Quais os tipos de caixas de esgoto que existem e quando usar cada uma?

Alguns itens não podem faltar no sistema hidráulico de uma residência, como as caixas de inspeção e de gordura. Conhecer os tipos de caixas de esgoto e suas funções é primordial para entender o funcionamento do sistema de esgoto — responsável pelo escoamento de toda a água usada em uma casa antes de chegar ao sistema de esgoto da rua.

São elementos que requerem atenção e devem ser abertos e acessados para a limpeza e revisão. Além disso, são cruciais em situações de entupimento, visto que permitem acesso à tubulação para a devida manutenção do sistema.

Vamos entender mais sobre os tipos de caixas de esgoto de uma residência? Continue conosco e confira!

Caixa de inspeção (de passagem ou múltipla)

É um reservatório onde o esgoto (que não tem gordura) de todos os cômodos de uma casa — como banheiros e área de serviço — é despejado. Sua função é averiguar, ou melhor, fazer uma inspeção para saber se existem problemas de escoamento no trajeto do esgoto antes de ele chegar à rede pública. A partir desse elemento, são feitas as manutenções da rede.

A caixa de inspeção simplifica o acesso à tubulação da residência para efetuar a limpeza e a desobstrução dos tubos. Assim, é possível prosseguir com sua utilização sem a necessidade de troca.

Manutenção: sua limpeza é essencial e deve ser feita a cada seis meses para manter o perfeito funcionamento — evitando entupimentos mais sérios.

Caixas sifonadas

São instaladas no sistema hidráulico de alguns cômodos da casa, como lavabo, banheiros e área de serviço. As caixas sifonadas recebem os dejetos das pias e ralos de banheiros e cozinhas, que são conduzidos aos principais ramais do sistema de esgoto da casa.

Além disso, a caixa sifonada impede que o odor da fossa se alastre pelos ambientes internos da residência. Trata-se de um elemento essencial no sistema de escoamento.

Manutenção: sua limpeza pode ser feita semestralmente ou sempre que houver algum entupimento — é simples, bastando retirar a sujeira acumulada.

Caixa de gordura

A caixa de gordura é um reservatório pequeno onde a gordura que sai da pia da cozinha ou da lava-louças é retida . Trata-se de um item indispensável no sistema de esgoto — isso porque, quando a gordura esfria, torna-se um bloco muito sólido que se fixa no cano com grandes possibilidades de entupir a tubulação.

Seu funcionamento ocorre com o auxílio de uma pequena quantidade de água que funciona como um filtro de gordura. Quando o líquido cheio de gordura passa pelo tubo, cai na água e sai do outro lado sem ela. Como o óleo e a água não se misturam, a gordura fica retida na caixa e o líquido passa normalmente.

Manutenção: sua limpeza, assim como ocorre com a caixa de inspeção, deve ser a cada seis meses. Trata-se de um processo simples em que a gordura é retirada do recipiente e descartada no lixo orgânico.

Vale lembrar que a instalação desse e dos demais itens requer conhecimentos técnicos do profissional sobre o sistema de esgoto. Vale a contratação de um instalador hidráulico capacitado.

Como você viu neste conteúdo, os tipos de caixas de esgoto se diferenciam por algumas particularidades, mas todos são essenciais no sistema de esgoto de qualquer residência. É importante, porém, que diante de qualquer reparo ou instalação, os itens sejam adquiridos em locais com boa reputação no mercado.

Gostou do post? Deseja refazer o sistema de esgoto de sua casa? Então, entre em contato conosco pelo nosso site e encontre tudo que você vai precisar em material hidráulico para a sua obra!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.