Peças de hidráulica: conheça os termos técnicos!

Todas as profissões têm uma linguagem própria. É assim com a advocacia, a arquitetura, a economia e demais áreas.

Ela comporta termos e expressões que não são usadas cotidianamente, de modo que apenas profissionais da área conseguem utilizá-las, dando contexto e sentido adequados para cada vocábulo. Nesse campo, peças hidráulicas também têm seus termos técnicos.

Expressões como “joelho” têm outro significado nesse ramo. Dessa forma, conhecer a linguagem do campo com que você trabalha é fundamental para ser um bom profissional, além de aumentar o prestígio e a autoridade ao dialogar com outros colaboradores e com os clientes.

Para que você domine perfeitamente esses nomes e transmita maior segurança aos seus potenciais compradores, preparamos esse artigo especialmente para você. Leia agora mesmo!

Conheça os nomes técnicos de hidráulica

Preparamos o nome técnico e uma breve explicação do que é, para que você identifique mais facilmente. Confira:

Adesivo

O adesivo é usado para colar tubos e conexões. São materiais químicos com bastante eficiência, uma vez que equipamentos hidráulicos não podem sofrer nenhum tipo de vazamento, já que os riscos são altos — tanto de um aumento repentino na conta de água quanto de impactar a qualidade da estrutura da edificação. Os adesivos também são chamados de “colas”.

Boiler

É um recipiente usado nos sistemas de aquecimento central, em que a água é mantida na temperatura escolhida.

Caixa sifonada

É a peça usada na base para os ralos. É ela que une os tubos que levam a água para a rede coletora de esgoto.

Drywall

O drywall, ou gesso acartonado, é um sistema construtivo muito popular nos Estados Unidos e que vem sendo usado cada vez mais no Brasil. É indicado, principalmente, para a construção de divisões internas em casas e escritórios e se destaca pela praticidade, já que não exige obras vultuosas.

A instalação de redes de água é facilitada, pois os montantes metálicos usados em sua estrutura já contam com orifícios próprios para a passagem da tubulação.

Joelho

Joelho, também conhecido como “cotovelo” ou “curva”, é uma peça que todos devem ter visto, ainda que não a conheçam por esse nome. Ele serve para mudar a direção do tubo, ou seja, para que ele faça curvas, direcionando a água para os ambientes que precisam recebê-la. O diâmetro depende da vazão, devendo haver muita cautela no dimensionamento, uma vez que a área recebe um grande atrito, devido ao seu formato.

Ladrão

Tubulação também conhecida como extravasor, cuja função é permitir que a água excedente em um reservatório escape, sem causar transbordamento. Ela é instalada na cota máxima do nível e é usada caso a torneira da boia falhe.

Ligação flexível

ligação flexível, também conhecida como “rabicho” ou “engate flexível”, é usada para condução de água ou gás. Sua função é fazer a ligação entre o ponto de água e a torneira, misturador ou caixa acoplada, ou entre o ponto de gás e o fogão ou cooktop.

Manômetro

Aparelho que é usado para medir a pressão de água na tubulação ou outros recipientes fechados. Serve também para medir a pressão atmosférica.

Nível dinâmico

Usa-se esse termo quando se quer medir a distância entre o nível mínimo de água e a borda do reservatório, vendo a diferença de nível ao longo do bombeamento da água e calculando o tempo para atingir a altura desejada.

Nível estático

É o contrário do anterior, sendo usado para se referir à distância vertical entre o nível da água e a borda do reservatório, antes que o bombeamento tenha início, ou seja, antes de a bomba ser ligada.

Pé de crivo

O pé de crivo (ou válvula de sucção) é indicado para tubulações de sucção, sendo instalado na ponta da tubulação e permanecendo submerso, evitando a entrada de ar, que pode danificar a bomba.

Pressão atmosférica

É a pressão que envolve a superfície da terra, levando em consideração o peso do ar. Na hidráulica, serve para saber a pressão dos canos e dos reservatórios.

Registro de gaveta

registro de gaveta é popularmente chamado de “registro geral”. É instalado em colunas de distribuição de água e trabalha totalmente aberto ou totalmente fechado. O registro de gaveta é usado para fechar o fluxo de água para eventuais manutenções hidráulicas em torneiras, válvulas de descarga, entre outros.

Registro de pressão

registro de pressão é conhecido como “registro do chuveiro”. Diferente do registro de gaveta, ele é utilizado para controlar diretamente o fluxo de água do chuveiro ou ducha.

Sifão

Peça que conta com um espaço para retenção de água, instalado na saída de ralos, pias de cozinha e bacias sanitárias, e que tem a função de evitar que o mau cheiro da rede de esgoto retorne pela tubulação.

Terminal de limpeza

Ponto que permite a vistoria e introdução de equipamentos para limpeza de tubulações. Como os tubos estão instalados no sentido vertical, no terminal de limpeza, é possível injetar água pressurizada para o desentupimento e lavagem da rede.

Tubo

Tubos são o que conhecemos popularmente como “canos”. Eles servem para conduzir a água que abastece os equipamentos que a utilizam, como sanitários. Em geral, são de PVC, podendo também ser de cobre ou ferro galvanizado, de modo que seu dimensionamento depende da vazão necessária para a devida utilização.

Válvula de alívio

É uma peça que conta com um dispositivo interno que reduz a pressão da tubulação para níveis aceitáveis, evitando que ocorram danos à rede.

Vazão

É a quantidade de água que passa pela tubulação num período específico de tempo, permitindo que se calcule, por exemplo, quanto tempo levará para encher a caixa-d’água.

Como vimos, há diversas peças que você deve usar no seu dia a dia, mas que cujo nome correto ainda não conhecia. Tendo esse conhecimento mais técnico, se torna bem mais fácil encontrar as soluções corretas ao buscar peças, além de transmitir maior confiança aos clientes, que terão fé nas suas colocações.

Agora que você conheceu os principais nomes técnicos de peças hidráulicas, confira outros artigos que preparamos para você aprofundar seu conhecimento. Leia agora mesmo!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.