Destaque

6 dicas eficientes de como limpar a casa durante a quarentena

maio 27, 2020

O novo coronavírus obrigou todo o mundo a adotar diversas medidas para evitar ou reduzir a sua propagação e contágio. Uma das principais consequências disso é o grande número de pessoas trabalhando remotamente, o que fez com que os cuidados no ambiente doméstico fossem intensificados. No meio da pandemia, uma das dúvidas é: como limpar a casa na quarentena?

As estratégias devem garantir que os ambientes fiquem protegidos das ameaças da Covid-19. Para que o seu lar fique seguro, é importante caprichar em todos os cômodos, além de praticar a constante limpeza das mãos, a higienização de alimentos e a assepsia de objetos.

Que tal ver algumas dicas? Continue a leitura!

1. Limpe todas as superfícies

Limpar as superfícies de todos os ambientes da casa, principalmente se você tem contato com a rua, é importante para evitar o contágio.

Os produtos mais eficazes incluem água sanitária, detergentes, álcool 70% e desinfetantes multiuso. Procure não misturar fórmulas diferentes, especialmente o hipoclorito, que deixa de ser desinfetante quando entra em contato com outras substâncias.

Lavagens com água e sabão neutro são eficazes em fechamentos de vidro e outros materiais não porosos. Para os móveis e outras superfícies que não podem ser molhadas, use apenas álcool 70%. Ao pensar em como limpar a casa na quarentena, não se esqueça dos seguintes locais:

  • maçanetas de portas — são itens que acumulam muitos micro-organismos, portanto, precisam ser higienizados todos os dias;
  • tomadas e interruptores — também são componentes usados com frequência pelos moradores e tendem a concentrar muitos resíduos;
  • travas e fechos de janelas — assim como as maçanetas, esses detalhes das aberturas são manipulados a todo momento;
  • corrimãos e guarda-corpo — são estruturas de suporte para quem utiliza escadas ou frequenta espaços altos, por isso, necessitam de cuidado especial na limpeza.

2. Higienize os equipamentos manuseados no dia a dia

Além de saber como limpar a residência, é importante desinfetar objetos e equipamentos que usamos fora de casa, como celular, bolsa, chaves e carteira. Todos devem ser limpos com cuidado, antes de você guardá-los em armários, prateleiras ou outros locais domésticos.

Botões de dispositivos, teclados de computadores, mouses e até materiais de escritório precisam de atenção. Ao pensar em como limpar a casa na quarentena, inclua esses recursos na lista. Eles são manipulados a todo instante, muitas vezes, por diversas pessoas.

Cartões de banco podem ser lavados com água e sabão. Já para aparelhos como telefones e controles remotos, evite usar álcool em gel, pois ele pode danificar os sensores. O ideal é passar pano ou papel toalha com álcool isopropílico ou álcool 70% líquido, que tem menos água na fórmula.

3. Limpe os produtos entregues por delivery

Mesmo que esteja evitando fazer compras no supermercado, você corre o risco de se contaminar por meio dos produtos entregues por delivery. Por isso, use máscara na hora de retirá-los com os funcionários do serviço. Assim que recebê-los, retire as embalagens da sacola e higienize cada superfície do invólucro.

A limpeza pode ser feita com água e sabão, se a camada externa do produto for de plástico e bem vedada, ou com álcool 70% para itens avulsos. O mesmo tratamento vale para as mercadorias adquiridas no supermercado: não guarde nenhum item antes de higienizá-lo.

4. Mantenha as janelas abertas

Um ponto importante sobre como limpar a casa na quarentena é manter os ambientes bem arejados. A circulação de ar ajuda a evitar o aparecimento de mofo, vírus e bactérias. Por isso, é recomendado que todos os cômodos, principalmente os mais úmidos, como cozinha e banheiro, estejam sempre com as janelas abertas.

Se houver necessidade de climatização artificial, com ventiladores ou ar-condicionado, é crucial garantir que esses aparelhos estejam limpos. Dessa forma, você evita a propagação da poeira e de outras partículas que possam estar acumuladas nas pás ou componentes internos dos equipamentos.

O uso desses recursos não descarta a necessidade de manter as janelas e/ou as portas abertas. Afinal, tanto o ar natural quanto o vento artificial precisam sair por alguma abertura para que os moradores preservem uma atmosfera interna saudável para todos.

5. Lave imediatamente as roupas usadas na rua

As roupas que você usa para fazer compras ou para trabalhar devem ser retiradas logo após a chegada em casa. Elas podem ser limpas na máquina ou no tanque, junto com outras peças. O mais importante é não sacudir a vestimenta antes de colocá-la na água, pois isso pode espalhar o vírus.

Os sapatos também devem ser desinfetados por cada morador ao chegar em casa, pois podem levar micro-organismos nocivos aos ambientes. Para limpar esse tipo de peça, use um pano umedecido em água com sabão em pó, detergente ou água sanitária, dando atenção especial ao solado.

Outra dica de como limpar a casa na quarentena é fazer a higienização da máquina de lavar uma vez por mês ou a cada 15 dias. Para isso, adicione um pouco de água sanitária na gaveta ou no cesto e ative o ciclo de lavagem. Quando terminar, abra a tampa e deixe a parte interna secar por completo.

6. Selecione um dia para uma faxina pesada

Prevenção nunca é demais quando envolve saúde, certo? Por isso, mesmo que a sua rotina seja corrida e às vezes pareça não sobrar tempo, procure reservar um dia da semana para fazer uma limpeza mais profunda. É a famosa faxina pesada, usada para deixar o lar brilhando e livre de impurezas.

Esse procedimento costuma envolver todas as áreas da residência, incluindo os elementos que compõem cada cômodo. O ideal é higienizar o máximo de itens, desde revestimentos até tecidos e estofados. Sempre proteja as mãos com luvas durante o processo para evitar o contato com produtos químicos.

Uma dica útil para reduzir as chances de espalhamento do vírus na casa é providenciar vários panos de limpeza. Você deve separar um para cada cômodo, realizando a troca toda vez que terminar um ambiente. Ao final, lave todos os materiais com um pouco de água sanitária e deixe seus equipamentos secando ao sol.

Como você viu neste artigo, saber como limpar a casa na quarentena não é uma tarefa complicada, já que leva apenas alguns minutos e protege você e a sua família do contato com a Covid-19. Para intensificar ainda mais os cuidados, lave as mãos constantemente e sempre use uma máscara limpa ao sair.

Se você gostou das dicas ou tem algo a contribuir, compartilhe as suas percepções sobre o conteúdo no espaço de comentários!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário