Destaque

5 dicas eficientes de como limpar a casa durante a quarentena

Maio 27, 2020
Tempo de leitura 3 min

O novo coronavírus obrigou todo o mundo a adotar diversas medidas para evitar e reduzir a sua propagação e contágio. Uma das principais consequências disso é o grande número de pessoas trabalhando remotamente, o que intensifica os cuidados no ambiente doméstico. No meio da pandemia, uma das dúvidas é: como limpar a casa de maneira que ela fique segura contra as ameaças da COVID-19?

Para que o seu lar fique seguro, é importante ter higiene em todos os cômodos, além da constante limpeza das mãos, higienização de alimentos e objetos. Quer saber mais dicas de como se proteger? Continue a leitura!

1. Limpe todas as superfícies

Limpar as superfícies de todos os ambientes da casa, principalmente se você tem contato com a rua, é importante para evitar o contágio.

Os produtos mais eficazes são a água sanitária, detergentes, álcool 70% e desinfetantes multiúso. Procure não misturar produtos diferentes, especialmente o hipoclorito, que deixa de ser desinfetante quando é misturado com outros produtos.

Para móveis e outras superfícies que não podem ser molhadas, use apenas álcool 70%.

2. Higienize equipamentos manuseados no dia a dia

Além de saber como limpar a casa, é importante desinfetar objetos e equipamentos que usamos fora de casa, como celular, chaves e carteira. Todos devem ser limpos antes de serem guardados.

Cartões de banco podem ser lavados com água e sabão. Já para aparelhos como telefones e controles remotos, evite usar álcool em gel, pois ele pode danificar os sensores. O ideal é passar pano ou papel toalha com álcool isopropílico ou álcool 70% líquido, que tem menos água na fórmula.

3. Limpe os produtos entregues por delivery

Mesmo que você esteja evitando fazer compras no supermercado, você corre o risco de contaminação por meio dos produtos entregues por delivery. Por isso, ao recebê-los, retire a embalagem e higienize a superfície.

A limpeza pode ser feita com água e sabão, se a embalagem for de plástico e bem vedada, ou com álcool 70%, no caso de itens avulsos.

O mesmo tratamento vale para produtos comprados no supermercado: não guarde nenhum item antes de higienizá-lo.

4. Mantenha as janelas abertas

Um ponto importante sobre como limpar a casa na quarentena é manter os ambientes bem arejados. A circulação de ar ajuda a evitar o aparecimento de mofo, vírus e bactérias. Por isso, é recomendado que todos os cômodos, principalmente os mais úmidos, como cozinha e banheiro, estejam sempre com as janelas abertas.

5. Lave imediatamente as roupas usadas na rua

As roupas que você usa para fazer compras ou para trabalhar devem ser retiradas logo após a chegada em casa. Elas podem ser limpas na máquina ou tanque, junto com outras roupas. O mais importante é não sacudir a roupa antes de colocá-la na água, pois isso pode espalhar o vírus.

Além disso, os sapatos também devem ser desinfetados ao chegar em casa, pois podem levar o vírus para dentro dos ambientes. Use um pano úmido com sabão em pó ou detergente para fazer a limpeza.

Como você viu neste artigo, saber como limpar a casa não é uma tarefa complicada, leva apenas alguns minutos e protege você e sua família do contato com a COVID-19. Para intensificar ainda mais os cuidados, lave as mãos constantemente e sempre use máscara ao sair.

Se você gostou das dicas, compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como limpar a casa na quarentena!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up