Destaque

Qual é a frequência adequada para fazer a limpeza da caixa d’água?

janeiro 2, 2020
Tempo de leitura 4 min

A limpeza da caixa d´água é muito importante para garantir a saúde e o bem-estar dos moradores de uma casa. No entanto, nem todo mundo sabe como realizá-la.

Sem a limpeza adequada e regular, a água pode ser contaminada e ficar imprópria para consumo. Isso porque podem existir poluentes armazenados que vão entrar em contato com você e sua família. Por isso, a regra é fazer a limpeza com frequência.

Como a manutenção não é complicada, neste artigo você vai aprender como ela pode ser feita. A seguir, entenda quais produtos usar, com que frequência é preciso realizar o procedimento e como efetuar a limpeza da caixa d´água.

Por que limpar a caixa d´água?

Insetos e microrganismos podem se reproduzir na caixa que armazena a água da sua casa, e isso é altamente arriscado para a saúde. Com uma água contaminada, há risco de adoecer ao consumi-la ou ao utilizá-la para limpar alimentos e até mesmo para tomar banho.

Além disso, uma caixa d´água que não passa por manutenção e que tem rachaduras na tampa é um local propício para que o mosquito Aedes aegypti — que transmite dengue, chikungunya e zika vírus — se desenvolva. O recipiente sem cuidados também aumenta o perigo de transmissão de certas doenças, como leptospirose, cólera e febre tifoide.

Qual a frequência indicada para a limpeza?

A frequência ideal de limpeza é a cada seis meses. Isso porque os resíduos se acumulam no piso e na parede da caixa d’água, além de também irem para as tubulações da residência. Embora muitas pessoas optem por fazer a manutenção anualmente, o indicado é reduzir essa frequência para duas vezes ao ano. Destaca-se que, se houver regularidade, será mais fácil remover a sujeira acumulada.

Como fazer a limpeza da caixa d´água?

Para realizar a limpeza da caixa d´água, é preciso utilizar esponja e escova de fibra macia, para não danificar as paredes da caixa e afetar a qualidade da água. O principal produto químico a ser usado é a água sanitária.

Com isso, é possível fazer a limpeza e a retirada de resíduos do reservatório sem deixar cheiro ou gosto no local. Outros produtos químicos, como sabão e detergente, podem tornar a água imprópria para consumo.

Além disso, na hora da limpeza, feche o registro e esvazie a caixa o máximo que puder. Ao fazer essa retirada, você pode guardar um pouco de água em baldes e garrafas para a utilização enquanto o recipiente estiver sendo limpo. No entanto, mantenha na caixa cerca de um palmo de água para fazer a higienização.

Comece a passar a esponja e a escova nas paredes. Não utilize vassouras ou objetos duros, pois isso danifica o recipiente e compromete a qualidade da água.

Agora, faça a sanitização. Primeiro, feche o registro de saída e abra o de entrada. Encha a caixa e adicione um litro de água sanitária para cada 1000 litros de água. Deixe agir por duas horas e abra o registro de saída, as torneiras e as descargas para que a solução passe pela tubulação.

Descarte todo o líquido e, só então, volte a encher a caixa d´água. A fim de evitar qualquer resíduo que tenha ficado na tubulação, use a primeira água armazenada para lavar pisos, quintal e roupas.

Quais cuidados tomar com a caixa d´água?

Além dos cuidados citados acima, a caixa d´água deve ser mantida preservada de qualquer animal, insetos e plantas. Nunca coloque alimentos por perto ou materiais que possam oxidar.

Ademais, ela precisa ser muito bem fechada com a tampa apropriada. Não apoie nenhum tipo de peso em cima do reservatório, pois isso pode causar rachaduras e danificar a vedação. Somente com a cobertura intacta o recipiente vai preservar a higiene da água no reservatório.

Ao colocar em prática as medidas que citamos, você garante uma água sempre pura e limpa em sua casa. Caso não seja possível que você mesmo faça o serviço, é possível optar pela contratação de profissionais especializados nesse procedimento.

Viu como a limpeza da caixa d´água é importante? Agora, aproveite e leia o nosso artigo para entender os cuidados que você deve ter ao fazer a instalação da caixa d´água.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up