Fazer uma reforma, muitas vezes, é bem chato, não é mesmo? Principalmente pela bagunça que a obra traz. No entanto, na maioria das vezes, ela é necessária.
Contudo, você sabia que a reforma em banheiro pequeno nem sempre é “um bicho de sete cabeças”. Ela pode ser bem mais rápida do que você pensa! Neste post, vamos elencar alguns cuidados necessários que podem ajudar você a lidar com essa situação! Acompanhe!
1. Saiba bem o que você deseja fazer
Quando a reforma é em relação a apenas alguns itens do banheiro, o proprietário fica meio perdido e pode se enrolar por isso. Sendo assim, é essencial que os objetivos estejam bem claros. Tudo que será reformado requer um olhar prévio.
Além disso, já que o banheiro se trata de um ambiente da casa em que existem instalações hidráulicas, um erro pode gerar retrabalho e mexer com o cronograma, pois as etapas são interligadas. Por isso, é preciso ter atenção redobrada!
2. Faça um planejamento
O espaço a ser reformado você já sabe qual será. Agora, o importante é saber dividir os itens do ambiente. Planeje onde colocar as prateleiras, se o vaso sanitário ficará no mesmo local, se o boxe aumentará ou diminuirá de tamanho etc. Essas são decisões que devem ser tomadas antes de começar a empreitada. Por isso, o planejamento é essencial para evitar contratempos indesejáveis.
3. Escolha móveis que se adéquem ao local
Itens grandes para ambientes pequenos ocupam muito espaço e não são funcionais, pois roubam áreas de outros objetos que poderiam ser utilizados. Prateleiras, armários e box devem ser escolhidos de forma que se encaixem perfeitamente bem no seu espaço.
4. Analise se a demolição será necessária
Hoje já existem formas de evitar a demolição em banheiros, principalmente no que tange aos azulejos, pois eles podem ser pintados com uma tinta especial. Assim, tudo fica perfeito, sem quebraria! Por isso, antes de partir para o quebra-quebra, consulte o arquiteto e veja a possibilidade de evitar essa prática em alguns locais do ambiente.
5. Dê atenção ao sistema de ventilação
Se o seu banheiro não tiver janelas, existem formas de melhorar esse espaço. Converse com o engenheiro, o arquiteto ou o mestre de obras e veja a solução mais adequada, em termos de ventilação, para o problema.
6. Evite gastar além do planejado
Em uma reforma, é muito comum ter que lidar com gastos extras. No entanto, como já explicamos, planejar é essencial. Assim, esses gastos inesperados não vão ocorrer. Lembre-se de que o planejamento envolve não apenas o orçamento com material, mão de obra e outros itens, mas principalmente o calendário, ou seja, o tempo que a obra levará para ser concluída. Se o processo for bem esquematizado, sua reforma acabará no tempo previsto.
Por fim, faça um orçamento de tudo o que será gasto ao realizar uma reforma em banheiro pequeno. Dessa forma, seus problemas serão menores e você terá um banheiro novinho, sem surpresas indesejáveis no fim da obra!
Gostou deste post? Confira agora algumas opções de bacias sanitárias para seu banheiro novo!