mimosa.

Na loja física, você encontra todos os modelos de calhas e rufos de chapa. Temos modelos padrão ou fabricados sob medida. Além disso, você conta com ralos hemisféricos, caixa de areia e todos os componentes necessários para o correto dimensionamento do seu sistema de calhas.

Sistema básico de qualquer construção, o escoamento de águas pluviais é fundamental para preservar as estruturas, evitando grandes problemas para você. Nesse sentido, você vai usar diferentes componentes, como as calhas. Mas além de precisar de materiais de grande qualidade, também será preciso fazer o dimensionamento de calhas nos telhados. Afinal, sem os cálculos corretos, você pode perder todo o funcionamento do sistema. Sendo assim, para uma boa instalação e manutenção, você pode contar com a Casa Mimosa.

Quer garantir tudo o que você precisa para o dimensionamento ideal das calhas em sua construção? Acesse o nosso site!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.