Hidráulica

Chuveiro pingando: como consertar e resolver o problema?

novembro 26, 2020

Um chuveiro pingando é um grande inconveniente para a rotina de uma casa. As desvantagens incluem o aumento no consumo de água e um acréscimo significativo nas contas mensais.

Além disso, muitas pessoas tentam acabar com o defeito fechando o registro com força. Mas isso piora ainda mais a situação e gera desgaste no equipamento. Para resolver esse problema, é preciso contar com algumas peças e ferramentas.

Quer saber como consertar um chuveiro pingando? Continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

Quais são as causas do problema?

Um chuveiro com vazamento pode se tornar uma grande dor de cabeça para qualquer família. Ele pode gastar até 50 litros de água por dia, o que resulta em aumento na conta de água.

Esse problema é bastante comum em muitos lares, principalmente naqueles com idade suficiente para precisarem de manutenção em algumas peças. Assim, um dos grandes motivos desse incômodo é o desgaste do uso diário. Por isso, a manutenção e os cuidados precisam ser levados a sério.

Além disso, um chuveiro pingando pode acontecer devido ao acúmulo de água no registro. Outros motivos são a montagem errada do equipamento ou a má colocação do anel de vedação.

Sendo assim, a primeira situação que deve ser verificada ao notar o chuveiro com problemas são as vedações do encanamento, pois essa é a causa mais provável.

Como consertar um chuveiro pingando?

O primeiro passo para consertar o chuveiro é desligar a energia, se ele for elétrico, e fechar o registro geral da água. Isso porque será necessário abrir o encanamento da casa e, se o registro não estiver fechado, poderá desperdiçar muita água. Depois disso, reúna os materiais e as ferramentas necessárias:

  • chave de fenda;
  • chave de boca;
  • pano seco;
  • vedação para chuveiro.

No entanto, você pode identificar alguma outra peça quebrada que necessite de reposição.

Retire o parafuso do registro externo usando a chave de fenda e remova a peça de acabamento. Use o pano para secar toda a água da instalação. Depois, retire a haste e a porca e desenrosque o acabamento que fica na parede.

Com isso, você conseguirá ver o anel de borracha na haste. Se ele estiver desgastado, substitua-o por um novo. Verifique também o estado da rosca do registro, que pode estragar com o tempo.

Agora, basta fechar todas as partes novamente e fazer um teste. O anel de vedação novo evita que a água passe direto pelo registro e cause o problema.

Um passo importante desse processo é ter bons produtos e equipamentos para consertar o chuveiro. Isso garante a máxima vida útil possível para todas as partes do mecanismo. Por isso, a Casa Mimosa disponibiliza as peças necessárias para acabar com esse problema, todas de ótima qualidade e resistência.

Como você viu neste artigo, consertar um chuveiro pingando é um serviço simples e essencial para evitar desperdício de água. Para tanto, é importante ter em mãos as ferramentas e os materiais necessários da melhor qualidade possível.

Se você gostou deste artigo e ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

You Might Also Like

1 Comment

Leave a Reply