4 problemas que podem causar vazamento de caixa-d’água

A instalação realizada sem critérios pode causar problemas de vazamento de caixa-d’água para os proprietários do imóvel. Por isso, é fundamental que você, instalador hidráulico, saiba como identificá-los e consertá-los.

Se você quer se tornar um profissional cada dia melhor, escrevemos este texto especialmente para você! Nele, mostraremos algumas das causas dos problemas de vazamento da caixa de água. Confira!

Quais problemas podem causar vazamento de caixa-d’água?

1. Erros na instalação

Boa parte dos vazamentos nas caixas-d’água são causados por problemas na instalação. Use esta fórmula para dimensioná-la: cada família deve ter água na caixa o equivalente a dois dias. Isso quer dizer que, para uma casa com dez pessoas, uma caixa-d’água deverá ter em litros: 10 (pessoas) x 150 (litros/pessoa) x 2 (dias) = 3 mil litros. Além disso, a caixa de água deve ficar a pelo menos 2,5 m do ponto de consumo, para exercer a pressão necessária em chuveiros, sanitários, torneiras etc.

2. Escolha do material da sua caixa-d´água

As caixas de água podem ser feitas de polietileno ou de inox. As primeiras são resistentes, leves e transparentes, de fácil instalação e manutenção. As caixas-d’água de aço inox são mais resistentes, não trincam com facilidade e mantêm a água sempre fresca.

3. Base

Muitas vezes, as caixas de água são alocadas em estruturas pouco indicadas, como de madeira. A base de concreto é considerada a mais indicada para as caixas-d’água. O diâmetro da caixa deverá ficar 10 cm distante da borda. O concreto pode ficar exposto às variações climáticas sem sofrer com ferrugem ou decomposição, e não necessita de mão de obra especializada.

4. Problemas na boia

A boia da caixa-d’água é um dispositivo que controla o nível de água no reservatório e garante o bom funcionamento da caixa, mantendo-a sempre cheia e sem vazamentos. Por isso, a entrada desse cano fica sempre na parte superior da caixa-d’água. Outro dispositivo importante é o chamado “ladrão”, uma tubulação que pode ser instalada como função preventiva, caso ocorra algum problema na boia.

Como consertar o vazamento se o problema estiver na boia da caixa-d’água?

Há duas maneiras de controlar a pressão na boia: instalar uma boia específica para alta pressão ou optar por um regulador de pressão. Manter a boia regulada é importante para evitar danos e desperdício.

Para notar o problema é preciso checar o reservatório de tempos em tempos. Caso algum defeito seja encontrado, é necessário instalar uma nova boia. Para isso, feche o registro que alimenta a caixa-d’água e abra as torneiras ou dê descargas para reduzir o nível da água.

Desarqueie a boia utilizando um alicate de bombeiro. Em seguida, limpe a vedação antiga e passe fita veda rosca no local, assim como na nova boia.

Como identificar onde está o vazamento?

Teste do vazamento da caixa-d’água

Para fazer esse teste é preciso fechar o registro de todas as torneiras do imóvel e travar a boia da caixa-d’água, verificando seu nível e esperando por alguns minutos. Caso a boia “desça”, há um vazamento no imóvel, provavelmente nas tubulações que são alimentadas pela caixa-d’água.

Teste do hidrômetro

Esse teste se refere à análise do hidrômetro. Feche todas as torneiras da casa, esvazie a descarga e tranque a boia. Verifique os números marcados no hidrômetro. Se depois do período de uma hora sem consumo de água o hidrômetro apresentar outro valor, há vazamento.

Teste do vaso sanitário

Se o vazamento não estiver na caixa-d’água, nem no hidrômetro, deve-se testar o vaso sanitário. Isso pode ser feito usando pó de café. Coloque o pó na bacia, se ele não ficar depositado no fundo do vaso sanitário, é sinal de vazamento na válvula da descarga.

Como você pode ver, há várias causas para o vazamento de caixa-d’água. Caso não seja solucionado logo, ele pode gerar infiltração nas paredes, tornando-se um grave problema de instalação hidráulica. Por isso, é muito importante identificá-lo e consertá-lo o mais breve possível, para evitar maiores complicações e danos.

Este artigo foi útil para você? Então, leia também nosso texto sobre como descobrir vazamento de água.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

  • All Posts
  • Acabamentos
  • Construção
  • Destaque
  • Hidráulica
  • Reforma
  • Sem categoria
Carregar mais posts

Fim do conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS MAIS LIDOS

SOBRE O BLOG

Dicas, ideias e inspirações para Hidráulica, Acabamentos, Reformas e Construção.
Pensou Hidráulica, Pensou Mimosa!

Casa Mimosa © 2023 – Todos os direitos reservados.