Hidráulica

Reúso de água: descubra como aproveitar a água da chuva em casa

março 14, 2019
Tempo de leitura 3 min

O planeta tem enfrentando grandes problemas em função do consumo inconsciente de água. A escassez de água gera transtornos na rotina de muitas pessoas e afeta diretamente o meio ambiente, por isso, é importante buscar formas de evitar o desperdício desse recurso tão precioso.

Neste texto, vamos falar sobre o reúso de água pensando em estratégias para captar e utilizar a água da chuva em casa. Continue a leitura e descubra como é possível economizar no consumo de água de maneira simples e eficaz!

Como funciona a captação de água?

O sistema de captação de água da chuva tem se mostrado uma das principais soluções para a melhor gestão do uso desse recurso, incluindo os benefícios sociais e ambientais. Mas a principal dúvida é: como captar a água da chuva?

A captação de água das chuvas pode ser feita em lajes, na cobertura das casas, em varandas, com uma simples instalação de calhas, tubos, filtros e reservatórios. Faça uma análise na sua residência de qual melhor ambiente para a captação e mãos à obra!

Quais os benefícios do reúso de água?

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a captação de água da chuva beneficia também o âmbito social. Confira alguns benefícios:

  • reduz as despesas com água, cerca de 50% do consumo;
  • em caso de suspensão do fornecimento de água, evita o racionamento;
  • pode ser instalada em qualquer ambiente, seja urbano ou rural;
  • é uma atitude ecologicamente correta e diminui o desperdício de água potável;
  • pode ser instalada na rede de encanamentos da casa, para utilização em descargas, por exemplo.

Onde usar a água captada?

Você pode reaproveitar a água da chuva de diferentes formas, como em piscinas, para regar plantas, lavar carros, etc. Caso a captação seja ligada por um instalador hidráulico ao encanamento da residência, pode ser utilizada em descargas e para limpeza de locais externos.

É importante lembrar que mesmo com os filtros e tratamento da água, ela não é potável, ou seja, não é própria para consumo. Sendo assim, sua utilização não é indicada para beber, cozinhar, tomar banho e escovar os dentes.

Como é implantado o sistema?

Você deve começar pela instalação das calhas nos telhados, pois elas conduzirão a água até os tubos, que serão direcionados para os reservatórios. O segundo passo é instalar um filtro, que barre a passagem de sujeiras maiores, como as folhas, gravetos e fezes de animais.

Por último, é preciso instalar o reservatório para o armazenamento da água. Aqui é necessário ficar atento para o tratamento da água, já que o filtro não barra a passagem de microrganismos. Para isso, pode ser adicionado cloro, por exemplo.

Os modelos de reservatórios desenhados com o intuito de possibilitar o estoque de água limpa, de reúso ou chuva, são os waterbox e o tanque slim. Projetados para armazenar o quanto de água você precisar, eles possuem várias metragens e pode ser modular, se adaptando as suas necessidades.

Caso tenha dúvidas, procure a ajuda de um instalador hidráulico ele pode auxiliar no processo de montagem do sistema de captação e orientar sobre a melhor forma de tratamento e distribuição da água captada.

Agora que você já sabe sobre as vantagens do reúso de água, escolha as opções que mais se adaptam ao seu bolso e providencie a instalação. Lembre-se sempre que qualquer sistema que seja instalado precisará de manutenção.

Limpe as calhas, o reservatório e mantenha sempre coberto para evitar a contaminação e proliferação de insetos transmissores de doença, como o mosquito-da-dengue.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam fazer o reuso consciente da água da chuva.

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up