Como instalar chuveiro? Passo a passo para uma instalação de sucesso

O profissional de sucesso precisa conhecer quais são os serviços hidráulicos mais procurados pelos clientes. Isso é muito importante para que o instalador busque por conhecimento em determinadas áreas. Um dos serviços mais requisitados, por exemplo, é a instalação de chuveiro.

Apesar de não ser nenhum bicho de sete cabeças, esse serviço requer alguns cuidados, como o uso de ferramentas adequadas e atenção a alguns pontos na hora da instalação. Quer saber como instalar chuveiro? Então confira o post que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Quais são as ferramentas necessárias?

O instalador hidráulico deve verificar a sua caixa de ferramentas antes de instalar o chuveiro. Alguns itens são essenciais para executar essa tarefa, sendo eles:

  • chave Philips;
  • escada;
  • chave de fenda;
  • chave de teste;
  • fita veda rosca;
  • fita isolante;
  • alicate;
  • furadeira para fixação de chuveirinho, caso seja necessário.

Lembre-se de adquirir produtos de boa procedência, com selo Inmetro. Isso traz mais qualidade à instalação elétrica. Outra dica importante é que você não pode se esquecer de investigar a compatibilidade de voltagem do chuveiro com o local de instalação.

Em algumas cidades, os prédios são alimentados por tensões de 220V. Já em outras regiões do país, os números são 127V. Então, verifique qual é a voltagem antes de fazer a instalação.

Como instalar chuveiro?

Agora que você já sabe quais são as ferramentas mais indicadas para instalar um chuveiro e os cuidados necessários para evitar problemas, que tal colocar a mão na massa? O lado positivo é que esse processo é bem simples, desde que as instruções sejam seguidas corretamente.

Desligue a chave e o registro

A primeira tarefa é desligar a chave geral, que fica localizada no quadro geral de instalação. Depois, fechar o registro geral da água. Em seguida, abrir o registro do próprio chuveiro com o intuito de remover a água que ficou dentro da tubulação. Por fim, fechar esse registro.

Desconecte os fios

O instalador deve abrir a caixinha de energia do chuveiro para desconectar todos os fios da rede de energia. Não se esqueça do fio terra, que pode ser verde ou amarelo.

Remova o chuveiro

O chuveiro é rosqueado. Portanto, não é necessário removê-lo com bastante força. O mais indicado é girar o aparelho em sentido anti-horário. Após esse procedimento, limpe o tubo e tire o excesso de fita veda rosca que acumulou da instalação anterior.

Aplique a fita

O instalador deve aplicar a fita veda rosca no cano do chuveiro, no sentido horário. Para evitar vazamento, é recomendado dar cerca de 6 voltas. Após a conclusão dessa etapa, verifique se não deixou escapar nenhum buraco.

Tenha cuidado com o chuveiro

O chuveiro não pode ser instalado com o uso da força. Pelo contrário, é fundamental ter bastante cuidado para não o danificar. Por isso, gire-o no sentido horário, com bastante calma, até rosqueá-lo no tubo da parede.

Coloque os fios

Neste momento, use um alicate desencapador para desencapar os fios do chuveiro. Depois, conecte-os nos fios da rede elétrica através do conector.

Ligue o fio terra

Um bom profissional não pode se esquecer de conectar o fio terra no sistema de aterramento. O processo também é feito pelo conector.

Termine o procedimento

Para finalizar a instalação, abra o registro do chuveiro, mantendo o disjuntor desligado. Espere a água correr por um minuto. Isso é muito importante para remover o ar da tubulação e impedir que o aparelho queime. Depois, religue o disjuntor no quadro geral de energia.

Como vimos, a instalação do chuveiro não pode ser realizada de qualquer forma, caso contrário, poderá queimar o aparelho e ainda atrasar o seu trabalho. Portanto, siga as recomendações para que o processo fique mais tranquilo, combinado?

Agora que você já sabe como instalar chuveiro, siga o nosso perfil no Facebook e acompanhe outras novidades para aperfeiçoar o seu trabalho. Até a próxima!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.