Hidráulica

Peças de hidráulica: conheça os termos técnicos!

janeiro 15, 2019
Tempo de leitura 2 min

Todas as profissões têm uma linguagem própria. É assim com a advocacia, com a arquitetura, economia e demais áreas. Ela comporta termos e expressões que não são usadas cotidianamente, de modo que apenas profissionais da área conseguem utilizá-las dando um contexto e sentido adequado para cada vocábulo.

No campo da instalação hidráulica, essa verdade se repete. Expressões como “joelho” têm outro significado nesse ramo. Dessa forma, conhecer a linguagem no qual você trabalha é fundamental para ser um bom profissional, além de aumentar o prestígio e a autoridade ao dialogar com outros colaboradores e com os clientes.

Conheça os nomes técnicos de peças de hidráulica

Adesivo

O adesivo é usado para colar tubos e conexões. São materiais químicos com bastante eficiência, uma vez que eles não podem sofrer nenhum risco de vazamento, já que os riscos são altos, tanto de um aumento repentino na conta de água quanto na qualidade da estrutura da edificação. Os adesivos também são chamados de “colas”.

Joelho

Joelho, também conhecido como “cotovelo” ou “curva”, é uma peça que todos devem ter visto, ainda que não a conheçam por esse nome. Ele serve para mudar a direção do tubo, ou seja, para que ele faça curvas, direcionando a água para os ambientes que precisam recebê-la. O diâmetro depende da vazão, com muita cautela no dimensionamento, uma vez que a área recebe um grande atrito devido ao seu formato.

Ligação Flexível

Ligação flexível, é também conhecido como “rabicho” ou “engate flexível”. É usado para condução de água ou gás. Sua função é fazer a ligação entre o ponto de água e a torneira, misturador ou caixa acoplada, ou entre o ponto de gás e o fogão ou cooktop.

Registro de Gaveta

O Registro de Gaveta é popularmente chamado de “registro geral”. É instalado em colunas de distribuição de água e trabalha totalmente aberto ou totalmente fechado. O registro de gaveta é usado para fechar o fluxo de água para eventuais manutenções hidráulicas em torneiras, válvulas de descarga, entre outros.

Registro de Pressão

O Registro de Pressão, é conhecido como “registro do chuveiro”. Diferente do registro de gaveta, esse registro é utilizado no ponto de utilização que irá diretamente controlar o fluxo de água do chuveiro ou ducha.

Tubo

Tubos são o que conhecemos popularmente como “canos”. Eles servem para conduzir a água que abastece os equipamentos que a utilizam, como sanitários. Em geral, são de PVC, podendo também ser de cobre ou ferro galvanizado de modo que seu dimensionamento depende da vazão para o qual ele será utilizado.

Agora que você conheceu os principais nomes técnicos de peças, confira também algumas dicas para fazer a instalação hidráulica residencial!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up