Acabamentos

Descubra como tirar cheiro de esgoto do banheiro de uma vez por todas

maio 17, 2019
Tempo de leitura 3 min

O cheiro que atinge o esgoto do banheiro está presente em várias residências. Esse problema geralmente é causado pelo entupimento dos vasos sanitários, ralos e pias. Além de o clima no ambiente ficar bastante desagradável, esse mal pode prejudicar a saúde das pessoas, uma vez que os gases que circulam nos esgotos e nas tubulações são nocivos aos seres humanos.

Um bom profissional pode não só eliminar o odor desagradável, mas também resolver a causa do problema. Pensando nisso, explicaremos de onde vem, como tirar cheiro de esgoto do banheiro e o que fazer para que esse tipo de situação não ocorra novamente. Continue a leitura!

O que causa esse problema?

A saída do esgoto do chuveiro tem uma caixa que é chamada de “sifonada”. Sua função é bloquear os gases do esgoto, evitando os odores. Ela tem uma quantidade pequena de água, responsável justamente por fazer esse bloqueio.

Porém, em alguns momentos, a caixa tem um acúmulo de resíduos, o que libera o mau cheiro. Por isso, é necessário limpar a caixa sifonada, pelo menos, duas vezes por ano.

A mesma lógica funciona para o sifão das pias, que têm uma curvatura cujo objetivo é armazenar uma quantidade determinada de água para bloquear o cheiro do esgoto.

Como tirar cheiro de esgoto do banheiro?

O procedimento é mais simples do que parece. Primeiro, retire o ralo do banheiro. Em seguida, elimine os resíduos, como fios de cabelo. Por fim, jogue água para concluir o processo.

Depois de algumas horas, você vai perceber um cheiro desagradável, mas a caixa sifonada se encherá de água novamente após os banhos. Assim, o mau odor será eliminado em alguns dias. Profissionais que já executaram esse processo afirmam que os clientes não reclamaram de cheiros incômodos oriundos de ralos.

Se o sifão das pias do banheiro, da cozinha e do tanque forem fáceis de manusear, é possível realizar o mesmo procedimento, uma vez que as dobras acumulam restos de tecidos e outros resíduos.

O que acontece quando o cheiro vem do vaso sanitário?

O vaso sanitário pode ser o responsável pelo mau cheiro no banheiro por diversos motivos. Dentre eles:

  • sistema de ventilação insuficiente;
  • má vedação do vaso;
  • entupimento do vaso sanitário.

Nesses casos, o mais indicado é fazer a limpeza das peças de ventilação. Provavelmente, o cheiro desaparecerá após o desentupimento delas.

A substituição de alguns materiais é essencial para evitar futuros problemas. No caso dos vasos sanitários, por exemplo, invista em ralos de boa qualidade.

Se o mau cheiro vier da pia, troque os tubos sifonados. Além disso, é fundamental entender que a mudança não pode ser executada sem o auxílio de um profissional.

Vale destacar que o mais indicado é comprar peças conhecidas e de grandes empresas, pois produtos de má qualidade podem provocar vazamentos e expelir o mau cheiro pelo banheiro.

Após aprender como tirar cheiro de esgoto do banheiro, que tal descobrir as causas do vazamento de água em casa? Esse problema pode ocorrer em todos os cômodos da residência, inclusive, no banheiro. Então, aproveite a oportunidade e aumente o seu conhecimento. Boa leitura!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up