Registro de esfera, de gaveta ou de pressão? Saiba como escolher!

Na busca por um registro de água eficiente e adequado para a sua casa ou empresa, você conhecerá as diferentes opções disponíveis. Entre os tipos mais comuns, encontramos o registro de esfera, de gaveta e de pressão. Cada um apresenta características distintas, que são específicos para o melhor desempenho e a funcionalidade em diferentes contextos.

Neste artigo, mergulharemos nas características de cada tipo de registro, destacando as suas características. Com essas informações em mãos, você estará bem preparado para escolher o modelo ideal para as suas necessidades específicas. Confira!

Registro de esfera

Características

O registro de esfera é composto por uma esfera perfurada em seu interior, permitindo ou bloqueando totalmente a saída de água das tubulações, só é utilizado totalmente fechado ou totalmente aberto, basta girar a alavanca em um ângulo de 90 graus.

Quando vale a pena usar?

O registro de esfera é uma ótima opção quando se deseja um controle rápido e preciso do fluxo de água. É mais resistente do que outros modelos e é utilizado em instalações de caixas d’água e sistemas hidráulicos de piscinas. Ele é ideal para aplicações nas quais a abertura ou o fechamento frequentes não são necessários, como em linhas de abastecimento de água principais ou em pontos em que a água não é utilizada regularmente. É mais resistente que os demais modelos.

Registro de gaveta

Características

O registro de gaveta apresenta uma haste que controla o fluxo de água por meio de um movimento ascendente ou descendente, abrindo ou fechando a passagem. É simples e eficiente, oferecendo um controle preciso do fluxo, também é conhecido como registro geral, é um dispositivo que permite ou interrompe a passagem de água numa rede hidráulica. É instalado na parede e controla o fluxo de água que vem da caixa d’água.

Quando deve ser usado?

O registro de gaveta é recomendado para situações em que o fluxo de água precisa ser controlado com pouca frequência. É utilizado para interromper totalmente o fluxo de água quando é necessário fazer manutenção ou substituição de componentes. Por exemplo, se ocorrer um vazamento no banheiro, na cozinha, na área de serviço, não há necessidade de desligar a água da casa toda, mas sim daquele ambiente.

Registro de pressão

Características

O registro de pressão contém uma haste perpendicular à passagem da água que permite ajustar o fluxo, controlando a quantidade de abertura. A sua construção permite um controle do fluxo de água num determinado ponto da rede. É utilizado para aumentar ou diminuir a vazão do líquido. Indicados para controle de vazão da água em instalações externas e em cavalete para hidrômetro

Quando deve ser usado?

O registro de pressão é indicado quando se busca um controle mais preciso do fluxo de água e quando é necessário ajustar a quantidade de abertura conforme a demanda. É uma opção adequada para aplicações em que a eficiência hidráulica é importante, como em sistemas de irrigação ou utilizado em chuveiros. Quanto mais o registro é aberto, mais água cai.

Ao analisar essas características em relação às necessidades específicas do seu projeto, você poderá tomar uma decisão informada sobre o tipo de registro mais adequado para a sua aplicação. Esperamos que as informações acima o auxiliem na hora de escolher um registro de esfera, de gaveta ou de pressão. Sucesso!

Quer ficar ainda mais bem informado? Então, continue navegando pelo nosso blog e saiba mais sobre registros de torneira!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.